Europa

Luan Peres amplia a colônia brasileira no Fenerbahçe, num momento de reconstrução da zaga

Luan Peres é o quarto reforço brasileiro do Fenerbahçe nesta janela de transferências - ao lado de Arão, Lincoln e João Pedro

O Fenerbahçe já experimentou sua primeira grande decepção da temporada, eliminado na segunda fase preliminar da Champions League. Os Canários perderam pênalti, tiveram jogador expulso e desperdiçaram um caminhão de gols, sucumbindo diante do esfacelado Dynamo Kiev durante a prorrogação em Istambul. Apesar do amargor, o Fener tem um projeto para tocar com Jorge Jesus. E continua buscando alternativas no mercado de transferências. Luan Peres é a novidade desta quinta, ampliando a legião brasileira. O zagueiro custa €4,5 milhões junto ao Olympique de Marseille.

Luan Peres viveu o grande momento de sua carreira no Santos, após uma curta passagem pelo Club Brugge. Já o Olympique de Marseille contribuiu para a sua afirmação na Europa. O defensor fez uma temporada positiva no Vélodrome, sob a confiança de Jorge Sampaoli. Muitas vezes precisou atuar improvisado como lateral esquerdo, mas se manteve como titular dos celestes. Todavia, a mudança no comando do OM diminuiu o moral do brasileiro. Vai se reencontrar com outro velho conhecido da Série A, ao ser pedido por Jorge Jesus.

Luan Peres é o quarto brasileiro a reforçar o Fenerbahçe nesta temporada. Jorge Jesus buscou Willian Arão no Flamengo. Também apostou em João Pedro, grande destaque do Cagliari, que tem cidadania italiana. Já em Portugal, um investimento interessante é no ex-gremista Lincoln, que vem de boa temporada com o Santa Clara. Ainda vale mencionar Gustavo Henrique, outro flamenguista próximo de um acerto. Em contrapartida, Luiz Gustavo se despediu dos turcos e vai defender o Al Hilal na próxima edição do Campeonato Saudita.

Diante da possível contratação de Gustavo Henrique, Luan Peres poderá se reencontrar com o antigo companheiro de Santos e ter uma facilidade na adaptação. O Fenerbahçe precisará repensar seu miolo de zaga, por conta das perdas. O ótimo Kim Min-jae saiu valorizado ao Napoli, por €18 milhões. Além disso, os Canários admitem a saída de Attila Szalai, outro excelente jogador da linha defensiva. Com a eliminação na Champions, a diretoria deve considerar as propostas que já chegaram pelo húngaro, numa maneira de compensar as perdas financeiras do fracasso.

O Fenerbahçe permanece nas preliminares da Liga Europa e, na atual condição, vai jogar pelo menos a Conference. Enquanto isso, tenta encerrar um incômodo jejum no Campeonato Turco que se desenrola há oito anos. Jorge Jesus claramente tem carta branca da diretoria para trazer quem quiser e se cercar de jogadores que conhece de perto. Entretanto, mesmo com essa liberdade na última passagem pelo Benfica, o comandante não se deu bem. A queda precoce na Champions até repete o roteiro.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo