Copa da Liga InglesaCopa do ReiEuropaLigue 1

Inglaterra, Espanha, França, Portugal: As manifestações pela Chape em campo nesta quarta

A comoção envolvendo o desastre aéreo com a Chapecoense continuou se manifestando nesta quarta, em rodada repleta de jogos no futebol europeu. As homenagens aconteceram em diferentes estádios, sobretudo nos principais centros da Europa. Algumas das ações mais tocantes contaram com a participação não apenas dos clubes, mas dos próprios torcedores.

Durante a rodada da Ligue 1, as imagens mais marcantes aconteceram no Parc des Princes, durante a goleada do PSG. Outra atitude bem bacana veio do Saint-Étienne. Os Verdes jogaram com dois escudos do lado esquerdo do peito: o próprio e também o da Chapecoense. Jogaram diante de sua torcida, empatando por 0 a 0 com o Olympique de Marseille. Já o líder Nice usou braçadeiras negras, em sinal de luto, durante a vitória por 1 a 0 sobre o Guingamp.

saint

Na Espanha, os clubes disputaram a Copa do Rei e também respeitaram silêncio. O Real Madrid entrou em campo com uma camisa escrita em português ‘Somos todos Chapecoense’ e usou faixas negras no braço. Os merengues golearam a Cultural Leonesa por 6 a 1. O mesmo em Guijuelo 0x6 Atlético de Madrid e Hércules 1×1 Barcelona. Já em Portugal, os torcedores do Sporting ergueram várias faixas pela Chape no Estádio José Alvalade, antes do triunfo por 1 a 0 em cima do Arouca. Os seguidores do Zenit desejaram ‘condolências’ durante a vitória por 2 a 0 sobre o Ufa.

sporting

Na Inglaterra, a mesma postura de tributo nos jogos da Copa da Liga, com um minuto de silêncio. No Emirates, os jogadores do Arsenal estenderam uma pequena faixa verde com a mensagem #ForçaChape durante a homenagem. E a emoção também rolou em Old Trafford. Durante o minuto de silêncio, as câmeras de TV mostraram uma faixa em referência a 1958, ano em que o desastre de Munique atingiu o elenco do Manchester United. Entre os presentes nas arquibancadas estava Bobby Charlton, um dos sobreviventes. Já os torcedores mancunianos tinham uma bandeira alviverde com a inscrição: “Mantenha essa bandeira voando alto”. Os Red Devils golearam o West Ham por 4 a 1, enquanto os Gunners acabaram eliminados pelo Southampton, superados por 2 a 0.

arsenal

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo