Europa

Líder na Escócia, único europeu

O Rangers é o líder do Campeonato Escocês, único representante britânico na Liga dos Campeões (aliás, agora na Liga Europa) e vencedor da Old Firm realizada no dia 24 de outubro (os Gers venceram o clássico por 3 a 1). Depois de 14 rodadas da Premier League, a equipe treinada por Walter Smith está com 37 pontos, três a mais que o vice-líder Escocês, Celtic. Ou seja, a vitória sobre os Bhoys no mês passado deu a primeira posição para o Rangers.

Um dos responsáveis pela campanha dos Gers nesta temporada é Kenny Miller. Ele atuou nos 14 jogos do Campeonato Escocês nesta temporada e marcou 18 gols, o que dá uma média de 1,29 gols por partida. Deve-se lembrar que ele balançou as redes duas vezes na vitória por 3 a 1 contra o Celtic no mês passado.

Outro jogador de destaque do Rangers é Steven Naismith, que marcou cinco gols e deu quatro assistências na Premier League. As boas atuações no clube têm rendido a ele convocações para defender a Escócia, bem como a titularidade na seleção.

Na defesa, o experiente David Weir tem dado segurança para a equipe. Sendo o capitão da equipe, ele participou de todos os jogos do Rangers nesta temporada seja em partidas válidas pelo Campeonato Escocês seja pela Liga dos Campeões. Weir, de 40 anos, foi o único jogador dos Gers a não ser substituído em nenhum jogo da Premier League. A equipe conta ainda com o goleiro Allan McGregor, que voltou a ser convocado para o Tartan Army, após um período de suspensão, por indisciplina.

Por enquanto, o elenco do Rangers tem se dado melhor que os rivais Celtic no Campeonato Escocês. Com três pontos de desvantagem, os Bhoys terão que fazer a sua parte caso queiram diminuir a diferença para os Gers, não deixando mais escapar pontos seja nas derrotas seja nos empates. Afinal, alguém acha que Kenny Miller deixará de marcar gol nos próximos jogos?

Já na Liga dos Campeões…

No torneio continental, o Rangers não teve um desempenho bom. Os escoceses não têm mais chances de se classificar para as oitavas de final. Os Gers estão em terceiro no Grupo C com cinco pontos, cinco a menos que o Valencia e oito a menos que o líder Manchester United. O Bursaspor ainda não pontuou. Os Gers foram derrotados por 1 a 0 pelo United no Ibrox, perderam por 3 a 0 para o Valencia jogando na Espanha, empataram em 1 a 1 com os espanhóis jogando no Ibrox, venceram em casa o time turco, pelo placar mínimo, e empataram sem gols com o Manchester United em Old Trafford.

Com a derrota para o Manchester United por 1 a 0 nesta quarta-feira, 24 de novembro, o Rangers foi eliminado da LC. Mas como o lanterna do Grupo C Bursaspor não tem chance de ultrapassar os escoceses, os Gers garantiram vaga na Liga Europa.

No duelo realizado no dia 14 de setembro, por mais que o Rangers tenha conseguido segurar um empate no jogo contra os Red Devils, deve-se levar em conta que os Gers não buscaram criar oportunidades para vencer a partida. Os escoceses só se defenderam. Quando os ingleses estavam no ataque, o Rangers fazia uma defesa com, pelo menos, cinco jogadores. O United teve dificuldades de entrar na grande área, e tentava os passes de longa distância e os chutes de longa distância. Não conseguindo balançar as redes, a partida terminou em 0 a 0.

O jogo contra o Manchester United realizado nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, não era apenas um duelo entre dois times do Reino Unido. A partida valia uma vaga na próxima fase da LC. No Ibrox, o United teve dificuldade para entrar na grande área durante o primeiro tempo. Os Rangers, que foram escalados em um sistema 5-4-1, marcaram os ingleses. Quando um jogador dos Red Devils estava com a bola próxima a grande área dos escoceses, pelo menos cinco atletas dos Gers formavam uma barreira na defesa, dificultando as jogadas adversárias. Os Rangers partiram pouco para o ataque, mas criaram chances reais de gols.

No segundo tempo, o Rangers até contra-atacou mais. O Manchester continuou pressionado até que Wayne Rooney, em cobrança de pênalti aos 42 minutos, marcou o único gol da partida que decretou o fim do Rangers na Liga dos Campeões e o “rebaixamento” dos Gers para Liga Europa. Lembrando que nenhuma equipe britânica (excluindo os ingleses) conseguiu se classificar para a fase de grupos da LE desta temporada. Mesmo sendo eliminada da Liga dos Campeões, o Rangers representarão o Reino Unido no Velho Continente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo