Europa

Iniesta supera Messi e Ronaldo e é eleito o melhor da Europa

A noite de gala do futebol europeu não reservou somente o sorteio da Liga dos Campeões 2012/13. A Uefa aproveitou a ocasião para anunciar o melhor jogador do continente na temporada 2011/12. E o escolhido foi Andrés Iniesta, que superou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na disputa final.

A eleição foi realizada durante o evento. Jornalistas representantes dos 53 países filiados à Uefa fizeram suas indicações na sede da entidade e coroaram o meia do Barcelona. O espanhol venceu de forma apertada, recebendo 19 votos. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi ficaram empatados na segunda colocação, com 17 votos cada.

Esta é a primeira vez que Iniesta recebe o prêmio. Em 2010/11, o meia ficou na quarta colocação, atrás de Lionel Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo. Campeão da Euro 2012 e eleito o melhor jogador da competição, o espanhol disputou 13 partidas pela Fúria na última temporada. Já pelo Barcelona, foram 47 partidas, anotando oito gols e servindo 13 assistências. Com os blaugranas, o jogador venceu a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes.

A lista do prêmio ainda contava com os nomes de outros sete jogadores, eliminados após votação preliminar: Andrea Pirlo (Juventus), Xavi (Barcelona), Iker Casillas (Real Madrid), Didier Drogba (Chelsea), Petr Cech (Chelsea), Radamel Falcao García (Atlético de Madrid) e Mesut Özil (Real Madrid).

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo