O início incrível de Guirassy na Bundesliga continua: dez gols em cinco rodadas
O Stuttgart assume a liderança provisória sob a inspiração de Guirassy, que está impossível e igualou um recorde de Lewandowski neste início de Bundesliga

Os atacantes começam a Bundesliga em alta. Harry Kane chegou ao Bayern como novo protagonista do campeonato. Victor Boniface vai destruindo pelo Leverkusen, enquanto Loïs Openda gera expectativas no RB Leipzig. Outros como Jonas Wind (Wolfsburg) e Kevin Behrens (Union Berlim) também mantêm uma média de um gol por jogo neste início de campanha. No entanto, ninguém se mostra mais destrutivo que Serhou Guirassy, dobrando as marcas. O que o centroavante do Stuttgart faz é assombroso. São dez gols nas primeiras cinco partidas, igualando o recorde da Bundesliga. Nesta sexta, Guirassy abriu a rodada com dois golaços e ainda uma assistência nos 3 a 1 sobre o Darmstadt na Mercedes-Benz Arena.
Guirassy conseguiu repetir uma marca que só Robert Lewandowski tinha registrado na história da Bundesliga. O polonês marcou dez gols nas cinco primeiras rodadas de 2020/21. O guineense consegue fazer o mesmo pelo Stuttgart. Vale lembrar que, naquela edição, Lewa fechou o campeonato com 41 gols – quebrando o recorde histórico de Gerd Müller, com 40 tentos em 1971/72. A missão para Guirassy é extremamente difícil, mas a matemática permite sonhar.
Guirassy tem sua qualidade conhecida há tempos, mas rodou bastante aos 27 anos. A lista de clubes do centroavante inclui Laval, Lille, Auxerre, Colônia, Amiens e Rennes, além do Stuttgart. A primeira passagem pela Bundesliga não foi muito marcante, com apenas nove gols em 45 jogos pelo Colônia, incluindo um rebaixamento à segunda divisão. Sua produtividade aumentou especialmente quando saiu, no Amiens e no Rennes. Ainda assim, nada comparado a tudo o que vem jogando pelo Stuttgart.
Guirassy foi melhor do que a encomenda na temporada passada, levado por empréstimo pelo Stuttgart. O centroavante anotou gols frequentes desde o primeiro turno, embora seu melhor rendimento tenha ocorrido na reta final, a partir da chegada do técnico Sebastian Hoeness. O artilheiro balançou as redes quatro vezes nas últimas cinco rodadas, levando os suábios aos playoffs contra o rebaixamento. Acabaria salvando a pele do time contra o Hamburgo, com gol e assistência. E o início da nova temporada, além de melhorar as perspectivas do time, vê uma versão sublime do guineense, após ser comprado em definitivo por €9 milhões.
Guirassy estreou com gol e assistência diante do Balingen, pela Copa da Alemanha. Nada comparado ao que faz na Bundesliga. Começou com dois gols na sapatada diante do Bochum. Depois, deixou sua marca na goleada sofrida para o RB Leipzig. O Stuttgart voltou a amassar o Freiburg e o goleador contribuiu com mais dois tentos. Já sua melhor atuação aconteceu na rodada passada, com uma tripleta nos 3 a 1 sobre o Mainz 05. Não é apenas o oportunismo conhecido de Guirassy ou sua qualidade no jogo aéreo, mas também a maneira como vem atuando com leveza e requintes de habilidade. O primeiro gol foi de cavadinha na saída do goleiro e o segundo teve um drible desconcertante no marcador. Já no terceiro, chapelou o zagueiro e encobriu o goleiro de cabeça.
A atuação desta sexta
O Stuttgart inegavelmente melhorou sob as ordens de Sebastian Hoeness, com uma equipe mais agressiva e bem montada. A reação na reta final da temporada passada já foi bastante positiva. Neste início de nova campanha, o futebol apresentado é digno de sonhar com vaga nas copas europeias. Mesmo sofrendo uma inapelável goleada por 5 a 1 contra o Leipzig, o Stuttgart amassou os demais adversários ao longo desse início de caminhada. Ainda é uma amostra pequena, mas bastante animadora.
Guirassy enfatiza essa boa forma coletiva do Stuttgart. O centroavante é quem concentra as chances de gol de seu time, mas não apenas pelas finalizações. O centroavante também oferece muitos passes nos pivôs e nas ultrapassagens, o que foi notável nesta partida contra o Darmstadt. Os gols anotados aumentam a vantagem do guineense na artilharia, claro. Mesmo assim, mais impressionante ainda foi a maneira como ele deixou os companheiros em ótimas condições de marcar. Deu uma assistência, mas poderia ter sido mais.
A partida na Mercedes-Benz Arena, curiosamente, começou com um susto para o Stuttgart. Os suábios estavam no domínio, mas o primeiro gol foi do Darmstadt, aos 17 minutos, num cruzamento rasteiro que Dan-Axel Zagadou mandou contra as próprias redes. A reação pelo menos não demorou. O empate saiu aos 22, com carimbo de Guirassy. Numa bola esticada para a área, o centroavante fez um excelente trabalho de pivô. Dominou e ajeitou para a finalização certeira de Enzo Millot, no fundo das redes. A resposta rápida era fundamental para garantir a tranquilidade dos alvirrubros.
O Stuttgart seguiu em busca da virada. E ela tinha que sair com Guirassy, aos 32 minutos. Foi uma excelente jogada do artilheiro, que girou sobre a marcação na entrada da área e mandou um foguete no alto da meta. A partida seguiu nas mãos dos suábios, mesmo que o time por vezes carecesse de mais ímpeto para resolver logo a parada. No segundo tempo, o melhor trabalho de Guirassy acontecia na criação de jogadas. O atacante chegou a dar uma linda assistência para Chris Führich aos 18, mas o gol acabou cancelado.
Durante a reta final da partida, o Stuttgart se expôs a alguns riscos. A equipe demorou a confirmar o triunfo, com uma boa chance desperdiçada por Deniz Undav após passe de Guirassy. O goleiro Alexander Nübel chegou a fazer uma boa defesa na reta final. Entretanto, a vitória se ratificou mesmo com o auxílio do impossível Guirassy. A frieza extrema do artilheiro se escancarou aos 48: diante do bom passe de Pascal Stenzel, o guineense deu um toque muito leve para tirar o peso da bola e encobrir o goleiro Marcel Schuhen, fechando a conta.
O Stuttgart abre a rodada da Bundesliga na liderança. Os suábios chegam aos 12 pontos, mas podem ser ultrapassados por Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, ambos com dez pontos. O Darmstadt é o vice-lanterna, com só um ponto. Já o fenômeno Guirassy sobra na artilharia com seus dez gols, contra apenas cinco do vice-líder Jonas Wind. Falta apenas um gol para o guineense igualar sua marca total (!) de 11 tentos na campanha passada na Bundesliga. Neste momento, o que ele mira mesmo é a história.