Meteoro da Europa ameaça marca de CR7 e Lewandowski de gols em um ano
Em toda carreira dos centroavantes, o recorde em um ano civil é de 69 gols e um nome em alta pode ultrapassá-los em 2024
Maior talento da última geração ao lado de Messi, Cristiano Ronaldo se tornou um grande goleador a partir de sua ida ao Real Madrid, clube onde fez 60 gols ou mais em quatro anos diferentes. O ápice de tentos em um ano civil, ou seja, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, na carreira de CR7 aconteceu em 2013, quando cravou 69, também contando por Portugal.
Outro artilheiro implacável que travou duelos com o português e o argentino nos últimos anos foi Robert Lewandowski, que igualou o incrível feito do eterno camisa 7 em 2021, fazendo 69 gols em 59 partidas pelo Bayern de Munique e seleção polonesa.
Mas, como diz o ditado “recordes são feitos para serem quebrados“, já aparece um novo fenômeno com a possibilidade de igualar ou quem sabe superar os dois centroavantes: o sueco Viktor Gyokeres, do Sporting.
Gyokeres soma 58 gols e tem mais 8 jogos para empatar ou superar Cristiano Ronaldo e Lewandowski
Uma máquina de gols, o atacante da seleção da Suécia ganha, a cada temporada, mais holofotes. Já em 2023/24, ele tinha sido um dos artilheiros da Europa e na temporada atual segue o nível.
Na última terça-feira (19), o atacante marcou quatro vezes defendendo seu país contra o Azerbaijão pela Nations League. Com isso, somando os tentos pelo clube português e no selecionado sueco, Gyokeres tem 58 gols em 55 partidas (além de 16 assistências) desde 1º de janeiro até hoje.
Ou seja, está a 11 do recorde de Cristiano Ronaldo, ironicamente revelado pelo Sporting que hoje Viktor defende, e Lewandowski.
Para tentar superar os dois artilheiros, o jogador de 26 anos terá mais oito jogos em 2024, nos quais precisaria ter média de 1,3 tento (acima da média do ano de 1,05).
Serão cinco partidas pelo Campeonato Português (Santa Clara, Moreirense, Boavista, Gil Vicente e Benfica), duas pela Champions League (Arsenal e Club Brugge) e uma pela Copa de Portugal (Amarante).
Pode ser difícil, ainda mais por ter que elevar a média de gols que já soma até aqui, mas não impossível por conta de alguns adversários frágeis e a capacidade do centroavante marcar dois gols ou mais em um jogo, feito que repetiu 16 vezes na temporada.
Se for ainda mais ambicioso, Gyokeres pode mirar outros nomes históricos que mais marcaram em um ano civil.
Jogadores com mais gols em um ano civil na história do futebol
Na história do futebol e considerando apenas jogos oficiais, ainda possuem mais quatro jogadores acima de CR7 e Lewa no recorte de gols em um ano.
O líder absoluto e inalcançável é Messi, autor de inacreditáveis 91 gols em 2012 por Barcelona e Argentina. O atacante do Sporting precisaria ter média de 4,1 gols nos jogos que restam em 2024 para se aproximar dele.
O segundo no ranking é o ídolo do Bayern e da seleção alemã Gerd Müller, que marcou 85 em 1972. Na sequência vem Pelé, o Rei do Futebol, cravando 75 em 1958 por Santos e Seleção.
Fecha o top-4 o atacante Romário, que por Vasco da Gama e Brasil balançou as redes 73 vezes no ano de 2000.
O Baixinho parece ser o mais possível da lista para Gyokeres ultrapassar, visto que precisaria marcar duas vezes em cada um dos oito jogos restantes, mesma média que somou nas últimas oito partidas pelo Sporting e Suécia.
- Messi — 91 gols em 2012
- Gerd Muller — 85 gols em 1972
- Pelé — 75 gols em 1958
- Romário — 73 gols em 2000
- Cristiano Ronaldo — 69 gols em 2013
- Lewandowski — 69 gols em 2021