Europa

Guia do Campeonato Irlandês

No último dia 4, começou o Campeonato Irlandês de 2011, que será disputado até 29 de outubro de 2011. Serão dez times na briga pelo título nacional, sendo que o Shamrock Rovers é o defensor da Premier Division. Cada time joga quatro vezes com cada clube, totalizando 36 jogos.

O primeiro colocado não só garante o título como a vaga para a segunda fase preliminar da Liga dos Campeões da temporada 2012/13. Já o vice-líder classifica-se para a segunda fase preliminar da Liga Europa de 2012/13 e o terceiro colocado disputará a primeira fase preliminar da LE de 2013.

Em comparação ao ano passado, a novidade fica por conta da inclusão do Derry City (da Irlanda do Norte), que foi promovido para a elite irlandesa após ser campeão da First Division. O Drogheda United, que foi o lanterna da Premier Division de 2010, era para ser rebaixado, mas não foi porque o Sporting Fingal não conseguiu a licença para disputar o Campeonato Irlandês deste ano.

O Sporting Fingal tinha terminado em quarto lugar na Premier Division de 2010, mas o clube não conseguiu pagar as dívidas, chegando a cancelar todos os contratos dos jogadores. Com isso, os atletas estão livres para negociar com qualquer time. O Sporting Fingal, fundado em 2007, passou a competir na elite do Campeonato Irlandês em 2010. Como conquistou a Copa da Irlanda em 2009, o clube ganhou direito de disputar a segunda fase preliminar da Liga Europa de 2010/11. No confronto com o Marítimo, perdeu os dois jogos por 3 a 2 e foi eliminado da competição europeia.

O Shamrock Rovers e o Bohemians, dois times de maiores tradição no país, continuam sendo os favoritos a levantar o troféu irlandês deste ano. Abaixo, confira uma pequena ficha dos dois clubes.

 

Shamrock Rovers

Nome do clube: Shamrock Rovers Football Club
Estádio: Tallaght Stadium (6.000)
Cidade: Dublin
Ano de fundação: 1901
Site oficial: www.shamrockrovers.ie
Técnico: Michael O'Neill
Títulos do Campeonato Irlandês: 16
Colocação em 2010: 1º

O Shamrock Rovers é o time de maior sucesso na Irlanda, tendo conquitado 16 títulos da Premier Division e 24 FAI Cup, ambos um recorde. O atual campeão irlandês venceu o campeonato de 2010 pelo critério de saldo de gols (23 x 21), já que os arquirrivais Bohemians também terminaram com 67 pontos em 36 jogos.

Em seu elenco, Shamrock Rovers conta com Gary Twigg, que foi o artilheiro do último campeonato com 20 gols e foi considerado pela Liga da Irlanda como o jogador do ano de 2009.

 

Bohemians

Nome do clube: Bohemian Football Club
Estádio: Morton Stadium (12.000)
Cidade: Dublin
Ano de fundação: 1890
Site oficial: www.bohemians.ie
Técnico: Pat Fenlon
Títulos do Campeonato Irlandês: 11
Colocação em 2010: 2º

Os Bohemians tinham vencido a Premier Division em 2008 e 2009. Por pouco eles não conquistaram o título no ano passado. Na última rodada, venceram o Dundalk por 3 a 1, mas o rival Shamrock Rovers conseguiu um empate em 2 a 2 com o Bray Wanderers e ficou com o Campeonato Irlandês de 2010.

Para este ano, o time perdeu os artilheiros Patrick Madden e Jason Byrne, que se transferiram para Carlisle United e Dundalk, respectivamente. Para substituí-los, o clube contratou Anto Flood e o jovem de 21 anos Chris Fagan, que chegou a treinar nos juvenis do Manchester United.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo