Conference LeagueEuropaLiga Europa

Liga Europa e Conference definem os confrontos da última etapa qualificatória, que determinarão os classificados à fase de grupos

Nesta quinta-feira recheada de partidas pelas competições continentais, diversos clubes de peso definiram seus destinos

A quinta-feira guardou diversas partidas decisivas ao redor da Europa, com a realização dos jogos de volta da terceira fase preliminar na Liga Europa e na Conference League. As duas competições definiram os participantes da quarta etapa qualificatória, a última antes da fase de grupos. Na Liga Europa, os 20 sobreviventes deste momento já sabem que garantiram presença na temporada continental, pois os perdedores dos 10 embates serão repescados à fase de grupos Conference. Já na Conference, não existe tal garantia, com apenas os vencedores dos 22 confortos seguindo em frente à edição inaugural do novo torneio da Uefa. Os jogos da última fase preliminar acontecerão nas duas próximas semanas. Abaixo, um resumo do dia nas duas competições:

Liga Europa

Pela Liga Europa, as maiores surpresas ocorreram na Rota dos Campeões. Uma delas foi o Alashkert. O clube armênio despachou o Kairat Almaty, de Vágner Love. Dentro de casa, o Alashkert garantiu a vitória por 3 a 2 na prorrogação. Outro clube de ligas menos tradicionais a pintar na fase seguinte é o HJK Helsinque – que já disputou fase de grupos de Champions e Liga Europa no passado. Os finlandeses fizeram 3 a 0 no Neftchi Baku, do Azerbaijão. Já os eslovenos do Mura superaram o Zalgiris dentro da Lituânia, por 1 a 0, para avançar. Omonia Nicósia e Slovan Bratislava já tinham se classificado na Rota dos Campeões durante a última terça.

Já na Rota da Liga, os clubes mais tradicionais prevaleceram. O Celtic se refez da decepção na Champions, ao atropelar o Jablonec, ganhando por 3 a 0 em Parkhead nesta quinta. O Galatasaray também melhorou seus ânimos com os 4 a 2 sobre o St. Johnstone na Escócia. E o Rapid Viena perdeu para o Anorthosis Famagusta no Chipre por 2 a 1, mas ainda assim avançou, graças aos 3 a 0 na ida.

A última fase preliminar da Liga Europa ficou com os seguintes confrontos. Não há mais diferenciação entre Rota dos Campeões e Rota da Liga, com os times misturados. Os clubes eliminados destes duelos ainda serão repescados para a fase de grupos da Conference. Confira:

Randers-DIN x Galatasaray-TUR
Rapid Viena-AUT x Zorya Luhansk-UCR
Celtic-ESC x AZ-HOL
Fenerbahçe-TUR x HJK Helsinque-FIN
Mura-ESL x Sturm Graz-AUT
Omonia-CHP x Royal Antuérpia-BEL
Olympiacos-GRE x Slovan Bratislava-ESQ
Rangers-ESC x Alashkert-ARM
Slavia Praga-TCH x Legia Varsóvia-POL
Estrela Vermelha-SER x Cluj-ROM

Conference

A Conference League não possui segunda chance. Os clubes eliminados neste torneio se despedem da temporada europeia de uma vez por todas. E o caminho se encerrou para alguns azarões, bem como para clubes com seu retrospecto favorável no cenário continental. Molde, Rubin Kazan, Astana, Újpest e Hibernian se concentração nos torneios domésticos a partir de agora. Ao mesmo tempo, acabou o sonho para representantes de ligas menores, como Tórshavn, Breidablik, Velez Mostar, Dinamo Batumi, The New Saints e Prishtina.

Uma das surpresas na próxima fase da Conference é o KuPS, da Finlândia. Pela Rota da Liga, a equipe eliminou o Astana mesmo jogando fora de casa. Depois do empate por 1 a 1 na Finlândia, o Astana chegou a abrir 3 a 1 no Cazaquistão. No entanto, o KuPS virou para 4 a 3 ainda no tempo normal e avançou. Na Rússia, os poloneses do Raków Czestochowa desbancaram o Rubin Kazan. O empate por 0 a 0 prevaleceu na Polônia e também nos 90 minutos em Kazan, até os visitantes buscarem o 1 a 0 na prorrogação.

Já em Luxemburgo, o Fola Esch engrossa a lista de boas campanhas dos representantes do país. Despacharam o tradicional Linfield, com o placar de 2 a 1 repetido nos dois jogos. Merece menção ainda o Riga FC, da Letônia, que aproveitou o caminho facilitado e avançou com os 4 a 1 sobre o Hibernians em Malta, já na prorrogação. Os dois, entretanto, pegaram um atalho pela Rota dos Campeões. Maccabi Haifa, Shamrock Rovers e Bodo/Glimt foram os outros classificados entre os campeões nacionais.

Pela Rota da Liga, ainda vale mencionar os clubes tradicionais que suaram a camisa. O Trabzonspor só eliminou o Molde nos pênaltis, assim como aconteceu com o Partizan Belgrado diante do ascendente Sochi. O Vitesse também teve trabalho na visita ao Dundalk na Irlanda, fazendo 2 a 1, após o empate por 2 a 2 nos Países Baixos. Ainda teve o Paços de Ferreira que perdeu por 1 a 0 diante do Larne na Irlanda do Norte, mas passou pelos 4 a 0 em Portugal. E o Rijeka encerrou a campanha do Hibernian de Edimburgo, com o empate por 1 a 1 na Escócia e a goleada por 4 a 1 na Croácia. Por fim, o Viktoria Plzen só superou o The New Saints de Gales nos pênaltis, dentro da República Tcheca. A lista de clubes tradicionais que permanecem vivos na Conference inclui Hammarby, PAOK, Gent, Basel, Maccabi Tel Aviv, Anderlecht, Copenhague, Feyenoord, Aberdeen e CSKA Sofia.

Na última fase preliminar da Conference, ainda existe uma Rota da Liga e uma Rota dos Campeões. Com isso, até mesmo Gibraltar permanece vivo por uma vaga na fase de grupos. É nesta etapa que entram os times das ligas mais fortes, com destaque ao Tottenham x Paços de Ferreira e ao Roma x Trabzonspor. Assim ficaram os caminhos:

Rota dos Campeões

Zalgiris-LIT x Bodo/Glimt-NOR
Neftchi Baku-AZE x Maccabi Haifa-ISR
Flora-EST x Shamrock Rovers-IRL
Riga-LET x Lincoln Red Imps-GIB
Fola Esch-LUX x Kairat Almaty-CAZ

Rota da Liga

Qarabag-AZE x Aberdeen-ESC
Basel-SUI x Hammarby-SUE
Viktoria Plzen-TCH x CSKA Sofia-BUL
Paços de Ferreira-POR x Tottenham-ING
Rennes-FRA x Rosenborg-NOR
Anderlecht-BEL x Vitesse-HOL
LASK Linz-AUT x St. Johnstone-ESC
Shakhter Karagandy-CAZ x Maccabi Tel Aviv-ISR
PAOK-GRE x Rijeka-CRO
KuPS-FIN x Union Berlim-ALE
Feyenoord-HOL x Elfsborg-SUE
Raków Czestochowa-POL x Gent-BEL
Sivasspor-TUR x Copenhague-DIN
Santa Clara-POR x Partizan-SER
Trabzonspor-TUR x Roma-ITA
Hapoel Be’er Sheva-ISR x Anorthosis Famagusta-CHP
Jablonec-TCH x Zilina-ESQ

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo