Europa

Mutu (aquele) foi demitido enquanto ia para funeral da mãe

Treinador romeno, que teve carreira de jogador com polêmicas e uso drogas, teve um Natal para lá de trágico em 2023

O Natal de Adrian Mutu foi trágico. Isso porque o treinador romeno, de 44 anos, foi demitido do Neftçi Baku, equipe que comandava no Azerbaijão, logo após a morte de sua mãe. O clube comunicou a demissão e prestou suas condolências através de um único comunicado.

– Neste domingo (24), o contrato entre o Neftçi e Adrian Mutu foi rescindido por mútuo acordo. O Neftci agradece a Adrian Mutu pela sua cooperação e trabalho árduo e deseja-lhe sucesso nas suas atividades futuras. Ao mesmo tempo, o clube expressa as suas mais profundas condolências a pela morte da sua mãe – disse o clube, sem detalhar as razões da saída, às 11h (horário de Brasília).

– O Neftçi PFK, que atualmente luta por bons resultados na Liga Nacional e na Copa do Azerbaijão, apela a todos os seus torcedores para que apoiem e se unam neste momento – completou o clube.

Uma hora depois de divulgar o desligamento do então treinador, o time alvinegro anunciou a contratação de um novo comandante.

– Neftçi PFK assinou contrato com o especialista montenegrino Miodrag Bojovic – publicou.

Mutu já estava na Romênia quando recebeu a informação oficial da demissão através da nota. O técnico tinha recebido a notícia da morte da mãe, Rodica, de 71 anos, na última quinta-feira (21). No mesmo dia, Mutu já se dirigiu para a cidade em seu país natal onde aconteceu o velório, e não esteve à frente da equipe na goleada sobre o Qaradag Lokbatan por 4 a 0, pela Copa do Azerbaijão.

No domingo, véspera de Natal, ele também não esteve presente na vitória pela 18ª rodada do Campeonato Azerbaijano, por 2 a 0 sobre o Kapaz. O anúncio de sua saída aconteceu imediatamente após o jogo.

Segundo informações divulgadas pela imprensa local, Mutu vai receber salários durante os próximos seis meses, o que representa cerca de 350 mil euros (R$ 1,8 milhão). O acordo financeiro foi realizado porque o técnico ainda tinha contrato vigente até junho de 2025.

Mutu teve carreira de jogador com muitas polêmicas

Um dos principais nomes da seleção romena, no início dos anos 2000, Mutu sempre fazia parte das convocações de 2000 até 2013. Pela Romênia, o atacante se tornou o maior artilheiro da história do país, junto com Gheorghe Hagi, ambos com 35 gols marcados.

O centroavante teve passagens por clubes italianos, ganhou destaque na Fiorentina e no Chelsea, onde viveu a maior polêmica da sua carreira. Em 2004, Mutu foi pego no exame antidoping pelo uso de cocaína. Além de ter sido suspenso pela Fifa por sete meses, o clube inglês rescindiu o contrato por justa causa.

Após se transferir para a Juventus, o Chelsea acionou o atacante na justiça desportiva, pedindo ressarcimento pelas violações no contrato. O atleta perdeu o processo e precisou indenizar o Chelsea em 20 milhões de dólares.

Neftçi vive boa fase

O Neftçi ocupa atualmente o terceiro lugar da liga local, mas está a 13 pontos do líder Qaradag, adversário do Braga nos playoffs da Europa League.

Nas últimas cinco rodadas com Mutu no comando, o Neftçi Baku venceu três partidas, empatou uma e perdeu apenas uma. No entanto, a insatisfação da diretoria do clube se deu por conta da distância para o primeiro colocado do Campeonato Azerbaijano.

Na Copa do Azerbaijão, o Neftçi nada de braçada nas oitavas de final após golear o Qaradag.

Botão Voltar ao topo