Europa

O Fenerbahçe sobreviveu a um maluco 5×4, com o gol da vitória de Batshuayi aos 50 do 2° tempo

Num jogo cheio de alternâncias, o Fenerbahçe precisou insistir até os acréscimos do segundo tempo para vencer o Fatih Karagümrük

O Campeonato Turco começou aberto. Basta olhar para a tabela: os sete primeiros colocados estão separados por apenas dois pontos, após nove rodadas disputadas. Diante da expressa dificuldade, cada vitória tem um peso grande aos candidatos ao título. E o Fenerbahçe merece comemorar ainda mais o resultado deste domingo, no Estádio Sükrü Saraçoglu: os Canários ganharam do Fatih Karagümrük por 5 a 4. O Fener tomou a virada no primeiro tempo e precisou buscar o resultado na segunda etapa, até que Michy Batshuayi marcasse o gol da vitória aos 50 minutos.

Jorge Jesus escalou três brasileiros neste domingo: Gustavo Henrique, Lincoln e João Pedro. Miguel Crespo anotou o primeiro gol para o Fenerbahçe num belo chute de fora da área, aos nove minutos, mas o Karagümrük virou com tentos de Fabio Borini (aquele mesmo) e Jean Evrard Kouassi, ambos em contra-ataques. Pelo menos o saldo para o intervalo não foi tão ruim, com o empate de Enner Valencia. Lincoln cruzou e o equatoriano mergulhou de cabeça. O centroavante ainda mandou uma bola na trave antes do intervalo.

O segundo tempo começou com um festival de pênaltis. Valencia fez na marca da cal, do outro lado Borini também converteu um penal para empatar e Valencia de novo foi aos 11 metros para fazer o quarto dos Canários. Aos 38 minutos, porém, o Karagümrük buscou o 4 a 4 com Burak Kapacak emendando uma cabeçada livre na área. A salvação do Fener só ocorreu no quinto minuto dos acréscimos, quando Attila Szalai deu um chutão e Batshuayi estava na área para resolver. Alívio tremendo dos anfitriões.

O Fenerbahçe atravessa um bom momento, com sete jogos sem perder em todas as competições. O time de Jorge Jesus ocupa o quarto lugar no Campeonato Turco, com 17 pontos. Besiktas, Adana Demirspor e Konyaspor somam 18 logo à frente. Istambul Basaksehir e Galatasaray também têm 17. Já o atual campeão Trabzonspor é o sétimo, com 16 pontos. Promete ser uma briga de foice entre tradicionais e forças em ascensão. O Fatih Karagümrük, apesar do trabalho que deu, está mal na Süper Lig. É o antepenúltimo, com seis pontos. Ainda assim está à frente do Sivasspor, presente na Conference League e penúltimo colocado. Prova de um equilíbrio que prevalece.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gotM5WhlC8Q]
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo