Europa

No empate entre Holanda e Espanha, Sergio Ramos igualou Buffon como o jogador europeu com mais partidas por seleções

Holanda / Países Baixos e Espanha faziam o jogo mais pesado desta quarta-feira de amistosos pela Europa. A partida na Johan Cruyff Arena, porém, não seria tão empolgante assim. Luis Enrique e Frank de Boer realizaram várias experimentações dentro de campo, ficando no empate por 1 a 1. O jogo mantém o novo treinador holandês ainda sem vitórias, embora a Oranje tenha melhorado no segundo tempo e até pudesse virar. Já entre os espanhóis, o destaque foi Sergio Ramos. Mesmo entrando só no final, o beque igualou Gianluigi Buffon como jogador europeu com mais partidas por sua seleção.

Estreante na Espanha, Unai Simón ocupou a meta. A defesa tinha uma dupla de zaga formada por Eric García e Íñigo Martínez, enquanto o meio reuniu Rodri, Koke e Sergio Canales. Já no ataque, o destaque ficava à volta de Álvaro Morata, acompanhado por Gerard Moreno e Marco Asensio. Do lado da Holanda / Países Baixos, Nathan Aké era a referência na defesa. Frenkie de Jong, Georginio Wijnaldum e Donny van de Beek formavam um ótimo meio-campo. Por fim, Memphis Depay e Steven Berghuis apoiavam Luuk de Jong no ataque.

Não seria um bom começo de partida à Holanda / Países Baixos. Aké se machucou logo nos primeiros minutos, substituído por Daley Blind, enquanto a Espanha abriu o placar aos 18. Morata fez o passe e Canales escapou da marcação, batendo cruzado. No geral, a primeira etapa não animou muito. A Oranje, sofrendo com sua lentidão, mal conseguiu reagir. A Roja criava mais oportunidades, mas sem tanta contundência.

O segundo tempo pareceu esquentar com o empate da Holanda / Países Baixos logo aos dois minutos. O cruzamento de Owen Wijndal passou por todo mundo e Van de Beek apareceu livre para definir no segundo pau. A Espanha seguiria achando espaços na sequência, de novo com pouca qualidade na finalização. E a Oranje esboçou uma virada nos 15 minutos finais. Unai Simón realizou boas defesas diante de Depay, enquanto os anfitriões desperdiçariam uma chance dupla já nos minutos finais. A arbitragem não daria nem acréscimos.

A etapa final seria marcada também pelas muitas substituições. A menção principal fica a Sergio Ramos, disputando seu 176° jogo pela Espanha. O zagueiro igualou Gianluigi Buffon como futebolista europeu com mais aparições por uma equipe nacional. O capitão espanhol também ocupa o sexto lugar no ranking mundial, a oito partidas de igualar o recorde histórico do egípcio Ahmed Hassan.

A Holanda / Países Baixos estará em campo novamente no domingo, quando encara a Bósnia pela Liga das Nações. Na quarta-feira, seu adversário será a Polônia. Já a Espanha terá desafios mais duros, encontrando Suíça e Alemanha em busca da fase final.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo