Lewandowski segue imparável e a Polônia conquista resultado fundamental rumo à Copa

Robert Lewandowski atravessa uma fase espetacular pela seleção polonesa. Ok, o centroavante ficou devendo na Euro 2016, marcando seu único gol na queda para Portugal, nos pênaltis. Entretanto, por eliminatórias, o desempenho impressiona. O craque já tinha balançado as redes 13 vezes para colocar seu país na Eurocopa. Agora, no qualificatório para a Copa do Mundo de 2018, a média é ainda mais impressionante. O camisa 9 anotou oito dos 12 tentos da equipe na campanha e está atrás apenas de Cristiano Ronaldo na artilharia. Deixou o seu neste domingo, na importantíssima vitória por 2 a 1 sobre Montenegro, que vale demais no sonho de voltar ao Mundial.
A Polônia fazia o famoso “jogo de seis pontos” em Podgorica. Liderando o Grupo E, visitava o segundo colocado, que poderia igualar a sua pontuação em caso de vitória. No entanto, os poloneses arrancaram o triunfo. Lewandowski abriu o placar no primeiro tempo, com uma ótima cobrança de falta. O empate de Montenegro saiu na segunda etapa, em apagão da defesa, que Stefan Mugosa aproveitou. Já aos 37 do segundo tempo, os visitantes anotaram o gol decisivo. Piotr Zielinski fez ótima jogada e lançou Lukasz Piszczek, que tocou por cobertura, na saída do goleiro.
Olhando para o papel, a Polônia conta com uma seleção digna de figurar ao menos em um segundo pelotão entre as principais da Europa. Possui um goleador nato em seu ataque, além de boas opções em todos os setores. E deu um bocado de sorte no chaveamento das Eliminatórias: embora aparecesse no Pote 3, caiu em um grupo no qual Romênia e Dinamarca vinham em posições superiores no ranking. Desta maneira, o caminho abriu-se. Com 13 pontos em cinco rodadas, os poloneses já abrem seis de vantagem no topo da classificação (a maior entre todas as chaves no momento), com três jogos em casa por fazer. O retorno à Copa do Mundo, após 12 anos, está nas mãos de Lewandowski e seus companheiros.