Europa

Lokomotiv Astana leva a Supercopa do Cazaquistão

E tem time levantando taça pelos lados do leste europeu. No jogo único da Supercopa do Cazaquistão, Tobol Kostanay e Lokomotiv Astana se enfrentaram e o time de Astana levou a melhor, fechando o placar em 2 a 1, no primeiro jogo do ano no país.

O atual campeão da Copa do Cazaquistão teve certa dificuldade para bater o campeão da Premier League do país, mas mesmo assim levantou a taça.

O Lokomotiv saiu na frente com Bugaev, aos 15 minutos do primeiro tempo. Justamente quando estava melhor, o time de Astana viu o seu capitão, Andrei Karpovich, sair de campo lesionado. E o time acusou o golpe, quando Kislitsyn empatou a partida, aos nove minutos da etapa final.

Porém, o mesmo Kislitsyn cometeu pênalti sobre Rozhkov. Na cobrança, novamente Bugaev, marcou e colocou o Lokomotiv na frente do placar. Com o gol, o Tobol saiu em busca do empate, mas não conseguiu a igualdade, inclusive tendo um tento anulado por impedimento.

Apesar do título, o Lokomotiv nem terá tempo para comemorar, já que neste final de semana começa a a temporadaa 2011 da Premier League. O campeão enfrenta o Zhetysu, enquanto o Tobol afoga as mágoas diante do Ordabasy,

Albânia: Trabalho na base

Enquanto o Flamurtari festeja o título de campeão nacional, a Associação de Futebol da Albânia (FShF) trabalha fora dos campos para aumentar a popularidade do futebol no país.

A meta da FShF é dobrar o número de equipes de base e de jogadores até 2014. Para isso, com o apoio da Uefa, estão sendo construídos diversos campos com grama artificial por toda a Albânia.

Além disso, a associação está negociando com colégios para criar várias competições locais e regionais entre as crianças. Na outra ponta, será criado o primeiro torneio na Albânia para jogadores com mais de 35 anos.

Andorra: Final anunciada

A briga pelo título da Primera Divisió de Andorra está repleta de emoções. Com dois tropeços, diante de FC Lusitans e do FC Santa Coloma, o UE Sant Julià deixou escapar a liderança faltando apenas duas rodas para o fim do campeonato.

Com isso, o FC Santa Coloma assumiu o posto mais alto, com 43 pontos, seguido do UE Sant Julià com 41. Fora da briga estão FC Lusitans, com 34, e UE Santa Coloma, com 30.

O FC Santa Coloma já pode ser campeão na próxima rodada, caso vença o UE Santa Coloma e o UE Sant Julià não vença o FC Lusitans. Se os dois vencerem, a última rodada será uma verdadeira final, com as duas equipes se enfrentando para decidir o título.

Armênia: Brasileiros com a mira apontada para o FC Pyunik
A partir deste final de semana, sete equipes da Armênia saem em busca de um feito quase inédito na era pós-União Soviética: não deixar o FC Pyunik ser campeão.

A explicação é simples. Desde 1992, o FC Pyuniki foi campeão nacional em 12 oportunidades, sendo que de 2001 para cá, só o time de Yerevan levantou a taça.

Para a indigesta missão de acabar com a mesmice na Armênia, estão cotados principalmente o FC Ararat, o FC Banants e o FC Mika.

O FC Banants conta em seu elenco com dois brasileiros, desconhecidos no país de origem, mas com passagens pelo leste europeu: Eduardo dos Santos e Webert da Silva, ou simplesmente Du Bala e Beto, respectivamente.

O primeiro, atacante, já completou 30 anos e iniciou a carreira em Limeira, com passagens ainda na base pelo Bangu. Antes de rumar para a Europa, jogou pelo Vitória. No velho continente, defendeu três times da Bulgária (Belasitsa, Litex e Slavia). E desde o ano passado foi contratado pelo FC Banants, onde já marcou 11 gols.

Já Beto é meio campo e tem 24 anos. No Brasil só jogou pelo Social de Minas Gerais, antes de partir para a Europa, onde seguiu os passos de Du Bala. Os dois jogaram juntos no Belasitsa e no Slavia. Beto ainda teve uma rápida passagem pelo Montana, também da Bulgária, antes de chegar ao FC Banants na temporada passada.

Azerbaijão: Contagem regressiva para a fase final

Na Premier League do Azerbaijão, tudo definido para a fase a final da competição. Os seis classificados começam a se enfrentar na semana que vem. Pelo formato do campeonato, os pontos conquistados na primeira fase são levados para a sequência.

E quem saiu na frente foi o Neftchi Baku, que somou 48 pontos. Apesar disso, tem na cola o Khazar Lenkoran, que está a apenas um ponto do líder. Correndo por fora estão Garabagh Agdam (42), Inter Baku (40), AZAL PFC Baku (36) e FK Baki (33).

Belarus: BATE Borisov fora da Liga Europa

O sonho do BATE Borisov de avançar às oitavas de final da Liga Europa acabou com o empate sem gols no jogo de volta, contra o Paris Saint-Germain. Como havia empatado a primeira partida em Minsk, por 2 a 2, a equipe francesa se classificou pelo critério de gols fora de casa.

Com a eliminação, o BATE Borisov agora tem pela frente a preparação para a Vysshaya Liga 2011, que começa somente em abril. Enquanto isso, Shakhtyor Soligorsk e o Dínamo Minsk, já estão correndo para quebrar a hegemonia do BATE na competição nacional.

Estônia: Flora inicia o ano em busca do bicampeonato

No ano passado, o Flora quebrou a escrita de quatro anos do Levadia, e levantou a taça na Meistriliiga, a liga estoniana de futebol. A temporada 2011 já começa neste fim de semana, e o atual campeão não quer deixar o Levadia voltar a dominar a competição. Além dos dois, correm por fora o Trans, o Kalju e o Sillamäe Kalev.

Liechtenstein: FC Vaduz quer voltar à primeira divisão da Suíça

A parada da segunda divisão da Liga Suíça foi prejudicial ao principal time de Liechtenstein. Antes da paralisação, o FC Vaduz tinha sete pontos de vantagem para o segundo colocado, o Lausanne-Sport, e agora vê o vice-líder FC Lugano se aproximar, a apenas dois pontos.

No início do returno, o FC Vaduz tropeçou justamente no FC Lugano, perdendo por 2 a 1, e depois venceu o FC Locarno. Como tem um jogo a mais, o time de Liechtenstein pode ver o FC Lugano assumir a liderança na próxima rodada. De qualquer forma, o FC Vaduz segue na luta para voltar à elite do futebol suíço.

Luxemburgo: F91 Dudelange com a taça quase na não

Só um milagre tira o título BGL League do F91 Dudelange. Com 46 pontos em 17 rodadas, a equipe tem uma campanha praticamente irretocável, com apenas uma derrota e um empate. Com isso, já abriu 15 pontos para o vice-líder FC Differdange 03, que só vê o primeiro colocado se distanciar cada vez mais.

Para sacramentar o título, o F91 Dudelange precisa vencer cinco dos nove jogos restantes. Dependendo dos resultados dos times que estão na sequência, a taça pode vir ainda mais cedo.

Moldova: FC Dacia Chisinau quebra hegemonia de uma década do FC Sheriff

Tem campeão também na Moldova. E um campeão inédito. O FC Dacia Chisinau não apenas levantou a taça pela primeira vez, como também acabou com uma sequência de dez títulos do FC Sheriff.

O título veio com uma rodada de antecedência, com a vitória sobre o FC Olimpia B?l?i por 2 a 1. De momento, o FC Dacia Chisinau soma 58 pontos, quatro a frente do FC Sheriff.

A campanha foi bastante convincente, com 17 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Venceu a regularidade, já que o vice-líder teve o melhor ataque e também a defesa menos vazada.

Na última rodada, apenas cumprindo tabela, o campeão recebe o FC Nistru Otaci, que briga para não cair.

San Marino: Agora é para valer

Os playoffs do Campionato Sammarinese estão chegando. Com os três classificados de cada grupo já definidos, todas se enfrentam para definir o campeão. No grupo A passaram Pennarossa, Cosmos e La Fiorita. No grupo B avançaram Tre Fiori (atual bicampeão), Murata e Tre Penne. os playoffs começam neste final de semana.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo