Europa

Hearts e Hibernian farão dérbi na final da Copa da Escócia

A Copa da Escócia definiu seus finalistas neste final de semana. E pela segunda vez na história, Hearts e Hibernian farão o dérbi de Edimburgo na decisão. A única vez dos dois na decisão foi na temporada 1895-1896, e o Hearts levou a melhor por 3 a 1.

Para chegar à decisão de 2012, o Hibernian derrotou, neste sábado, o Aberdeen por 2 a 1. Garry O'Connor e Leigh Griffiths anotaram os gols dos Hibs, enquanto Rory Fallon fez o gol do Aberdeen.

Já no domingo, o Hearts derrotou o favorito Celtic também por 2 a 1. Rudolf Skacel abriu o placar para o time de Edimburgo aos dois minutos do segundo tempo. Gary Hooper empatou para os Bhoys aos 42, mas Craig Beattie, de pênalti, deu a vitória ao Hearts nos acréscimos.

As duas semifinais aconteceram no estádio Hampden Park, em Glasgow. A final, no mesmo local, acontece em data a ser definida pela Federação Escocesa.

Na história, o Hearts conquistou o título sete vezes, a última delas em 2006 – quando derrotou o Gretna nos pênaltis, além de ter seis vice-campeonatos. Já o Hibernian tem duas taças, a última em 1902. O alviverde de Edimburgo tem nove vice-campeonatos, o último deles em 2001, quando foi derrotado pelo Celtic.

E o Dérbi de Edimburgo é uma das mais antigas rivalidades da história do futebol. Hearts e Hibernian se enfrentam desde 1875, tendo se enfrentado mais de 600 vezes desde então, incluindo torneios nacionais, locais e amistosos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo