Ex-técnico de Militão diz que zagueiro deixou São Paulo sem ter ‘a menor noção tática’
Ex-Porto, Sérgio Conceição relembra início 'cru' de defensor brasileiro no futebol europeu
Multicampeão pelo Real Madrid, importante no sistema defensivo do técnico Carlo Ancelotti e presença frequente em convocações da seleção brasileira: este é Éder Militão, cria do São Paulo, que em poucos anos saiu de Cotia para defender as cores do maior clube do mundo.
Hoje Militão é considerado um zagueiro de elite no futebol mundial, mas as coisas nem sempre foram assim em sua carreira. Ao menos é o que diz Sérgio Conceição, treinador do defensor brazuca entre 2018 e 2019 no Porto.
Em entrevista concedida no evento Golden Boy 2024, que premia o melhor jogador sub-21 do planeta, o técnico português relembra o quão ‘cru' Militão era em termos de noção tática. Foi preciso, segundo ele, um trabalho específico. Trabalho esse, que fez o ex-São Paulo evoluir e chegar ao Real Madrid.
— Ele não tinha a menor noção tática. Tecnicamente era muito forte e fisicamente era um monstro, mas não sabia o que fazer dentro ou fora do campo. Tivemos que fazer um trabalho específico, mostramos vídeos… quando ele percebeu, sendo inteligente, deu o salto em qualidade. Se fosse dançar ‘samba' e comer picanha no fim de semana, não jogava no Real Madrid. E ele está lá há seis anos — disse Sérgio Conceição.
O Porto desembolsou, em agosto de 2018, sete milhões de euros para tirar Militão do São Paulo. Menos de um ano depois, a equipe lusitana vendia o brasileiro por 50 milhões de euros ao Real Madrid.
Um mérito que Conceição dá a Pinto da Costa, ex-presidente portista: “Significa que o presidente do Porto soube vender”, brincou o técnico, que está sem clube desde junho deste ano.
Antes do Real Madrid, Militão levou ‘puxão de orelha' de Conceição
Diante da declaração de Sérgio Conceição, a Trivela recuperou um episódio de indisciplina de Éder Militão nos tempos de Porto. Em fevereiro de 2019, o zagueiro foi flagrado em uma balada às vésperas de um jogo contra o Tondela.
Na época, Conceição não relacionou Militão para partida e deu ‘lição de moral' no brasileiro durante entrevista coletiva.
— Parafraseando o nosso mestre do futebol, o senhor Pedroto, ele dizia que os problemas não se resolvem porque nem chegam a existir. Aqui não há Militões, nem Conceições… há o Porto. Há rigor, disciplinas e regras, e os jogadores sabem disso — pontuou o treinador na época.
— É um assunto interno, que nem chega a ser assunto, e que vamos resolver da mesma forma que temos resolvido outras situações. Tenho de ver o que é melhor para grupo de trabalho, todos merecem respeito…
Números de Militão pelo Real Madrid
A passagem relâmpago pelo Porto não rendeu títulos a Militão. Em contrapartida, desde que foi anunciado como jogador do Real Madrid, o cria do São Paulo não parou de levantar troféus.
Da temporada 2019/2020 para cá, o defensor, hoje com 26 anos, conquistou: Champions League (2x), La Liga (3x), Copa do Rei, Mundial de Clubes, Supercopa da Uefa (2x) e Supercopa da Espanha (2x).
Militão no Real Madrid
- 167 jogos
- 12 gols
- 4 assistências
- 11 títulos