Início > Europa > Na Turquia, Mourinho faz protesto inesperado contra decisão do VAR
Na Turquia, Mourinho faz protesto inesperado contra decisão do VAR
Técnico português contestou decisão do vídeo após gol anulado de Dzeko no duelo entre Fenerbahçe e Antalyaspor
O último domingo (29) reservou um momento curioso e, no mínimo, inusitado no futebol turco, quando José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, decidiu ir além das reclamações convencionais contra a arbitragem.
Durante a vitória de sua equipe por 2 a 0 contra o Antalyaspor, pela 7ª rodada da Liga Turca, o treinador ficou indignado com a anulação de um gol por suposto impedimento e tomou uma atitude, digamos… inusitada.
Mourinho contestou gol anulado pelo VAR
No segundo tempo da partida, o atacante bósnio Dzeko balançou as redes e ampliou o placar para o Fenerbahçe em Antalya, mas o lance foi prontamente revisado e anulado pelo VAR.
Mourinho, conhecido por suas reações enérgicas, resolveu contestar a decisão. Com um computador em mãos, o técnico colocou a imagem parada do lance — que, segundo ele, mostrava Dzeko em posição legal — em frente a uma das câmeras que transmitiam o jogo ao vivo, como se estivesse “conversando” diretamente com o VAR.
O árbitro, ao notar a atitude singular do Special One na beira do campo, interrompeu o jogo para adverti-lo com um cartão amarelo.
— Fiz aquilo para mostrar que não havia impedimento. A posição do jogador era legal. Pelo visto, o VAR não teve dificuldade, ajudou em cinco segundos — disse o técnico ao final da partida.
Apesar do episódio peculiar, o Fenerbahçe conseguiu sair com a vitória, com um gol anotado por Tadic e um gol contra do brasileiro Thalisson Kelven, ambos na segunda etapa.
O resultado permitiu ao time de Mourinho reduzir a diferença para o líder Galatasaray para apenas três pontos nesta reta inicial do Campeonato Turco 2024/25.
Técnico português avalia a falta de recursos de tecnologia no futebol turco
Além de sua crítica à arbitragem, Mourinho aproveitou para destacar a ausência de tecnologias avançadas no campeonato turco, sugerindo que o futebol local implemente ferramentas mais modernas:
— Se as pessoas na Inglaterra vissem um jogo sem a tecnologia da linha seria muito estranho. O futebol turco também precisa disso. Se possível, penso que esta tecnologia deveria chegar ao futebol turco o mais rapidamente possível, para que possa dar um passo em frente.
Este não foi o único episódio descontraído de Mourinho no final de semana. Ao ser questionado sobre o cansaço na coletiva pós-jogo, o português revelou que uma festa próxima ao hotel o impediu de dormir:
— Não me sinto cansado, mas não dormi muito porque houve uma grande festa próxima ao hotel. Havia música alta e lasers. Talvez tenha sido uma festa muito boa, mas não consegui dormir antes das duas da manhã.