Europa

O faz-tudo

Depois de demitir Petr Rada e contar com Frantisek Straka como interino no amistoso contra Malta, mês passado, o presidente da Federação Tcheca, Ivan Hasek, resolveu assumir também o comando da seleção nacional pelo menos até o final das eliminatórias para a Copa de 2010.

Hasek contará com apoio de uma comissão formada por Michal Bilek, Ludek Klusacek e Jan Stejskal, além de apoio do ex-treinador da seleção entre 2001 e 2008, Karel Brückner. Na coletiva de anúncio, Hasek não declarou nada a respeito de um possível retorno dos jogadores afastados após a derrota em casa para a Eslováquia, em abril. De acordo com a mídia local, vários atletas foram pegos numa bebedeira e com prostitutas após a partida, que terminou 2-1 para os rivais.

A estreia da nova comissão técnica acontece dia 12 de agosto, num amistoso contra a Bélgica. No mês seguinte, a seleção enfrenta os rivais da Eslováquia, em Bratislava, e os nanicos de San Marino pelas eliminatórias para a Copa de 2010. Atualmente, os tchecos estão em quarto lugar no grupo 3 da Europa, com oito pontos em seis partidas.

Hasek, 45 anos, foi um meia com 56 jogos nas seleções da extinta Tchecoslováquia e da República Tcheca, tendo conquistado sete títulos nacionais com o Sparta Praga e eleito duas vezes o jogador do ano do país. Além do Sparta, Hasek também atuou no Strasbourg, da França, e em clubes do japão e do mundo árabe, e é presidente da federação desde junho.

Sérvia: Partizan contrata brasileiro do maior rival

Há 21 anos, desde Goran Milojevic, um jogador não trocava o Estrela Vermelha pelo maior rival, o Partizan. Para esta temporada, um brasileiro entrou neste pequeno grupo: o atacante Cléo. O paranaense assinou por quatro anos com o alvinegro de Belgrado, atual campeão nacional.

Além de Cléo – que fez oito gols em 20 partidas pelo Estrela Vermelha na última temporada, o Partizan repatriou o veterano zagueiro Mladen Kristajic, que está de volta ao clube após nove anos, e também contratou o meia Branislav Jovanovic, do Napredak, e o lateral-direito Sinisa Stevanovic, do Teleoptik. Por outro lado, o lateral-direito Ivan Stevanovic deixou o clube para assinar por três anos com o Sochaux, da França.

Romênia: Sabau assume o comando do Timisoara

O Timisoara, vice-campeão romeno da última temporada e com vaga garantida na terceira preliminar da Liga dos Campeões, anunciou o ex-meia Ioan Sabau como seu novo treinador.

Sabau, 41 anos, fez 55 partidas pela seleção romena, tendo feito parte do elenco do time que foi à Copa de 1990, na Itália, e assume o Timisoara após passar quatro anos no Gloria Bistrita, e substitui o interino Valentin Valcea.

Eslováquia: começa a temporada 2009/2010

No último dia 10, começou a temporada 2009/2010 da Super Liga eslovaca. Na abertura, o Slovan Bratislava derrotou o Senica por 3-0. Masaryk, Halenar e Kozak anotaram os gols do atual campeão nacional. A temporada na Eslováquia vai até maio, com uma parada de inverno entre novembro e fevereiro.

Liga dos Campeões: começa o torneio “de verdade”

Depois da primeira fase com apenas quatro clubes – os classificados foram o Mogren, de Montenegro, e o Sant Julià, de Andorra, que eliminaram respectivamente os malteses do Hibernians e os sanmarineses do Tre Fiori – nesta terça, dia 14, começa a segunda fase da Liga dos Campeões, e muitos times do leste europeu entram em campo. Os jogos de ida acontecem nos dias 14 e 15, e os de volta nos dias 21 e 22 de julho.

Veja abaixo os confrontos que envolvem os times da região:

Começando pelo Makedonija Skopje, que enfrenta o BATE Borisov, de Belarus. Os bielo-russos contam com a experiência de terem chegado à fase de grupos na temporada passada, e são favoritos à vaga.

O Dinamo Zagreb, da Croácia, encara os armênios do Pyunik, e devem passar. Quem também deve ter vida fácil é o Partizan. Os campeões sérvios enfrentam os galeses do Rhyl.

O Levski Sofia, campeão búlgaro, recebe o Sant Julià, e resultados que não sejam duas vitórias fáceis já serão considerados zebras. Um confronto mais equilibrado será entre os bósnios do Zrinjski e os eslovacos do Slovan Bratislava. Até por já terem começado a temporada pra valer, o Slovan é ligeiro favorito.

O Maribor, da Eslovênia, enfrenta o WIT, da Geórgia, e deve passar pela maior experiência europeia do clube. Já o Debrecen, da Hungria, encara os suecos do Kalmar, que fazem uma temporada irregular em seu campeonato nacional. Os húngaros podem surpreender.

Vida difícil terá o Mogren. Os montenegrinos enfrentarão o FC Copenhagen, da Dinamarca, e dificilmente oferecerão resistência. O Wisla Cracóvia, da Polônia, também deve ter vida fácil contra os estonianos do Levadia Tallin.

Liga Europa: classificados da primeira fase preliminar

Muitos times do leste europeu já entraram na Liga Europa na primeira fase. Confira os resultados e os classificados:

O Sutijeska, de Montenegro, ficou pelo caminho diante dos bielo-russos do MTZ-RIPO Minsk. Na primeira partida, empate de 1-1, e no jogo de volta o MTZ venceu por 2-1.

Já o Haladás, da Hungria, passou pelo Irtysh, do Cazaquistão, com um empate de 2-2 na ida e uma vitória por 2-1 no jogo de volta.
O Slaven Koprivnica, da Croácia, teve trabalho, mas depois de uma vitória por 1-0 em casa e um empate sem gols fora, eliminou os malteses do Birkirkara.

O Polonia Varsóvia passou pelos montenegrinos do Buducnost. Na primeira partida, venceram fora de casa por 2-0, e na volta perderam pela contagem mínima. Já o Rudar, da Eslovênia, passou pelo Trans, da Estônia, com vitórias por 3-0 fora e 3-1 em casa.

O Renova, da Macedônia, ficou pelo caminho diante do Dinamo Minsk, de Belarus. Na primeira partida, em Minsk, vitória dos bielo-russos por 2-1. Na volta, empate por 1-1.

Os eslovacos do Spartak Trnava passaram pelo Inter Baku, do Azerbaijão, com vitórias por 2-1 (em casa) e 3-1 (fora). Já os bósnios do Siroki Brijeg penaram para passar pelos armênios do Banants. Venceram fora por 2-0 e perderam em casa por 1-0.

Liga Europa: confrontos da segunda fase

Na segunda fase da Liga Europa, alguns gigantes do leste europeu, como Estrela Vermelha e Steaua Bucareste (dois times que já foram campeões europeus) entram em campo. E alguns times terão missões bem espinhosas, como os bósnios Slavija Sarajevo e Siroki Brijeg, enquanto o Polonia Varsóvia deve ter a missão mais fácil da fase, já que enfrenta um time de San Marino. As partidas acontecem nos dias 16 e 23 de julho.
Veja abaixo os confrontos dos times da região:

Zilina (Eslováquia) x Dacia Chisinau (Moldova)
Rijeka (Croácia) x Differdange (Luxemburgo)
Slavija Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) x AaB (Dinamarca)
Rabotnicki (Macedônia) x Crusaders (Irlanda do Norte)
Sevojno (Sérvia) x Kaunas (Lituânia)
Siroki Brijeg (Bósnia-Herzegovina) x Sturm Graz (Áustria)
Polonia Varsóvia (Polônia) x Juvenes Dogana (San Marino)
Petrovac (Montenegro) x Anorthosis Famagusta (Chipre)
Gorica (Eslovênia) x Lahti (Finlândia)
Sigma Olomouc (República Tcheca) x Fram (Islândia)
Haladás (Hungria) x Elfsborg (Suécia)
Slaven Koprivnica (Croácia) x Milano (Macedônia)
Ujpest (Hungria) x Steaua Bucareste (Romênia)
Iskra-Stal (Moldova) x Cerno More (Bulgária)
Estrela Vermelha (Sérvia) x Rudar (Eslovênia)
Spartak Trnava (Eslováquia) x Sarajevo (Bósnia-Herzegovina)
Legia Varsóvia (Polônia) x Olimpi Rustavi (Geórgia)

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo