Europa

Kosovo quer participar das eliminatórias para a Copa de 2014

O presidente da Federação de Futebol do Kosovo, Fadilj Vokri, disse nesta terça-feira que a seleção do Kosovo se prepara para participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, embora as autoridades futebolísticas sérvias tenham qualificado tal possibilidade como improvável.

“Esta é a realidade. Trabalhamos muito para que possamos participar das Eliminatórias para o Mundial do Brasil, e não vejo nada que possa nos impedir de chegar lá”, declarou Vokri, ex-jogador do Partizan e da seleção iugoslava, ao jornal sérvio Kurir.

“O Estado do Kosovo foi reconhecido por 71 países, dos quais a maioria é de grandes potências econômicas e também futebolísticas, que desejam que a nossa seleção seja membro da Uefa e da Fifa”, acrescentou.

O presidente da federação kosovar afirmou que gostaria que seu país ficasse na mesma chave da Sérvia nas Eliminatórias europeias. “Isso reduziria as tensões. O objetivo do futebol é unir pessoas e Estados.”

“Um grande desejo das pessoas do futebol do Kosovo também é jogar um amistoso com a seleção sérvia, e meu desejo é que aconteça no estádio do Partizan, onde vivi os mais belos momentos de minha carreira”, completou Vokri.

A Federação de Futebol da Sérvia (FSS) garantiu que recebeu em várias ocasiões garantias que Kosovo não pode ser admitido no futebol europeu e, por isso, nem na Fifa.

“As Eliminatórias para a Copa do Brasil já começam no segundo semestre de 2012, e é ficção científica a possibilidade que o Kosovo se encontre no sorteio”, declarou o secretário-geral do FSS, Zoran Lakovic, ao Kurir.

A elite política da maioria albano-kosovar proclamou em fevereiro de 2008 a independência do Kosovo, que a Sérvia não reconhece, considerando-o como parte integrante de seu território. (EFE)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo