Europa

Kobenhavn faz história

O Kobenhavn está fazendo história. Num grupo considerado difícil, deixou os russos do Rubin Kazan e os gregos do Panathinaikos para trás, e, com a segunda colocação do Grupo D da fase de grupos da Liga dos Campeões, são o primeiro clube dinamarquês a chegar às oitavas de final do torneio desde que adotaram a nomenclatura e o formato de liga, em 1992.

A vaga veio com uma vitória por 3 a 1 sobre o Panathinaikos, em Copenhague, com gols de Vingaard, Gronkjaer e Cissé (contra) para os dinamarqueses, com Kanté descontando para os gregos. O resultado deixou o FCK com dez pontos, contra seis do Rubin e apenas dois do Panathinaikos. O líder Barcelona ficou com 14.

“Estamos escrevendo a história do clube, o que é fantástico”, diz o capitão da equipe, o meia William Kvist. “Foi sensacional. A partida, a torcida, tudo foi incrível”, parecendo ainda não acreditar no que seu time fez dentro de campo.

Com os comandados de Stale Solbakken liderando a Superliga dinamarquesa com 19 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na parada de inverno, e ainda invicto, agora é hora de uma folga antes de pensar num confronto difícil nas oitavas de final da UCL.

Kvist, que estava no elenco de 2006-2007, quando o FCK também disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões, diz que o elenco agora tem uma personalidade mais evoluída. “Realmente crescemos muito nos últimos anos. O sucesso local gerou mais experiência e transformamos nossos jogos em casa em verdadeiros infernos para os adversários”, diz o volante. Até o poderoso Barcelona sofreu jogando na capital dinamarquesa, apenas empatando em 1 a 1.

Sobre o futuro na UCL, o técnico Solbakken declarou à UEFA que quer evitar um confronto com o Real Madrid, Chelsea ou Manchester United. O treinador considera que o FCK tem mais chances de avançar caso enfrente Schalke 04, Tottenham ou o Shakhtar Donetsk. O outro adversário possível é o Bayern Munique.

Liga Europa: cumprindo tabela

Na próxima semana os dois escandinavos que ainda estão na Liga Europa cumprem tabela na última rodada da fase de grupos. Já eliminados, Rosenborg e Odense enfrentam, respectivamente, Aris (Grécia) e Stuttgart (Alemanha) pelos grupos B e H.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo