O Real Madrid não precisa de tanto esforço contra o Frankfurt e conquista a Supercopa Europeia
O Eintracht Frankfurt segurou o Real Madrid em boa parte do primeiro tempo, mas os merengues não tiveram mais problemas assim que abriram o placar
A fase demolidora do Real Madrid desde o último ano se confirma na abertura de mais uma temporada. A equipe de Carlo Ancelotti conquistou a Supercopa Europeia, com uma confortável vitória por 2 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt em Helsinque. Diferentemente do que aconteceu na estreia da Bundesliga, as Águias fizeram uma partida mais consistente na defesa e tiveram a chance de abrir o placar, num primeiro tempo competitivo. No entanto, a qualidade dos merengues é evidentemente maior e isso faz toda a diferença. Depois que David Alaba abriu o placar, os oponentes não ameaçariam muito o empate. Já no segundo tempo, Benzema deixou sua marca, em noite que teve Vinícius Júnior e Casemiro entre os bons destaques madridistas.
Carlo Ancelotti repetiu a escalação usada pelo Real Madrid na final da Champions. Thibaut Courtois era a garantia no gol, enquanto Dani Carvajal, David Alaba, Éder Militão e Ferland Mendy fechavam a zaga. O meio reunia a trinca histórica composta por Casemiro, Toni Kroos e Luka Modric. Já na frente, Federico Valverde acompanhou Karim Benzema e Vinícius Júnior. Oliver Glasner também usou uma formação bem próxima à da final da Liga Europa no Eintracht Frankfurt – exceção feita a Filip Kostic, liberado para negociar com a Juventus. Kevin Trapp iniciava no gol, com Tuta, Almamy Touré e Evan Ndicka como os três zagueiros. Ansgar Knauff e Christopher Lenz eram os alas, enquanto Sebastian Rode e Djibril Sow fechavam o meio. Daichi Kamada e Jesper Lindström providenciavam a ligação, com Rafael Santos Borré na referência do ataque.
O Real Madrid dominou os primeiros minutos. Adiantou a marcação e mordeu bastante o Eintracht Frankfurt, que encontrava dificuldades para sair ao jogo. Os merengues, porém, não conseguiam produzir tanto diante das linhas recuadas das Águias. Os alemães pareciam bem mais conscientes dos perigos após a traulitada da última sexta-feira contra o Bayern de Munique. Quando o Frankfurt encaixou os primeiros contragolpes, aliás, ameaçou mais. Lindström seria barrado por Courtois, embora estivesse impedido. Já aos 15, Kamada saiu de frente com o goleiro e Courtois se agigantou para defender a batida rasteira do japonês – que poderia caprichar mais.
Os sustos despertaram um pouco mais o Real Madrid, que passou a fluir pelos lados do campo. Vinícius Júnior aparecia. E o gol não veio por milagre aos 17. Num lance puxado por Valverde pela direita, Benzema rolou ao lado e Vinícius estava livre para arrematar. Fez o certo para tirar Trapp até da foto, mas Tuta deu um carrinho salvador para afastar o tiro que estava a caminho das redes. De qualquer maneira, a pressão dos merengues não seria tão contínua. Tanto é que Courtois interveio de novo aos 24, agora em lance de Knauff.
O Real Madrid não conseguia desenvolver seu jogo de costume. Tinha muita posse de bola, mas pouco espaço. A história da partida se abriu quando os merengues puderam acelerar, aos 37. Benzema abriu com Vinícius Júnior, que cortou pelo meio e bateu cruzado. Trapp defendeu com a ponta dos dedos, cedendo escanteio. Na cobrança, Benzema brigou pelo alto e Casemiro se esforçou para evitar a saída na linha de fundo. Ajeitou para Alaba garantir o primeiro gol, com a meta escancarada após a saída ruim de Trapp. O duelo começava a se abrir. Aos 41, Benzema recebeu de Kroos e bateu ao lado da trave. O fim da primeira etapa parecia mais propenso ao segundo tento madridista.

Na volta ao segundo tempo, o Real Madrid cadenciava mais. Administrava a posse de bola e de novo esbarrava nas linhas defensivas do Eintracht Frankfurt. Em meio a esse domínio, os merengues tiveram outra grande oportunidade aos dez minutos. Vinícius Júnior aproveitou um cruzamento de Ferland Mendy e arriscou. A bola desviou em Benzema e ia surpreendendo Trapp, mas o goleiro salvou com o pé. O Frankfurt mudou seu desenho tático aos 13, com as entradas de Randal Kolo Muani e Mario Götze, saindo Rode e Lindström. Apesar disso, os madridistas seguiam melhores e Casemiro foi frustrado pelo travessão aos 16, num tiro cheio de curva da entrada da área.
Uma rara subida ao ataque do Eintracht Frankfurt aconteceu aos 19 minutos, mas Courtois não teve problemas com o chute rasteiro de Knauff. O Real Madrid claramente tinha mais recursos e qualidade individual. De novo, o espaço para avançar em velocidade se tornou fatal, com o segundo gol aos 20 minutos. Lançado em profundidade por Mendy, Vinícius Júnior explorou o flanco aberto para chegar à borda da grande área. Encontrou Benzema e acionou o artilheiro, que fuzilou. Trapp também facilitou no lance, ao ser pego no contrapé. Logo depois, Ancelotti fez sua primeira troca, com a entrada de Rodrygo no posto de Luka Modric. Já as Águias partiam ao ataque, trocando Almamy Touré por Lucas Alario.
Com o resultado encaminhado, a partida caiu de ritmo. O Eintracht Frankfurt avançou mais em campo, sem produzir muito contra a firme marcação do Real Madrid. Casemiro fazia desarmes impressionantes. Aos 31, o meio seria reforçado com Eduardo Camavinga no lugar de Valverde. Os alemães ficavam mais tempo no ataque, mas sem riscos reais aos espanhóis. Já aos 39, um pacotão de mudanças trouxe a campo Aurélien Tchouaméni, Antonio Rüdiger e Dani Ceballos. A espera pelo apito final era apenas protocolar. A segurança defensiva dos merengues era enorme, sem sequer permitir o gol de honra das Águias.
O Real Madrid conquista a Supercopa Europeia pela quinta vez (2002, 2014, 2016, 2017 e 2022), com três vices na competição da Uefa. Apenas Milan e Barcelona levaram o troféu tantas vezes. Não é a taça mais importante, mas recheia um pouco mais o museu do clube e demonstra como os merengues vêm fortes para mais nesta temporada. Já o Eintracht Frankfurt aproveita uma oportunidade raríssima, que também vale de experiência. Encarar o Real Madrid é importante antes que o clube volte a figurar na Champions depois de 62 anos de ausência.



