Europa

Os amistosos da sexta: Itália goleou a República Tcheca, enquanto Espanha e Portugal ficaram no zero

Itália chegou a 27 partidas de invencibilidade, enquanto Morata perdeu a grande chance da Espanha

A sexta-feira serviu para que mais algumas seleções da Eurocopa entrassem em campo para disputar amistosos. Depois de uma temporada extenuante, as equipes não têm imprimido intensidade tão grande na preparação. Ainda assim, a Itália conquistou uma vitória para se motivar, no Estádio Renato Dall’Ara. A Azzurra goleou a República Tcheca, outra participante do torneio continental, por 4 a 0. Os italianos ampliam sua sequência invicta para 27 jogos, incluindo oito vitórias consecutivas, e reforçam a confiança sobre o bom trabalho conduzido por Roberto Mancini na equipe nacional.

A Itália não precisou de muito tempo para construir sua vitória. Ciro Immobile mostrou seu oportunismo ao abrir o placar com 23 minutos, ganhando a disputa com a marcação. Já o segundo coube a Nicolò Barella, aos 42, num chute prensado que enganou o goleiro Jiri Pavlenka. Já no segundo tempo, mais dois tentos. Em meio à pressão, Lorenzo Insigne anotou o terceiro aos 21, se infiltrando para bater na saída do goleiro após o ótimo passe de Immobile. Por fim, Insigne serviu e Domenico Berardi fechou a conta com toda calma do mundo diante de Pavlenka. A Itália estará no Grupo A da Eurocopa, o mesmo de Turquia, Gales e Suíça. Já a República Tcheca pegará Inglaterra, Escócia e Croácia no Grupo D.

O jogo de maior expectativa do dia é que decepcionou. Espanha e Portugal se encontraram no Wanda Metropolitano, mas não saíram do 0 a 0. O clássico pelo menos serviu para os dois países lançarem a candidatura oficial como sedes conjuntas para a Copa do Mundo de 2030. Luis Enrique usou uma equipe espanhola sem alguns prováveis titulares, embora tenha aproveitado para promover a estreia de Aymeric Laporte pela equipe nacional. Já Fernando Santos veio com uma escalação mais experiente em Portugal, com Cristiano Ronaldo e Pepe entre os principais veteranos. Durante o segundo tempo, Pedro Gonçalves fez sua estreia pela Seleção das Quinas, após ser o artilheiro do Sporting na reconquista do Campeonato Português.

Num primeiro tempo morno, o principal lance foi um gol de José Fonte anulado por falta. A metade final da partida melhorou, principalmente pela iniciativa da Espanha. Pablo Sarabia e Álvaro Morata perderam boas chances, assim como Diogo Jota desperdiçou uma cabeçada com a meta aberta. No fim, a Roja ainda pareceu mais disposta a anotar o gol. Rui Patrício desviaria uma cobrança de falta venenosa de Koke, enquanto o grande lance ficou mesmo para os acréscimos. Num chutão, Morata invadiu a área sozinho e carimbou o travessão. A Espanha compõe o Grupo E, com Suécia, Polônia e Eslováquia. Portugal está no duríssimo Grupo F, o mesmo de França, Alemanha e Hungria.

Dentre as outras seleções da Euro que jogaram nesta sexta, a Hungria derrotou o Chipre por 1 a 0. András Schäfer definiu o placar aos magiares. A novata Macedônia do Norte aproveitou seu compromisso para golear. A equipe bateu o Cazaquistão por 4 a 0. Os gols foram anotados por Ezgjan Alioski, Ivan Trickovski, Milan Ristovski e Darko Churlinov. Quem decepcionou foi a Finlândia, que perdeu para a Estônia por 1 a 0. Rauno Sappinen fez de pênalti para os estonianos. Já entre os times fora da competição continental, destaque ao Eslovênia 6×0 Gibraltar.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!