Europa

O Häcken completou a dobradinha nacional com a Copa da Suécia e o Copenhague faturou a Copa da Dinamarca

O Häcken ressaltou o excelente momento com mais um título, enquanto o Copenhague encerrou um hiato de seis anos no torneio

A quinta-feira teve entrega de taças em dois países nórdicos, com a conclusão de suas copas nacionais. O Copenhague reafirmou seu poderio local ao conquistar a Copa da Dinamarca, com vitória sobre o Aalborg na decisão. Já a Copa da Suécia garantiu a dobradinha do Häcken, campeão da liga nacional em 2022, e com direito a goleada na final diante do Mjällby. O Copenhague se garantiu ao menos na próxima Conference League, enquanto o Häcken já disputaria a Champions. Abaixo, os destaques de cada uma das equipes:

Copa da Dinamarca: Copenhague campeão

O Copenhague é a principal força do Campeonato Dinamarquês neste século, mas os títulos na Copa da Dinamarca são menos frequentes. Os Leões não erguiam a taça desde 2017, até confirmarem o novo troféu em 2023, seu nono na história. Na decisão, a equipe encarou o Aalborg, que não era campeão desde 2014. Melhor aos favoritos, que venceram por 1 a 0 e ainda podem faturar a dobradinha nacional nesta temporada. O Copenhague lidera a liga com uma vantagem de um ponto sobre o Nordsjaelland, com mais três rodadas pela frente. Viborg e Aarhus também estão vivos numa edição parelha da competição.

O destaque na campanha do Copenhague ficou para as semifinais, com um movimentado 7 a 6 no agregado contra o Nordsjaelland, incluindo os 5 a 3 da volta. Desta vez, os Leões foram mais econômicos e derrotaram o Aalborg na finalíssima por 1 a 0. Diogo Gonçalves anotou o gol do título no início do segundo tempo. O Copenhague atualmente é treinado por Jacob Neestrup e, entre os destaques do elenco, estão o goleiro Kamil Grabara, o meia Viktor Claesson e o ponta Jordan Larsson. Outras figuras renomadas foram desfalques por lesão – o meia Zeca e o centroavante Andreas Cornelius.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Copa da Suécia: Häcken campeão

O Häcken conseguiu manter o ciclo vitorioso na Suécia. Os aurinegros conquistaram o Campeonato Sueco de maneira inédita ao final de 2022, e com uma campanha completamente surpreendente, após brigarem contra o rebaixamento na edição anterior. A Copa da Suécia adota o calendário europeu e, neste meio de ano, a equipe confirmou a dobradinha nacional. É a terceira vez que o clube fatura a copa, com títulos também em 2016 e 2019. Mais recentemente, também tinham sido vices em 2021. E o time começou bem a nova edição do Campeonato Sueco de 2023, na terceira posição após oito rodadas, embora já seis pontos atrás do líder Malmö.

O Häcken passou com autoridade por Norrköping e Djurgardens em sua caminhada até a decisão da Copa da Suécia. Já o adversário na final era uma surpresa: o Mjällby, que tentava um troféu inédito. O Häcken não deu margem à zebra e aplicou uma goleada por 4 a 1. Ibrahim Sadiq marcou os dois primeiros gols dos aurinegros nos acréscimos do primeiro tempo, enquanto Mikkel Rygaard Jensen e Samuel Gustafson ampliaram na segunda etapa. Somente no final é que os azarões descontaram, com Max Fenger. É mais um sucesso para o técnico Per-Mathias Högmo, que possui sua carreira atrelada especialmente à seleção feminina da Noruega – com a qual faturou o ouro olímpico em 2000. Em campo, os pilares são os irmãos gêmeos Simon e Samuel Gustafson.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo