Europa

O que as divisões separam, a Copa da Escócia une: Old Firm #401 decidirá vaga na final

* Por Bruno Cassali

Uma história de religião, conflitos, sectarismo, rivalidade. Mas, acima de tudo isso, uma história em verde e azul que é escrita pelo futebol. O Old Firm é, para muitos, a maior rivalidade do mundo por causa desses elementos extracampo. E Rangers x Celtic, o clássico dos rivais de Glasgow, vai voltar a ser disputado após pouco mais de um ano, nas semifinais da Copa da Escócia no meio do mês de abril.  Em 16 ou 17 de abril, Ibrox será o palco do Old Firm de número 401 na história. De acordo com dados obtidos no RSSSF e no Soccerbase, 96 dos 400 clássicos já disputados pelos gigantes de Glasgow terminaram empatados. Na história, a vantagem de triunfos é do Rangers, que venceu 159 vezes contra 145 triunfos do Celtic. Entretanto, na Copa da Escócia, a vantagem é verde e branca: 23 vitórias do Celtic contra 16 do Rangers (além de nove empates).

VEJA TAMBÉM: Uma homenagem ao maior tradutor de emoção de todos: José Silvério

O regular confronto entre os maiores times da Escócia passa por um hiato em sua história em virtude da falência do Rangers em 2011/12, que levou os azuis para a quarta divisão. A volta à elite passou por alguns obstáculos, como a queda nos playoffs na temporada passada diante do Motherwell – entretanto, a campanha desta temporada indica que o Rangers voltará ao convívio do primeiro escalão para 2016/17.

No período sem o maior rival, o Celtic faturou as três ligas escocesas que disputou e caminha a passos largos para o título na atual temporada. Pelo campeonato nacional, o último duelo entre os rivais foi em abril de 2012, pelo quarto turno do Escocesão. Com a taça já assegurada, o Celtic fez 3 a 0 no Rangers, no Celtic Park, na 34ª rodada, com gols de Gary Hooper (hoje no Sheffield Wednesday), Charlie Mulgrew e Kris Commons, dupla que ainda joga com a camisa verde e branca.

Entretanto, mesmo em divisões diferentes, os gigantes de Glasgow se enfrentaram uma vez no período em que o Rangers esteve nos níveis inferiores. Na última edição da Copa da Liga Escocesa, os Bhoys bateram o Gers em campo neutro, o Hampden Park, em Glasgow: 2 a 0, gols de Leigh Griffiths e, de novo, Kris Commons. A vitória levou o Celtic à final, em que se sagrou campeão, batendo o Dundee United.

Na Copa da Escócia, o último emparelhamento entre os rivais de Glasgow foi na temporada 2010/11. Em confronto válido pelas oitavas de final, houve um empate em 2 a 2, em Ibrox, obrigando os times a jogarem um replay por uma vaga entre os oito quadrifinalistas. No jogo extra, vitória dos mandantes no Celtic Park: 1 a 0, gol do lateral direito Mark Wilson no início da etapa final.

Quem vencer entre Hibernian ou Inverness (que empataram o jogo de ida em 1 a 1, na Capital Edimburgo) irá receber o Dundee United, que, apesar de ser o último colocado da SPFL, vive um momento de recuperação na temporada e eliminou o Ross County fora de casa na fase anterior. Mesmo valendo uma vaga na decisão, o outro confronto de semifinal não terá o mesmo clamor midiático em sua disputa que o grande clássico do país, do qual duas das torcidas mais fanáticas do mundo sentem tanta falta.

* Bruno Cassali (@brunocassali) é Jornalista desde 2008, trabalhou na imprensa esportiva gaúcha até 2014 e vive em Edimburgo, capital da Escócia, desde Janeiro de 2015.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo