Mais letal, Holanda transforma pressão da Escócia em goleada
Holanda sofreu e levou duas bolas na trave, mas mais competente nas finalizações, Oranje consegue goleada frente a Escócia jogando em Amsterdã
A Holanda sofreu mais do que o necessário, mas no fim, foi muito mais competente e letal do que a Escócia para golear na Johan Cruyff Arena, em Amsterdã, por 4 a 0. Na partida, ocorrida nesta sexta-feira (22) em amistoso preparatório para a Eurocopa, Tijjani Reijnders, Georginio Wijnaldum, Wout Weghorst e Donyell Malen fizeram os gols da Oranje na partida, que teve um resultado injusto com base no que foi o primeiro tempo.
Depois de um duro jogo em casa, a Holanda terá outro importante desafio já na próxima terça-feira (26). A Oranje irá até Frankfurt, onde irá encarar a Alemanha, em outro amistoso preparatório para a Eurocopa. Já os escoceses poderão mostrar diante de sua torcida o motivo de terem garantido uma vaga na competição europeia. Também na terça-feira, a seleção receberá a Irlanda do Norte no Hampden Park, em Glasgow.
Paciência fez a diferença
Quem vê o placar não imagina o sufoco que a Holanda tomou no início. Com um time bastante rejuvenescido, com Geertuida, Wiefer, Simons e Frimpong entre os titulares, a equipe sofreu bastante para chegar à área adversária. Koeman insistiu para que seu time construísse jogadas a partir do meio de campo, o que foi aproveitado pela Escócia, que, ao mesmo tempo, impedia a Holanda de desenvolver seu estilo no campo de ataque pela forte defesa.
Os riscos quase fizeram a Holanda sair atrás do placar. Gilmore avançou pelo lado direito sem marcação e cruzou. Christie veio do meio de campo e cabeceou firme, mas bem postado, Flekken espalmou antes da bola ainda bater no travessão, aos 17 minutos.
Porém, foi a seleção anfitriã que abriu o placar, sendo fiel à proposta de Koeman. Trabalhando a bola de um lado para o outro com muita paciência, Gakpo tocou para Reijnders. E na primeira finalização da Oranje na direção do gol, o volante do Milan acertou um lindo chute de fora da área no ângulo do goleiro Gunn, fazendo um golaço, aos 40 minutos. E assim, após sofrer bastante, a Oranje foi para o intervalo com uma leve vantagem.
Oportunidades aumentam com jogo mais aberto
Se o primeiro tempo foi de muita paciência, Holanda e Escócia fizeram uma etapa final muito mais vertical. Logo aos 5 minutos, Depay quase ampliou. Dentro da área, ele conseguiu girar em cima de Hendry, e bateu no contrapé. Mas Gunn, atento, fez uma defesa excepcional. A Escócia teve a chance de empatar e pôr fogo de vez no jogo aos 15 minutos. Wieffer errou na saída de bola e deixou Shankland na cara do gol. O atacante até deslocou Flekken, mas seu chute bateu no travesso e saiu. E quem não faz, toma.
Aos 27 minutos, a Holanda ampliou a vantagem. Gakpo recebeu passe na ponta esquerda e foi para cima de Patterson. Após tirar a bola do ângulo do lateral, o jogador do Liverpool cruzou para o meio, onde Wijnaldum, que teve a convocação criticada por atuar na Arábia Saudita, apareceu livre para cabecear para o fundo das redes.
O gol deixou o jogo ainda mais aberto. Buscando diminuir o marcador, a Escócia se expôs ainda mais, mas aí entrou o melhor banco de reservas de Koeman. Substituto de Wieffer, Veerman cobrou escanteio na cabeça de Weghorst, que após entrar na vaga de Depay, testou firme para o fundo das redes, aos 39 minutos.
E apenas três minutos depois, foi a vez de outro jogador vindo do banco transformar a partida em casa em goleada. Reijnders viu Malen passando na diagonal e lançou. O atacante do Borussia Dortmund ganhou de dois zagueiros e tocou sutilmente por cima de Gunn para dar números finais à partida. Quem viu o primeiro tempo não imagina o que virou a etapa final.