Michael Beale teve um belo ato de esportividade ao deixar que o Partick Thistle marcasse após gol controverso
Malik Tillman havia feito 2 a 1 desarmando um jogador adversário que estava se preparando para devolver a bola ao Rangers

O técnico do Rangers, Michael Beale, ex-auxiliar de Rogério Ceni no São Paulo e ex-braço direito de Steven Gerrard, ordenou que os seus jogadores permitissem que o Partick Thistle empatasse o jogo, logo depois de um gol controverso de Malik Tillman, que desarmou o lateral adversário, Kevin Holt, preparando-se para devolver a bola ao gigante escocês em um ato de fair play, antes de fazer 2 a 1. O Rangers acabou vencendo a partida pela Copa da Escócia por 3 a 2.
Holt abriu o placar para o Partick Thistle, da segunda divisão escocesa, cobrando pênalti, no primeiro tempo. Antonio Colak empatou para o Rangers, e James Tavernier perdeu uma penalidade pouco antes da confusão começar. Tillman caiu no chão aparentemente machucado, depois de abrir o espacate, e o Rangers mandou a bola para fora para que fosse tratado. O Partick Thistle fez a reposição com Holt, que dominou, adiantou e preparava-se para devolver ao adversário.
Tillman, porém, interceptou, invadiu a área, driblou o goleiro Jamie Sneddon, e deu uma outra finta antes de jogar a bola nas redes. Os jogadores do Partick Thistle ficaram possessos. Holt chegou a empurrá-lo ao chão. A confusão durou cerca de dois minutos. Beale, então, chamou o capitão Tavernier na linha lateral e passou a instrução para os jogadores do Rangers permitirem que o adversário empatasse.
Scott Tiffoney, diante de algumas vaias no Ibrox Stadium, partiu com a bola entre os jogadores do Rangers e encontrou uma certa resistência do goleiro Allan McGregor – que o marcou com um adulto marca uma criança – antes de empatar em 2 a 2. James Sands depois fez o gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo que colocou o Rangers nas quartas de final da Copa da Escócia.
Stop what you're doing right now and watch this! ?
Malik Tillman gives Rangers the lead in controversial circumstances which infuriates the visitors ?
Michael Beale then steps in and orders his side to allow Partick Thistle to score ??#ScottishCup | @ScottishCup pic.twitter.com/iUOtLalNGO
— Viaplay Sports UK (@ViaplaySportsUK) February 12, 2023
“Foi um enorme mal-entendido. Malik se machuca, a bola é colocada para fora, mas ele não viu que foi jogada para um lateral. Naturalmente, quando se levanta, ele pensa que tem que pressionar o lateral, como é instruído a fazer. Ele não viu que o Partick nos devolveria. É controverso, mas este clube de futebol é construído com padrões altos, queremos o melhor para o jogo e não acho que seria justo simplesmente vencer um jogo desse jeito. Não em casa, não contra o Partick Thistle, não em qualquer jogo da copa”, disse Beale.
“Eu cometi muitos erros hoje (domingo) na minha escolha de time, mas esse não foi um dos erros que eu cometi. Era a coisa certa a fazer para o futebol e para manter os padrões deste clube. Se você assistir novamente, foi um grande mal entendido e não quero que isso paire sobre sua cabeça, isso seria injusto para ele”, acrescentou o técnico.
O comandante do adversário, em quinto lugar na segunda divisão, também acredita que foi tudo um mal-entendido. “Eu não acho que ele sabia o que estava fazendo. Acho que ele misturou as coisas e fez o gol. Achei que Michael mostrou muita elegância ao fazer o que fez e acho que foi a coisa certa a fazer. Então não é para culpar ninguém, nem mesmo o árbitro. Não tenho nem certeza de quais são as regras, eu estou no jogo desde 1981 e nunca vi isso antes”, disse Ian McCall.
Beale retornou ao Rangers, pelo qual foi campeão escocês como assistente de Gerrard, em novembro do ano passado, depois de um bom trabalho à frente do Queens Park Rangers que o colocou em listas de clubes da Premier League. Está em segundo lugar no Campeonato Escocês, a nove pontos do líder Celtic.