Europa

O efeito Qarabag

Qarabag. O nome deve remeter a alguma cidade pequena no meio da extinta União Soviética, trama de alguma história de espionagem nos tempos da Guerra Fria. Pois agora o nome também marcou as manchetes do futebol europeu na última semana. O poderoso Rosenborg, que provavelmente achava tarefa fácil eliminar o pequeno clube do Azerbaijão, acabou surpreendentemente eliminado da Liga Europa. Um empate sem gols na ida, em Trondheim, e uma derrota por 1 a 0 na partida de volta, em Baku, tiraram os líderes invictos da Tippeligaen do torneio ainda na segunda fase preliminar.

A pergunta que os noruegueses agora fazem é como essa eliminação precoce pode afetar a campanha do clube no campeonato nacional. Por enquanto, os alvinegros de Trondheim ainda são líderes invictos, com 41 pontos em 17 partidas. Atrás dele está o Molde, com 37 pontos e uma partida a mais. E (bem) mais atrás está o Odd Grenland, com apenas 29 pontos. O cenário ainda parece tranquilo, mas é bom o Rosenborg tomar cuidado. O efeito Qarabag pode não ser dos melhores à saúde do clube.

Confira aqui um compacto de Qarabag 1-0 Rosenborg.

Liga dos Campeões: Stabæk e Kobenhavn avançam; Kalmar, Inter Turku e FH ficam pelo caminho

Na segunda preliminar da Liga dos Campeões, o Stabæk empatou a partida de ida contra o Tirana na Albânia por 1-1, mas em casa, na Telenor Arena, mostrou força e goleou por 4-0. Pontus Segerström (duas vezes), Fredrik Berglund e Pontus Farnerud anotaram os gols. Pra um clube que era motivo de piada há dez anos, quando sua diretoria anunciou que o objetivo do clube era chegar à LC, até que estão cumprindo bem.

O adversário do Stabæk na terceira preliminar, infelizmente para o futebol escandinavo, será o Kobenhavn, que pode ser considerado o melhor time da região (o mais rico, certamente é). O FCK não teve nenhum trabalho para esmagar os montenegrinos do Mogren com duas goleadas por 6 a 0 na segunda preliminar. Na partida de volta, os gols foram de Dame N'Doye (2), Morten Nordstrand, Martin Vingaard, Thomas Delaney e do brasileiro Aílton.

Os jogos entre Kobenhavn e Stabæk acontecem nos dias 29 de julho, na capital dinamarquesa, e 4 de agosto, em Bærum, na Noruega.

Os finlandeses do Inter Turku foram eliminados com duas derrotas por 1 a 0 para os moldávios do Sheriff. Alexandru Suvorov, de pênalti, fez o gol decisivo. E os islandeses do FH não resistiram aos cazaques do Aktobe, e perderam por 4 a 0 em casa e 2 a 0 fora.

Liga Europa: Brøndby espanta a zebra estoniana e Aalborg é eliminado na Bósnia

Além da já citada eliminação do Rosenborg pelas mãos do Qarabag, outro clube escandinavo bem cotado caiu fora da Liga Europa na segunda preliminar. Foi o Aalborg, que após um empate sem gols na Dinamarca, viajou até Sarajevo e levou 3 a 1 do Slavija, da Bósnia.

Depois de ser surpreendido em casa pelo Flora Tallin, da Estônia, na partida de ida, o Brøndby espantou a zebra no jogo de volta, em Tallin, goleando por 4 a 1. Ousman Jallow, Alexander Farnerud, Samuel Holmén e Jan Kristiansen anotaram os gols dos dinamarqueses, enquanto Silksten Kasimir descontou para os estonianos. Agora o Brøndby enfrenta o Legia Varsóvia, da Polônia, na terceira preliminar.

No País de Gales, os finlandeses do Honka confirmaram a classificação ao vencer por 1 a 0 o Bangor City. Como já haviam vencido na ida por 2 a 0, os finlandeses agora enfrentam os azeris do Qarabag na terceira fase.

Na Hungria, os suecos do Elfsborg seguraram o empate sem gols contra o Haladás, e garantiram a classificação graças ao resultado do jogo de ida, que terminou 3-0 para o Elfsborg. O próximo adversário dos suecos será o Braga, de Portugal.

Na Noruega, depois de um 0 a 0 na partida de ida, na Belarus, o Tromsø fez 4 a 1 no Dinamo Minsk. Os gols foram de Tommy Knarvik (2), Aleksandr Martynovich (contra) e Morten Moldskred, enquanto Bruno Mbanagoye descontou para os bielorrussos. Agora os noruegueses enfrentam o Slaven Koprivnica, da Croácia, na terceira preliminar.

Em Reykjavík, os islandeses do Fram contavam com a classificação após um empate por 1 a 1 no jogo de ida contra o Sigma Olomouc, da República Tcheca, mas não foi o que aconteceu. Mesmo jogando em casa, o Fram não resistiu e foi derrotado por 2 a 0.

Em Helsinque, o HJK conseguiu o improvável. Depois de vencer fora de casa o Vetra, da Lituânia, por 1 a 0, conseguiu perder em casa no jogo de volta por 3 a 1, assim sendo eliminado da competição.

E quem quase tinha o mesmo destino era o Helsingborg. Depois de vencer o Zestaponi, da Geórgia, por 2 a 1 fora de casa, foi derrotado pelo mesmo placar no jogo de volta na Suécia. Para sorte dos suecos, Erik Sundin anotou para o Helsingborg na prorrogação, dando a classificação ao time de Henrik Larsson. Agora Larsson e companhia encaram na terceira fase os bósnios do Sarajevo.

Além dos confrontos citados, também entram em ação na terceira fase da Liga Europa o Fredrikstad, que encara os poloneses do Lech Poznan; o Valerenga, que enfrenta os gregos do PAOK; e o IFK Göteborg, que enfrenta o Hapoel Tel Aviv, de Israel; o Odense, que encara o Rabotnicki, da Macedônia

Dinamarca: surpresa na abertura do campeonato

A SAS Ligaen começou na última semana com uma zebra logo na abertura: o Nordsjælland fez 2 a 0 no atual campeão, o Kobenhavn. Stephan Petersen e Martin Bernburg anotaram os gols. Outra surpresa foi a derrota do Aalborg para o recém-promovido AGF pela contagem mínima.

O campeonato segue a partir deste sábado, 25, com o FCK enfrentando um dos novatos da temporada, o HB Køge.

Suécia: Depois de 14 jogos, Örgryte vence a primeira

Foi quase um turno inteiro sem vitória. O Örgryte, lanterna do campeonato sueco, finalmente venceu sua primeira partida no torneio, e fora de casa. A vítima foi o Hammarby, que também não faz boa campanha. O veterano Marcus Allbäck anotou o gol do time de Gotemburgo logo aos três minutos de partida.

O resultado deixou o técnico norueguês Age Hareide otimista com o futuro do Örgryte, mas o time ainda está oito pontos atrás do Hammarby, o primeiro dos que não caem nem têm que disputar playoffs.

Na parte de cima da tabela, o AIK venceu o clássico contra o IFK Göteborg, e embolou ainda mais o campeonato. Agora, quatro pontos separam o IFK, líder com 31, do quinto colocado AIK, que tem 27. Os outros três clubes do grupo – Elfsborg, Helsingborg e Kalmar – também venceram e estão, respectivamente, com 30, 28 e 27 pontos. A disputa ainda promete muito por lá.

Finlândia: HJK na liderança

Após quinze rodadas, o HJK abriu uma pequena vantagem, de quatro pontos (31 a 27), sobre o TPS e o Haka, vice-líderes da Veikkausliga. A decepção da temporada, por enquanto, é o Lahti, que tem apenas 19 pontos na 11ª colocação. A sorte do time de Litmanen é que a vantagem para o RoPS, que vem logo abaixo, já é de oito pontos.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo