Europa

Justiça pune 26 torcedores de Basel e Zürich por briga

A Justiça suíça puniu 26 torcedores de Zürich e Basel nesta quinta-feira. Eles se envolveram em uma briga após uma partida entre as duas equipes em 2006 pelo campeonato nacional. Alguns deles foram condenados à prisão, com pena suspensa, e outros devem pagar uma multa.

Seguindo determinação das leis suíças, nenhum dos envolvidos teve seu nome divulgado. Um homem de 22 anos foi condenado a nove meses de prisão (pena suspensa por quatro anos) por atacar Iulian Filipescu, jogador do Zürich.

“Se alguém não pode ver seu time perder, então não deve ir ao estádio, muito menos ser considerado um torcedor”, afirmou o juiz Lukas Faesch. Na ocasião, o Zürich derrotou o Basel por 2 a 1 e tirou do adversário as chances de ser campeão suíço.

Filipescu marcou o gol da vitória nos acréscimos. O jogo foi disputado no estádio St. Jakob, na Basiléia. Um empate seria o suficiente para o Basel ser campeão. Centenas de torcedores invadiram o gramado e começaram a brigar, em episódio que ficou conhecido como “A Vergonha da Basiléia”.
 

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo