Europa

No Boxing Day, clube galês presenteou sua torcida igualando recorde do Ajax de Cruyff

Há um recorde histórico que todo time sonha em perseguir: o total de vitórias consecutivas. Levando em conta qualquer tipo de jogo, incluindo amistosos, a melhor marca é do Coritiba. Os alviverdes emendaram 24 triunfos em 2011 e entraram no Guinness Book por isso. Se forem consideradas apenas as partidas oficiais, contudo, o recorde é do Ajax de Cruyff. O esquadrão venceu 26 compromissos competitivos entre 1971 e 1972 – embora, no meio deste caminho, tenha empatado um amistoso contra o Olympique de Marseille. Marca que deve ser superada nos próximos dias em uma primeira divisão, pela principal força do Campeonato Galês.

VEJA TAMBÉM: Além do Coritiba, o Real Madrid deveria mirar também o recorde do Ajax de Cruyff

Fundado em 1959, The New Saints ascendeu como potência a partir dos anos 2000, pouco tempo depois que os galeses passaram a contar com sua liga independente – historicamente, a nação sempre esteve inserida no sistema do futebol inglês e seus principais clubes permanecem assim, como o Swansea. Desde 1999/2000, os Santos conquistaram 10 edições do Campeonato Galês, atuais pentacampeões do torneio. E, ao que parece, a taça vem sem maiores esforços nos próximos meses. Já são 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Desde que perdeu o jogo de volta das preliminares da Liga dos Campeões para o Apoel Nicósia, o New Saints não sofreu mais derrotas. E, neste Boxing Day, os galeses igualaram a marca do Ajax. Bateram o Cefn Druids por 4 a 0, emendando o 26° triunfo consecutivo. Os Santos ganharam todos os seus jogos em 20 rodadas do Campeonato Galês, além de ampliarem a marca nas copas nacionais. Poderão superar o Ajax de Cruyff na próxima sexta, caso vençam outra vez o Cefn Druids, fora de casa.

“É um pouco surreal quando você pensa nisso. Há quem veja pelo lado negativo, dizendo que não dá para comparar o que fizemos com o Ajax. Mas ganhar 26 jogos, em qualquer nível, é um grande feito dos jogadores. Eles precisam se orgulhar disso”, declarou o técnico do TNS, Craig Harrison.

Vale lembrar que neste ano outro time superou a marca de 26 vitórias consecutivas. O East Kilbride bateu 30 triunfos seguidos na Escócia e até ganhou o reconhecimento do Ajax, recebendo um carregamento de caixas de cerveja. Porém, por ser um clube da quinta divisão do Campeonato Escocês, ainda não foi registrado pelo Livro dos Recordes. Lacuna aberta para o New Saints eternizar seu nome na elite – mesmo que seja batendo todo mundo em um campeonato pouco competitivo.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo