Europa

Emoção pura: Malmö vence confronto direto na última rodada e é campeão sueco no saldo

O Malmö precisava derrotar o líder Elfsborg para ser campeão sueco e conseguiu a ultrapassagem num jogo pulsante diante de sua torcida

O Campeonato Sueco tinha uma verdadeira decisão na última rodada. O líder Elfsborg visitaria o Malmö, segundo colocado e único capaz de botar água no chope. Os celestes apareciam três pontos atrás, com os dois times com o mesmo saldo de gols. Assim, uma vitória simples dentro de casa colocaria o Malmö no topo do país. Foi exatamente o que aconteceu. Um gol de pênalti no segundo tempo se tornou suficiente para proclamar os celestes como campeões, graças ao 1 a 0 magro. Festa enorme para celebrar o 26° título do Malmö, o oitavo desde 2010, num período hegemônico na liga nacional. Já o Elfsborg precisará esperar mais, sem levar a taça nacional desde 2012.

O Malmö fechou a campanha com 64 pontos, igualado ao Elfsborg. A diferença fica mesmo para o saldo de gols, +35 contra +33 para os celestes. Na penúltima rodada, o Malmö tinha perdido para o Häcken, enquanto o Elfsborg desperdiçou a chance de levar o título antecipado ao empatar com o Degerfors. Antes disso, as duas equipes se revezaram bastante na primeira posição. O Malmö dominou a liderança ao longo do primeiro turno, antes do Elfsborg ultrapassar rumo ao início do segundo turno. Nesta reta final, os celestes ainda recuperaram a dianteira entre a rodada 23 e a 25, até a retomada dos aurinegros entre a rodada 26 e a 29. Por fim, a definição mudou o campeão neste domingo.

A decisão

Como era de se esperar, o Estádio Eleda estava entupido. Existia uma expectativa genuína pela vitória do Malmö e pela conquista do título. O primeiro tempo foi amplamente dominado pelos celestes, com 77% de posse de bola e 7 a 1 nas finalizações. No entanto, a pontaria dos anfitriões não estava calibrada. Já o intervalo teria sua dose de problemas. Torcedores do Elfsborg entraram em confronto com a polícia, enquanto sinalizadores acesos também pelos apoiadores do Malmö acionaram o sistema contra incêndios do estádio. O protocolo ordenava que a massa deixasse as tribunas, mas ninguém saiu e a questão foi contornada pelos bombeiros sem riscos.

O segundo tempo atrasou cerca de meia hora até que começasse, e não demorou para o Malmö anotar o gol do título. Os celestes ganharam um pênalti aos 12 minutos, que Isaac Kiese Thelin assumiu e converteu. Os celestes ainda mantiveram a situação sob controle e só no final o Elfsborg botou uma pressão para tentar empatar. No entanto, o Malmö conseguiu travar as finalizações dos visitantes e celebrou o título. O apito final foi seguido de uma invasão ao gramado, sem que os torcedores da casa se contivessem. O único problema é que sinalizadores foram atirados pelo setor visitante, com um princípio de confusão sem consequências mais graves.

O Malmö é treinado desde o início da temporada por Henrik Rydström, que possui trabalhos anteriores em clubes menores da Suécia, sobretudo o Kalmar. Já os principais destaques do time estão no ataque. Isaac Kiese Thelin anotou 16 gols, incluindo o do título. Outro nome a se prestar atenção é o jovem ponta Sebastian Nanasi, responsável por 11 gols e sete assistências. Alguns figurões do futebol de seleções fizeram parte da campanha, como os suecos Pontus Jansson e Martin Olsson, bem como o finlandês Niklas Moisander e o peruano Sergio Peña. O lateral Busanello deu um toque brasileiro na lateral esquerda, titular absoluto após ser comprado da Chapecoense e responsável por cinco assistências.

As tabelas

O Malmö se consolida como maior vencedor do Campeonato Sueco e dobra o número de taças dos seus principais perseguidores. Os celestes chegam a 26 canecos, contra 13 de IFK Göteborg e Norrköping. Desde a última década, o sucesso do Malmö é evidente. A partir de 2010, o time não ficou mais do que duas temporadas sem levar o troféu. Entretanto, também não teve sequências maiores do que três bicampeonatos. Já o Elfsborg, dono de seis taças na história, amplia seu jejum para 12 anos, com direito a dois vices desde 2020. Esse, sem dúvidas, é o mais amargo.

Com o título, o Malmö se garante nas preliminares da Champions League 2024/25. Elfsborg e Häcken vão disputar a Conference. Já na parte inferior da tabela, Varbergs e Degerfors acabaram rebaixados. O Brommapojkarna disputará os playoffs contra o descenso diante do Utsiktens. A equipe até venceu seu compromisso, o que não bastou para salvá-la. A luta contra a queda no Campeonato Sueco tinha pesos pesados nesta temporada: IFK Göteborg e AIK só se safaram porque ganharam a partida final, enquanto o Halmstad também esteve ameaçado até as últimas semanas.

Bodo/Glimt também é campeão

O Malmö não foi o único time a erguer a taça na Escandinávia neste domingo. O Bodo/Glimt voltou a botar a faixa no peito como vencedor do Campeonato Norueguês. No entanto, a consagração do Raio teve uma calmaria maior. A confirmação do título aconteceu com duas rodadas de antecedência. Os aurinegros derrotaram o Aalesunds por 1 a 0 e abriram nove pontos de vantagem sobre o Brann na dianteira. O Glimt ocupou a primeira colocação desde a segunda rodada e venceu seus últimos sete jogos. Ninguém conseguiu acompanhar mesmo o seu passo.

O Bodo/Glimt mantém a fórmula sucesso de temporadas recentes, mesmo que alguns jogadores importantes tenham deixado o clube. O técnico Kjetil Knutsen segue à frente dos aurinegros desde 2018, apesar das propostas de clubes maiores da Europa. Já o atacante Amahl Pellegrino foi incrivelmente efetivo na campanha, com 23 gols e 14 assistências em 27 aparições. Outros destaques foram o centroavante Faris Moumbagna e o meia Albert Gronbaek, entre as principais revelações recentes do Raio. Também contribuíram referências de outras conquistas, como Ulrik Saltnes, Patrick Berg, Brede Moe e Nikita Haikin.

O Bodo/Glimt chegou a 21 vitórias em 28 jogos, com apenas três derrotas. O ataque afiado segue chamando atenção, com 74 gols, de longe o melhor do campeonato. Este é o terceiro título do Raio no Campeonato Norueguês, todos comemorados nas últimas quatro temporadas – apenas o Molde interrompeu a série, em 2022. A campanha mais dominante ainda é a primeira, quando os aurinegros anotaram 103 gols e somaram 81 pontos, recordes da liga. Ainda assim, a recuperação do troféu em 2023 também é emblemática, com a segunda melhor campanha do período. Continua sendo um time para se tomar cuidado nas preliminares da Champions.

A disputa no Campeonato Norueguês agora se concentra ao redor das vagas na Conference, com três times na luta por dois lugares: Brann, Tromso e Viking. Já na metade inferior da tabela, o Aalesund está rebaixado. Valerenga, Stabaek, Sanderfjord e Haugesund correm riscos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo