Europa

O Galatasaray assegura dois reforços muito interessantes, ao anunciar Mertens e Torreira

Mertens chega ao final de seu contrato com o Napoli e Torreira foi comprado em definitivo junto ao Arsenal

O Galatasaray precisa se reconstruir na atual temporada. Os Leões chegaram a flertar com o rebaixamento na última edição do Campeonato Turco e, como consequência, se ausentarão das competições continentais em 2022/23. Apesar da atratividade menor aos reforços estrangeiros, o clube ainda assim conseguiu anunciar duas contratações de peso nesta segunda-feira. O Galatasaray receberá Dries Mertens e Lucas Torreira em seu elenco. Enquanto o belga chega sem custos, ao final de seu contrato com o Napoli, o uruguaio vem em compra definitiva junto ao Arsenal por €6 milhões.

Mertens é quem chega com mais cartaz ao Galatasaray, compreensivelmente. O atacante é o maior artilheiro da história do Napoli e construiu uma história muito bonita não só com o clube, mas também com a cidade. Porém, os celestes queriam reduzir o salário do belga e não houve acordo na renovação do contrato. Até existiram rumores de que Mertens poderia atuar por outro time na Itália. Acaba por preferir novos ares, com chances de se tornar ídolo na Turk Telekom Arena. Aos 35 anos, assina por uma temporada.

Em declínio, Mertens reforça a coleção de medalhões que costuma pintar no Campeonato Turco. As últimas temporadas pelo Napoli não foram tão boas, mas o rendimento parece suficiente para ainda registrar bons números no Galatasaray. E o belga poderá se revezar na linha de frente, considerando as presenças de Haris Seferovic e Bafétimbi Gomis. Não surpreenderá se jogar com um segundo atacante, como aconteceu de maneira mais frequente na última temporada com os napolitanos, após a chegada de Victor Osimhen.

Lucas Torreira, por sua vez, tentará recuperar o elo perdido de sua carreira numa liga de menor nível. As decepções se acumulam nos últimos anos, sem que o uruguaio rendesse bem no segundo ano pelo Arsenal e no empréstimo ao Atlético de Madrid. Até conseguiu uma boa sequência com a Fiorentina e auxiliaria o clube no retorno às copas europeias, mas não o suficiente para arranjar um contrato em definitivo. Sem o mesmo espaço nas grandes ligas, desembarca na Turquia aos 26 anos.

Pelo estilo de jogo aguerrido, não é de se duvidar que Torreira marque seu nome no Galatasaray. O meio-campista possui talento para ser um dos melhores de sua posição na Süper Lig. O valor pago pelos Leões, aliás, o credencia como reforço de peso. E a própria adaptação tende a ser facilitada, com a companhia de Fernando Muslera, capitão e figura histórica na Türk Telekom Arena. Os próximos meses serão importantes para as condições de Torreira na Copa do Mundo, ainda como uma peça útil dentro da rotação da seleção.

O Galatasaray gastou quase €24 milhões em reforços na atual janela de transferências. Haris Seferovic, Sérgio Oliveira e Léo Dubois foram outros nomes mais rodados, enquanto também se juntaram o meia Fredrik Midtsjö, o zagueiro Adülkerim Bardakci e o lateral Kazimcan Karatas. Já entre aqueles que saíram aparecem Marcão, Mostafa Mohamed, Mbaye Diagne, Ryan Babel, Sofiane Feghouli e Arda Turan. Agora sob as ordens do técnico Okan Buruk, o Galatasaray estreou na Süper Lig vencendo o Antalyaspor por 1 a 0, gol de Gomis.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo