Liga Europa

O Leipzig precisou buscar o prejuízo duas vezes num animado empate contra a Real Sociedad

A Real Sociedad atuou de maneira defensiva e, ainda assim, teve a vantagem em dois momentos distintos na Alemanha

A Liga Europa ganha peso nesta temporada e os mata-matas começaram com diversos embates interessantes. Um deles reunia RB Leipzig e Real Sociedad, que protagonizaram um jogo movimentado e bom de se assistir na Red Bull Arena. Os bascos adotaram uma postura mais contida, mas aproveitaram suas raras chances e estiveram duas vezes em vantagem. Os alemães precisaram botar pressão para buscar o prejuízo e ainda contaram com uma ajuda da arbitragem, embora tenham esboçado uma virada no final. O placar de 2 a 2 deixa tudo aberto para o reencontro na Reale Arena, que definirá o classificado às oitavas de final.

A partida começou num ritmo alto e o gol não demorou a sair, aos oito minutos. Melhor para a Real Sociedad, que aproveitou a sobra de um escanteio e mandou a bola de novo para a área. Diego Rico cruzou e Robin Le Normand apareceu livre no segundo pau para concluir, com desvio na marcação. O Leipzig não demorou a botar pressão e a jogar os bascos contra a parede. Angeliño e Christopher Nkunku eram dois nomes muito ativos, e o empate partiria de ambos. Aos 30, Angeliño cruzou com perfeição e Nkunku estava bem posicionado para definir de cabeça, sem nem pular. A reta final da primeira etapa seguiria na mesma toada, com os espanhóis contidos e os alemães em cima pela virada.

O cenário não mudou tanto no segundo tempo, com o Leipzig mantendo a posse de bola. Porém, a Real Sociedad conseguiu encaixar melhor seus contragolpes e voltou a finalizar depois de mais de 50 minutos sem um arremate sequer. Após um escanteio, Portu esteve a ponto de marcar aos 16, mas foi bloqueado por Benjamin Henrichs em cima da linha. Porém, na revisão do lance, ficou claro que Josko Gvardiol desviou a bola com a mão ainda no cruzamento. Pênalti, convertido com segurança por Mikel Oyarzabal.

O Leipzig voltou a aumentar sua intensidade e o goleiro Mat Ryan começou a aparecer. A entrada de Dominik Szoboszlai seria decisiva, embora o empate tenha saído de um pênalti bem discutível sofrido pelo húngaro. Apesar do contato mínimo, se é que houve, Szoboszlai se jogou na área e o VAR não revisou. Emil Forsberg tratou de converter na marca da cal e deixar tudo igual aos 37. Durante os minutos finais, os Touros Vermelhos provocaram um abafa pela virada. André Silva teria um gol anulado por impedimento aos 43 e Mat Ryan salvou a Real Sociedad, especialmente num lance diante de Henrichs já nos acréscimos.

O empate é um bom negócio para a Real Sociedad, não apenas pela chance de decidir em casa, como também pela forma como o Leipzig foi mais ofensivo. Os bascos, além do mais, têm razão para reclamar da arbitragem – embora o empate dos alemães se desenhasse e fosse merecido.

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/event/10011707/lineups/embed" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/rb-leipzig-real-sociedad/zgbskCo" target="_blank" rel="noopener">RB Leipzig - Real Sociedad Live Score</a></div>

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo