Europa

O fim de uma era: San Marino troca de técnico após 15 anos

Foram 15 anos no comando da pior seleção do mundo, ou ao menos da Europa. O técnico italiano Giampaolo Mazza deixou o comando de San Marino – 207° do ranking da Fifa, com os mesmos zero pontos de Butão e Turcos e Caicos – após mais uma campanha sem pontos e vitórias nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo. O pequeno país de 32 mil habitantes que fica no norte da Itália perdeu os dez jogos, marcou um gol e sofreu 54.

Vamos a mais números do reinado de Mazza à frente de San Marino? Ele conseguiu apenas um ponto. O empate por 1 a 1 com a Letônia, nas Eliminatórias para a Copa de 2002, foi “épico, mas ilusório”, segundo o técnico que terminou a passagem com 0,4% de aproveitamento após 76 jogos oficiais.

A seleção de Mazza tem média de um gol por ano e só balançou as redes mais de uma vez no empate contra o Liechtenstein, por 2 a 2, em 2003. Foi contra essa mesma seleção a única vitória do italiano no cargo: 1 a 0 em 2004.

“O triste é que nunca vencemos um jogo oficial, mas estou orgulhoso por nunca termos usado um jogador naturalizado”, disse, em meio a discussões sobre as possíveis convocações do brasileiro Diego Costa pela Espanha e do belga Adnan Januzaj pela Inglaterra.

Mazza defendeu a seleção de San Marino em 1991 e a assumiu como treinador sete anos depois. No total, comandou os jogadores semi-amadores do país em 85 partidas e teve 83 derrotas. A pior delas foi por 13 a 0 para a Alemanha. A última delas foi 8 a 0 para a Ucrânia, na última terça-feira. Talvez no próximo trabalho que assumir ele consiga comemorar algumas vitórias de vez em quando.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.