Europa

O Besiktas venceu de virada o clássico contra o Galatasaray e incendiou a reta final do Campeonato Turco

O Galatasaray ainda lidera, mas a vantagem cai para apenas três pontos sobre o Fenerbahçe e cinco para o Besiktas

O Campeonato Turco oferece uma das disputas mais emparelhadas da temporada. Por um momento, o Galatasaray pareceu pronto ao título. Os Leões chegaram a abrir uma vantagem de nove pontos na dianteira, mas caíram de ritmo nas últimas semanas, ao passo Fenerbahçe e Besiktas se aproximam na perseguição. E, neste domingo, um dos clássicos de Istambul serviu para deixar tudo indefinido. O Besiktas recebeu o Galatasaray no Vodafone Park e ganhou por 3 a 1, de virada. A distância entre os dois times caiu para cinco pontos, enquanto o Fener agora aparece a apenas três pontos do Gala.

O Galatasaray deu um passo à frente em busca da vitória na casa dos rivais. O primeiro gol da equipe saiu aos 20 minutos, numa boa trama. Milot Rashica cruzou por baixo e Mauro Icardi concluiu na área. O Besiktas pressionou e criou bastante, com o empate garantido aos 35 minutos. Depois de um escanteio, Romain Saïss cabeceou no contrapé de Fernando Muslera e correu para o abraço.

O Besiktas continuou mais perigoso no segundo tempo, em busca da virada. Vincent Aboubakar aparecia na área, mas sem aproveitar as chances. Em meio aos erros dos alvinegros, o segundo gol saiu numa bobeada do Galatasaray aos 13 minutos. Sérgio Oliveira cochilou com a bola na intermediária defensiva e Amir Hadziahmetovic bateu a carteira, antes de partir sozinho e chutar no canto. O clássico ficou mais pegado e as Águias não economizavam na força na hora de tentar brecar a resposta dos Leões, com muitas faltas e cartões. O golpe de misericórdia saiu nos acréscimos, num contra-ataque que Aboubakar concluiu com potência. O centroavante tirou a camisa e liderou a efusiva comemoração alvinegra.

O Galatasaray tem 70 pontos, mas com duas rodadas sem vencer. O sinal de alerta fica ligado para a reta final. O Fenerbahçe, que derrotou o Sivasspor por 3 a 1 na rodada, soma 67 pontos. Já o Besiktas pega embalo e soma 65 pontos. A briga principal deve ficar entre os três. Por causa dos clubes que deixaram a Süper Lig em decorrência do terremoto na Turquia, o Galatasaray tem uma partida a menos que os rivais. Entretanto, ainda há o clássico contra o Fener pela frente. Um dos jogos adiados por conta da tragédia, o dérbi ocorre exatamente na última rodada, em 3 de junho. Uma partida que pode mexer com o país inteiro, a depender das circunstâncias.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo