Futebol europeu

Igor Paixão, Richarlison e mais: Os brasileiros que podem trocar de clube no último dia de janela da Europa

Brasileiros podem ver futuro definido nas últimas 24 horas da janela de transferências

O mercado da bola europeu chega ao seu último dia, nesta terça-feira (1º), ainda com algumas indefinições sobre o futuro de jogadores brasileiros, que podem trocar de clube para a temporada 2026/27. Por isso, a Trivela detalhou a situação dos atletas nesta reta final da janela de transferências.

Richarlison (Tottenham)

Richarlison quer deixar o Tottenham antes do dia 1º de setembro, prazo em que se encerra o período de transações, e retornar ao Everton. Segundo o “The Athletic”, os clubes teriam chegaram a um princípio de acordo pela venda do jogador.

Richarlison pelo Tottenham
Richarlison pelo Tottenham (Foto: IMAGO / ZUMA Press Wire)

Após quatro temporadas nos Spurs, em que conviveu com oscilações, lesões e a própria busca por encontrar o seu espaço no elenco, o atacante revelou o seu desejo em deixar o clube e regressar à equipe onde viveu o melhor período de sua carreira.

Igor Paixão (Marseille)

Após conquistar espaço no Olympique de Marseille em apenas uma temporada, Igor Paixão não apenas tornou-se uma referência técnica do clube francês, como despertou interesse em equipes da Premier League, como o Sunderland. A proposta dos Black Cats pelo brasileiro, segundo o jornal francês “L'Équipe”, seria em torno dos 35 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões), valor pago pelos franceses para contratá-lo junto ao Feyenoord.

Mesmo com a proposta, o departamento de futebol não quer abrir mão do titular na ponta-esquerda logo no início do ano, especialmente devido a sua importância para o elenco. Ainda na pré-temporada, o brasileiro marcou gols em todos os quatro amistosos e foi a única peça no ataque a não ser substituída na estreia do Marseille.

Igor Paixão após gol do Olympique de Marseille
Igor Paixão após gol do Olympique de Marseille (Foto: Emilian Baldow/Icon Sport))

A indefinição do jogador no clube passa, no entanto, por duas variáveis: o receio do clube de não encontrar um jogador à altura para a função, necessidade de adotar medidas para reduzir os custos do clube e evitar uma punição esportiva por desrespeito às normas do fair play financeiro da entidade europeia.

Entre as soluções está justamente vender seus principais ativos. Nomes como Mason Greenwood, Facundo Medina, Gerónimo Rulli e Pierre-Emerick Aubameyang já foram liberados; porém, ainda é preciso diminuir a folha salarial com a saída de mais três a cinco jogadores importantes.

Morato (Nottingham Forest)

no caso de Morato, o zagueiro entra no radar para reforçar um setor que vive um dilema no West Ham: a defesa. A equipe comandada pelo técnico Nuno Espírito Santo busca no brasileiro a consistência apresentada pelo jogador no Nottingham Forest, onde chegou a ser destaque no ciclo passado principalmente na Liga Europa e foi eleito um dos zagueiros da seleção da temporada.

Mas para além do clube inglês, o zagueiro também entrou no radar da Roma neste mercado e se interessa pela possibilidade de trabalhar com Gian Piero Gasperini. Conforme apurou a Trivela, o objetivo da equipe italiana era contratar o jogador em definitivo. Já no caso dos Hammers, a ideia seria a transferência por empréstimo de um ano, segundo o “The Athletic”.

Morato pelo Nottingham Forest
Morato pelo Nottingham Forest (Foto: IMAGO / Sportimage)

Deivid Washington (Chelsea)

Deivid Washington está no radar do Sevilla após investidas recentes por parte do clube em outros jogadores não se concretizarem. Segundo o jornal “AS”, o clube negocia a contratação do atacante brasileiro, que será comprado pelo Strasbourg junto ao Chelsea, para ser emprestado nesta janela de transferências.

Isso porque, com ​​recursos limitados, o clube espanhol estaria disposto apenas a uma negociação por empréstimo até o fim da temporada.

Deivid Washington em atuação pelo Chelsea (Foto: IMAGO / Action Plus)
Deivid Washington em atuação pelo Chelsea (Foto: IMAGO / Action Plus)

No momento, o principal entrave é o salário: o Strasbourg quer que o Sevilla assuma o pagamento integral, enquanto o clube espanhol deseja dividir os custos. Ainda segundo o “AS”, as negociações para um acordo estão em andamento, com o jogador pressionando para chegar à LaLiga antes do fechamento da janela de transferências.

Igor Júlio (Brighton)

Para Igor Júlio, o último dia da janela de transferências pode trazer um novo destino. O zagueiro do Brighton chegou a ser alvo do futebol brasileiro recentemente, mas se aproxima de fechar uma transferência para o Burnley, que estava na Premier League no último ano e agora disputa a segunda divisão inglesa.

Segundo a apuração da Trivela, caso seja fechado, o negócio deve ser uma venda em definitivo, por aproximadamente 4 milhões de euros (R$ 24,1 milhões). O defensor fechará um contrato de três anos, até 2029.

Igor Júlio, pelo Brighton (Foto: IMAGO / Pro Sports Images)
Igor Júlio, pelo Brighton (Foto: IMAGO / Pro Sports Images)

Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Apaixonada por futebol feminino e esportes olímpicos.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo