Após casos de COVID-19, Slovan Bratislava e Prishtina são eliminados de competições europeias por WO

A Uefa, como o Brasil, está descobrindo as dificuldades de organizar um torneio que exige diversas viagens entre regiões com controles distintos da pandemia de coronavírus. O Slovan Bratislava, da Eslováquia, e o Prishtina, do Kosovo, estão fora da Champions League e da Liga Europa, respectivamente, após suas partidas de fases preliminares terem sido impedidas de acontecerem pelas autoridades locais por causa de testes positivos para COVID-19.
O Bratislava deveria enfrentar o KÍ Klaksvík, das Ilhas Faroe, fora de casa, em jogo único, pela primeira fase preliminar da Champions League, em 19 de agosto, quarta-feira da semana passada. O elenco havia testado negativo antes de sair da Eslováquia, mas um membro da delegação testou positivo nas Ilhas Faroe e as autoridades locais decidiram colocar todo o time eslovaco em quarentena.
A pedido do Bratislava, a partida foi adiada para o dia 21 de agosto, sexta-feira. Para disputá-la, de acordo com a regulação da Uefa para a temporada 2020/21, o clube deveria apresentar uma nova lista de jogadores com testes negativos. No entanto, um jogador desse segundo grupo apresentou dois testes positivos para COVID-19 em sequência, e a partida não pode ser disputada.
Em um comunicado, o diretor-geral do Bratislava, Ivan Kmotrík Jr., afirmou que o clube havia cumprido todos os requisitos do protocolo da Uefa e que tinha a disposição jogadores o suficiente para fazer o jogo. No entanto, é bom pontuar que foi uma decisão das autoridades de Ilhas Faroe que inviabilizou a partida ao colocar todo o elenco eslovaco em quarentena.
O Órgão de apelação da Uefa, nesta segunda-feira, declarou que a partida foi abandonada pelo Slovan Bratislava e classificou o KÍ Klaksvík à próxima fase com uma vitória por 3 x 0, por WO. O diretor do Bratislava afirmou que toda a delegação que viajou às Ilhas Faroe testou negativo ao chegar à Eslováquia e apontou decisão “discriminatória” das autoridades locais de colocar o time inteiro em quarentena sem permitir a realização de novos testes.
“Os resultados apenas confirmam nossa opinião de que as autoridades das Ilhas Faroe, de maneira proposital e injusta, nos impediram de jogar”, disse, em comunicado no site do Bratislava. “Os resultados mostram que se nosso pedido para testar a delegação fosse acatado, os jogadores teriam dado negativo e poderiam disputar o jogo”.
Algo parecido aconteceu com o Prishtina. Todos os testes deram negativos antes da viagem para Gibraltar para enfrentar o Licoln Red Imps, mas diversos jogadores apresentaram resultados positivos ao chegarem ao local da partida inicialmente marcada para terça-feira, 18 de agosto. O jogo da primeira fase preliminar da Liga Europa foi adiado sábado, dia 22, e gerou uma situação inusitada.
De acordo com regras especiais do regulamento da Uefa, se menos de 13 jogadores estiveram disponíveis para a partida por causa da COVID-19, o jogo pode ser adiado, e o clube poderá apresentar jogadores que não estão registrados na Uefa, mas que estejam filiados à sua respectiva federação nacional. Após o adiamento, o Prishtina fez um apelo aos outros clubes do Kosovo para tentar reunir um elenco de 20 para o jogo contra os gibraltinos.
Lincoln Red Imps vs Prishtina will happen.
No player who visited GIB few days ago will be allowed to travel again.
Prishtina is seeking to gather 20 new players from all around #ISLK clubs.
📰 Prishtina’s official confirmation in ALB 🇦🇱⬇️ pic.twitter.com/u1swcBno8s
— Kosovan Football 🇽🇰 | 😷 (@kosovanfooty_EN) August 19, 2020
A empreitada foi bem sucedida. “O Prishtina agradece os times Feronikel, Llapi, Trepca 89, Flamurtar, Balkans, Drenica e Vushtrri, que ajudaram o Prishtina com urgência. Desde que fomos admitidos à Uefa, o Prishtina recebe uma reação muito positiva dos times da nossa nação porque o sucesso na Europa ajuda todo o futebol do Kosovo”, afirmou o clube, em uma nota no Facebook.
Acontece, porém, que oito jogadores desse segundo grupo também apresentaram testes positivos para a doença derivada do coronavírus, e as autoridades e Gibraltar decidiram colocar toda a delegação do Prishtina em quarentena. O jogo não foi realizado no último sábado, e a Uefa também decretou WO, com vitória por 3 a 0 e classificação para o Lincoln Red Imps.
Aqui os comunicados que confirmam as eliminações de Slovan Bratislava e Prishtina. pic.twitter.com/NnDCsufTno
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) August 24, 2020
Com esses dois jogos, são três até agora cancelados nas fases preliminares das competições europeias, após o Drita, também do Kosovo, ter levado WO, contra o Linfield, da Irlanda do Norte, o que tem sido um enorme desafio que tende a ficar pior para a Uefa.
Porque por mais que a pandemia esteja relativamente controlada em alguns países da Europa, viagens entre países em situações diferentes, que aplicam protocolos diferentes, sempre serão um risco com o decorrer dos torneios, e ela acaba ficando sujeita, com razão, às decisões das autoridades locais. O que acontecerá quando os clubes grandes entrarem na competição?
.