Na dança das cadeiras com CR7 e Weghorst, Aboubakar volta ao Besiktas após brilhar na Copa
Em duas temporadas anteriores pelo Besiktas, Aboubakar conquistou duas vezes o Campeonato Turco, o que gera expectativas nesse retorno

A transferência de Cristiano Ronaldo para o Al-Nassr gerou uma dança das cadeiras. O Manchester United buscou um novo homem de referência com o empréstimo de Wout Weghorst. Enquanto isso, Vincent Aboubakar fechou o círculo neste sábado. Sem espaço no clube saudita após a compra de CR7, o camaronês virou exatamente a reposição de Weghorst no Besiktas. E o clube turco se mostrou contente com o retorno do centroavante, que teve boas passagens anteriores pela equipe e inclusive foi duas vezes campeão nacional.
Ao longo de 2022, Aboubakar deixou claro como seguia em forma graças às suas campanhas com a seleção de Camarões. O centroavante teve uma participação espetacular na Copa Africana de Nações, ao anotar oito gols e liderar os Leões Indomáveis à semifinal. Já na Copa do Mundo, mesmo com a eliminação precoce dos camaroneses na fase de grupos, o atacante também ganhou um merecido destaque. Mudou o jogo contra a Sérvia, quando entrou para anotar um dos gols mais bonitos do torneio e dar a assistência que valeu o empate. Depois, marcou o gol da vitória sobre o Brasil, que poderia até ter classificado os africanos.
Assim, perder lugar para Cristiano Ronaldo no Al-Nassr nem parecia problema a Aboubakar, diante do cartaz que a seleção providenciou nos últimos meses. E o Besiktas buscou de volta o centroavante. Esta é a terceira passagem do camaronês pelas Águias. A primeira aconteceu em 2016/17, quando anotou 12 gols pelo Campeonato Turco, dando clara contribuição na conquista da liga. Já o retorno aconteceu em 2020/21, quando melhorou seus números na Süper Lig, com 15 gols, e botou novamente a mão na taça. Somando suas duas temporadas com os alvinegros, Aboubakar possui números interessantes: foram 35 gols e nove assistências em 67 aparições.
As marcas no Al-Nassr não eram tão boas, com 13 gols em 39 partidas. De qualquer maneira, Aboubakar possui uma carreira que o referenda. Revelado muito jovem pelo Valenciennes, o centroavante estourou em sua curta passagem pelo Lorient. Foi o que atraiu a atenção do Porto, onde teve duas passagens diferentes. São 58 gols em 125 partidas pelos portistas, com dois troféus no Campeonato Português e um na Taça de Portugal. Já na seleção de Camarões, o atacante ocupa um lugar especial na história. Disputou três Copas do Mundo e foi o herói do título na Copa Africana de 2017, com o gol decisivo na final. Com 35 gols em 95 partidas, é o terceiro maior artilheiro dos Leões Indomáveis, atrás apenas de Samuel Eto'o e Roger Milla. Não é pouco.
Aos 30 anos, Vincent Aboubakar indica que possui um bom tempo para render em nível alto. A potência física do centroavante permanece, unida com sua qualidade técnica um tanto quanto menosprezada. O que fez na Copa do Mundo indica como o futebol refinado do camaronês segue em dia. Desta vez, porém, a situação do Besiktas é mais difícil para tentar buscar o título. O time começou mal a Süper Lig e ocupa o quinto lugar, dez pontos atrás do líder Galatasaray. Senol Günes retornou ao comando em outubro e conta com um elenco cheio de medalhões, que inclui Cenk Tosun e Dele Alli. Outros bons nomes da Copa do Mundo presentes são Romain Saïss e Atiba Hutchinson. Nenhum com o potencial de impulsionar a equipe como Aboubakar.
Yıllar değişir, yollar değişir, formalar değişir ama SEVDA değişmez!
KARA SEVDA. ?
Evine hoş geldin Vincent Aboubakar. ?? pic.twitter.com/yRzNbQ3cox
— Beşiktaş JK (@Besiktas) January 21, 2023