Europa

Liga dos Campeões tem novo duelo escandinavo

No duelo nórdico da terceira fase preliminar da Liga dos Campeões, a melhor fase do Rosenborg pesou contra os suecos do AIK. Os noruegueses venceram em Solna por 1×0, com um gol de Markus Henriksen, e em Trondheim fizeram 3×0, com gols de Rade Prica, Vadim Demidov e Mikael Lustig. Agora, os noruegueses encaram outro rival nórdico: os campeões dinamarqueses do FC Copenhagen. O FCK passou pelo BATE Borisov, da Bielo-Rússia, com um empate sem gols em Borisov, e venceu por 3×2 em Copenhague. Os gols do FCK foram marcados pelo brasileiro César Santin, por William Kvist e por Dame N'Doye. Artem Kontsevoy e Pavel Nyakhaychyk descontaram para os bielo-russos.

Já os finlandeses do HJK não resistiram aos sérvios do Partizan. Na partida de ida, em Belgrado, 3×0 para os sérvios, com gols de Ivica Iliev, Sasa Ilic e do brasileiro Cléo. Na volta, 2×1 para o Partizan. Cléo fez os dois gols dos alvinegros de Belgrado, enquanto Mohamed Kamara anotou o gol dos finlandeses.

Enquanto Rosenborg e FCK seguem na liga dos campeões, AIK e HJK foram fazer companhia a outras equipes nórdicas na fase de playoffs da Liga Europa. Os suecos do Elfsborg encaram os italianos do Napoli; os dinamarqueses do Brondby enfrentam o Sporting, de Portugal; o AIK encara o Levski Sofia, da Bulgária; o HJK enfrenta os turcos do Besiktas; e o Odense, da Dinamatca, enfrenta os escoceses do Motherwell. Os vencedores dos confrontos avançam á fase de grupos.

Noruega: Rosenborg folgado na frente

Nada de novo na tabela da Tippeligaen. O Rosenborg, mesmo com a Liga dos Campeões intercalada com o campeonato nacional, segue liderando com folga, e ainda invicto. São 43 pontos em 19 partidas, sendo 12 vitórias e sete empates. Entretanto, o destaque da última rodada foi a goleada do Valerenga, vice-líder, sobre o Start, sétimo colocado: 8×1, e de virada! Solomon Owello abriu o placar para os visitantes, mas Bengt Saternes (2), Bojan Zagic, Andre Muri, Mohammed Abdellaoue (3) e Harmeet Singh (contra) viraram e massacraram para os donos da casa, que fizeram a festa em Oslo. Com os três gols, Abdellaoue – que apesar do nome, é norueguês mesmo – isolou-se na artilharia do campeonato, com quinze gols, quatro a mais que Steffen Iversen, do Rosenborg.

Dois dos últimos campeões e o atual vice-campeão nao passam por grandes momentos na atual temporada. O Stabaek, campeão em 2008, é apenas o 11º, com 24 pontos; o Brann, campeão em 2007, está logo atrás, com 22; e o Molde, vice-campeão ano passado, tem apenas 19 pontos, e só não está na zona de rebaixamento por ter saldo de gols superior ao do Honefoss.

Suécia: Helsingborg lidera e segue o calvário do AIK

Faltam treze rodadas para o fim da Allsvenskan 2010, e o atual campeão AIK está numa rota firme… rumo à segunda divisão. Os aurinegros de Solna ocupam a penúltima colocação do torneio, com apenas 16 pontos, três a mais que o lanterna Atvidaberg. A situação é desesperadora, e a eliminação da Liga dos Campeões diante do Rosenborg atrapalhou ainda mais.

Na outra ponta da tabela, o Helsingborg lidera com certa folga, com 42 pontos, seis a mais que o Malmö.

Finlândia: HJK cada vez mais perto do título

A dez rodadas do fim da Veikkausliiga 2010, o HJK está cada vez mais perto do bicampeonato. O clube de Helsinque lidera com 36 pontos, oito a mais que o Honka, segundo colocado. O clube ainda tem o artilheiro do campeonato, Juho Mäkelä, com onze gols.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo