Europa

O Campeonato Turco teve um gol de calcanhar aéreo que Ibrahimovic assinaria

Paul Onuachu anotou um gol esplendoroso para definir a vitória do Trabzonspor aos 40 do segundo tempo

O Trabzonspor aparece um tanto quanto distante dos líderes do Campeonato Turco, mas faz barulho nas últimas rodadas. A Tempestade do Mar Negro conseguiu um resultadaço no final de semana passado: derrotou o Fenerbahçe por 3 a 2 em Istambul, num triunfo que tirou os 100% de aproveitamento dos oponentes. Já nesta sexta-feira, na abertura da rodada da Süper Lig, os grenás derrotaram o Konyaspor por 2 a 1 no Estádio Senol Günes. Foi uma vitória cheia de emoção, definida somente aos 40 do segundo tempo. E com um gol maravilhoso de Paul Onuachu, com uma definição de calcanhar no ar que mais lembrou os melhores tempos de Zlatan Ibrahimovic.

Onuachu foi uma das boas contratações do Campeonato Turco nesta temporada. O nigeriano de 29 anos possui uma carreira respeitável na Europa. Ao explodir pelo Midtjylland, o centroavante brilhou em duas conquistas do Campeonato Dinamarquês. Depois virou ídolo do Genk, com um título da Copa da Bélgica e a artilharia no Campeonato Belga. Durante o meio da temporada passada, o matador se transferiu ao Southampton e não marcou um gol sequer na Premier League, sem evitar o rebaixamento dos Saints. Agora, refaz sua fama emprestado ao Trabzonspor.

O início de Onuachu na Turquia auxilia o centroavante a recobrar seu moral. O nigeriano soma seis gols em oito aparições pelo Campeonato Turco. Por mais que tenha estreado com a competição em andamento, ele é o terceiro na lista de artilheiros – só atrás de Edin Dzeko e Mauro Icardi, ambos com dez gols. A boa sequência recente da Tempestade do Mar Negro se explica pela assiduidade do centroavante. O que se notou da melhor maneira nesta sexta-feira.

O golaço zlatanesco

O Trabzonspor conta com suas figurinhas carimbadas além de Onuachu. Edin Visca e Nicolas Pépé são os pontas em seu apoio. Mais atrás, o goleiro Ugurcan Çakir, o zagueiro Stefano Denswil e o lateral Jens Stryger Larsen são outros nomes importantes. Já o Konyaspor não possui o mesmo investimento, mas reúne figurões como o zagueiro Francisco Calvo, o meia Alexandru Cicaldau e o ponta Marlos Moreno – aquele mesmo, ex-Atlético Nacional e pouco querido pela torcida do Flamengo.

Onuachu, de qualquer maneira, monopolizou os holofotes no Estádio Senol Günes. O primeiro gol do centroavante aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo. Depois de um passe de Pépé que a zaga não afastou, o nigeriano estava atento para anotar na sobra. O Konyaspor descontou aos 32, com Louka Prip. Até Onuachu fazer sua maravilha aos 40. Enis Destan cruzou da esquerda e, de costas para o gol, o centroavante meteu o coice na bola. Foi um senhor golaço, num calcanhar sem qualquer chances para o goleiro Paul Bernardoni.

O Trabzonspor assumiu a terceira colocação do Campeonato Turco com a vitória, com 22 pontos. São quatro rodadas de invencibilidade, com três vitórias no intervalo. O time de Abdullah Avci ultrapassou o Adana Demirspor, que ainda pode se recuperar na sequência do final de semana. O problema é mesmo alcançar Galatasaray e Fenerbahçe, com 31 e 30 pontos, respectivamente. Já o Konyaspor corre risco de rebaixamento. É o 16° colocado, com 10 pontos, fora da zona da degola por causa do saldo de gols.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo