Guia da Süper Lig – parte II

O guia da Süper Lig prossegue na coluna Mar Egeu. Agora, apontando os holofotes para os atuais campeões, o Fenerbahçe. E também falando de um dos clubes que tentam se estabelecer como a classe média turca -o Genclerbirligi-, um pequeno -Gaziantepspor- e três clubes que subiram para a priemira divisão turca nesta temporada: Istambul Buyukeshir Belediyespor, Kasimpasaspor e Genclerbirligi Oftasspor.
Fenerbahçe
Comecemos com os holofotes. O clube de Kadikoy ainda vive o ano em que completa o seu centenário (o Fener foi fundado em 1907), e pretende fazer com que esta temporada também seja inesquecível.
A temporada passada foi feliz para os canários amarelos. A conquista do título da Süper Lig no centenário certamente será lembrada com carinho pelos seus torcedores. Porém, a temporada não transcorreu sem que houvessem momentos de paúra em Kadikoy.
Um dos pontos mais baixos da última temporada para os canários amarelos foi a desclassificação da Champions League ainda na 3ª fase eliminatória. A derrota para o Dinamo Kiyv não estava nos planos dos canários, e só ajudou a fazer voltar a ameaça de pesadelo que fora a temporada anterior.
Voltando um pouco mais no tempo, podemos lembrar que o fim da temporada 2005/6 foi um verdadeiro pesadelo para o Fener -e isso ajudou a conturbar ainda mais o início da temporada passada. Perdeu o título da Süper Lig na última rodada para o Galatasaray, e a Copa da Turquia na prorrogação para o Besiktas.
Estas derrotas marcaram o fim de uma era dentro de Kadikoy. Uma larga renovação no elenco de jogadores e uma aposta no comendo técnico foi feita para a temporada do centenário. Zico, o brasileiro que havia levado o Japão à conquista na Copa da Ásia e levou o Japão à Copa, foi o escolhido para substituir o alemão Cristoph Daum.
Porém, o baque da desclassificação para o clube ucraniano, logo no começo da temporada, abalou a moral de um grupo que ainda estava em formação –e com um técnico desacostumado aos altos e baixos do trabalho em um clube. A torcida ainda não tinha esquecido o final de temporada desastroso vivido em 2005/6. E não gostou nem um pouco dos resultados e do desempenho do clube no começo da temporada. Este clima ruim provocou um início de temporada claudicante para o Fener.
Porém, no transcorrer do campeonato, as coisas se acalmaram e os resultados apareceram. Zico pôde mostrar que é capaz de administrar o dia-a-dia mais puxado de um clube, e o Fener acabou a temporada de forma positiva.
Para esta temporada, há a curiosidade em ver como os canários lidarão com a perda de alguns bons valores de seu elenco. Jogadores como o meia-atacante Tuncay Sanli, o lateral Serkan Balci, o defensor Umit Ozat e o goleiro Rustu Reçber. Destes, apenas Rustu não era titular, e isso porque ele havia sofrido uma contusão no final do ano passado. Além disso, outra situação que gera alguma inquietação nos torcedores é como irá se comportar o ganês Stephen Appiah depois de ter negada a sua saída do clube de Istambul durante o mercado de verão.
Claro que as reposições são de bom nível. A grande estrela dentre os que chegam certamente é o lateral Roberto Carlos, que deixou o Real Madrid. Mas nomes como Wederson, Colin Kazin-Richards e Ali Bilgin também devem ajudar a manter a força do elenco amarelo. Mas, sempre fica a dúvida de como estes reforços irão se acertar.
Certamente a torcida dos canários espera uma temporada mais feliz do que a anterior. E uma classificação para a chave de grupos da Champions League parece ser a meta inicial para um ano de comemorações em Kadikoy.
Nome do Clube: Fenerbahçe Spor Kulübü
Estádio: Þükrü Saracoðlu (50.509 pessoas)
Competição continental que disputa: 3ª fase da Champions League (campeão da Süper Lig)
Técnico: Zico
Principal jogador: Alex (M)
Fique de olho: Colin Kazin-Richards (M/A)
Contratações: Wederson (D, Ankaraspor), Roberto Carlos (D, Real Madrid-ESP), Colin Kazim Richards (A, Sheffield United – ING), Ali Bilgin (D, Antalyaspor), Gurhan Gursoy (D, Sivasspor), Ilhan Parlak (A, Kayserispor), Volkan Babacan (G, Istambulspor), Gokhan Gonul (M, Genclerbirligi), Yasin Cakmak (D, Caykur Rizespor)
Jogadores que deixaram o clube: Umit Ozat (D/M, FC Koln/Ale), Serkan Balci (M, Trabzonspor), Tuncay Sanli (M/A, Middlesborough/ING), Rustu Recber (G, Besiktas), Mehmet Yozgatli (D/M, Besiktas), Recep Biler (G, Genclerbirligi Oftas), Olcan Adin (M, Karsiyaka), Kerem Seras (D/M, Istanbul BB), Mahmut Hanefi Erdogdu (D, Orduspor)
Objetivo na temporada: Título da Süper Lig, fase de grupos da Champions League.
Genclerbirligi:
O Genclerbirligi é um dos times da capital Ancara. É o que vem conseguido melhores resultados nestes últimos anos, a ponto de se credenciar a ser parte da classe média turca. Aliás, está é uma das falhas da Süper Lig. Falta à liga turca uma classe média mais forte.
Não há um clube que consiga se estruturar a ponto de sonhar em um campeonato podendo incomodar os três gigantes de Istambul. Em meados da década de 1970, o Trabzonspor ameaçou entrar neste grupo de times que são capazes de surpreender os grandes. Porém, tem sofrido um processo de decadência com o passar dos anos, e não apareceram times em situação semelhante…
Nos últimos anos, porém, o Genclerbirligi parece ter achado este caminho, e pode, no futuro, brigar por uma vaga entre os grandes. Por enquanto, sonha com uma vaga na Uefa -apesar de não ter começado bem, demitindo um técnico (Ersun Yanal, ex-Vestel Manisaspor) dois dias depois de contratá-lo…
Nome do Clube: Gençlerbirliði Spor Kulübü
Estádio: 19 Mayis (19,130 pessoas)
Competição continental que disputa: nenhuma (6º na Süper Lig)
Técnico: Fuat Capa
Principal jogador: Mehmet Çakir (M/A)
Fique de olho: Nicky Carle (M/A)
Contratações: Sedat Yesilkaya (M/A, Ankaragucu), Olgay Coskun (M, Karsiyaka), Savas Esen (A, Alibeykoyspor), Nikola Petkovic (D, Vojvodina – SER), Savas Esen (M, Alibeykoyspor), Nick Carle (A/M, Newcastle Jets – AUS), Marco Zoric (D, FK Banat Zrenjanin – SER), Mustafa Cicek (M, Samsunspor), Tolga Dogantez (D, Çaykur Rizespor), Burhan Beser (A, Diyarbakirspor)
Jogadores que deixaram o clube: Haminu Dramani (A, Dinamo Moscou – RUS), Promise Isaac (M)
Objetivo na temporada: Vaga européia (Copa Uefa ou Intertoto)
Genclerbirligi OFTAS
Graças a uma mudança no regulamento turco, a filial do Genclerbirligi, o Genclerbirligi OFTAS (também conhecido como Oftasspor) estréia na Süper Lig neste ano. O Oftasspor recebeu uma permissão especial para jogar na mesma divisão da matriz (desde que tivesse diretoria própria), porém todos os seus jogadores estão contratualmente ligados à matriz.
Porém, o Oftasspor, diferente da sua matriz, deve ter ambições mais modestas. Caso se mantenha na Süper Lig já será um resultado a ser comemorado.
Nome do Clube: Gençlerbirliði OFTAÞspor
Estádio: Cebeci Ýnönü (15.000 pessoas)
Competição continental que disputa: nenhuma (campeão da Lig.A, promovido à Süper Lig)
Técnico: Osman Ozdemir
Contratações: Alexandar Jevtic (A, Borac – SER), Recep Biler (G, Fenerbahce), Cevher Toktas (Bursa Merinosspor), Volkan Hasancebi (Fethiyespor), Savaþ Esen (Alibeykoyspor), Olcay ve Cihan (Karsiyaka), Kadir Bekmezci (Geel – BEL)
Jogadores que deixaram o clube:
Objetivo na temporada: Se manter na Super Lig.
Istanbul Büyükþehir Belediyespor
O Istanbul Büyükþehir Belediyespor ganhou espaço após a queda do Istambulspor. Fusão de diversos times amadores de Istambul, o IBB também sonha em se manter na Süper Lig. Tem um técnico que ganha notoriedade. Adbullah Avci foi o técnico que levou a seleção turca sub-17 ao título mundial em 2005 e, desde a temporada passada, vem fazendo um bom trabalho pelo IBB.
O clube da Prefeitura de Istambul contratou alguns bons valores neste mercado de verão (o mais famoso deles, pelo menos aqui no Brasil, é o meia uruguaio Orteman, campeão da Libertadores pelo Boca e Olímpia), e pode surpreender -como fez na primeira rodada da liga, ao surpreender o campeão Fenerbahçe. Porém, uma meta factível é vê-los tentando se manter na divisão principal turca.
Nome do Clube: Istanbul Büyükþehir Belediyesi Spor Kulubu
Estádio: Olímpico Ataturk (81.283 pessoas)
Competição continental que disputa: nenhuma (2º na Lig A. Promovido para a Süper Lig)
Técnico: Adbullah Avci
Principal jogador: Sergio Orteman (M/A)
Fique de olho: Kerim Zegnin (D/M/A)
Contratações: Evren Kurkçu (D, Samsunspor), Sancak Kaplan (D, Altay), Gokhan Kaba (Çaykur Rizespor), Caner Altin (Samsunspor), Erman Kilic (D, Elazigspor), Adriano Nascimento (A, Denizlispor), Ilyas Kahraman (M, Antalyaspor), Razundara Tjikuzu (M, Caykur Rizespor), Kenan Hasagic (G, Gaziantepspor), Caner Altin (A, Samsunspor), Kerem Seras (D/M, Fenerbahce), Sergio Orteman (M/A, Boca Juniors – ARG), Marcus Vinícius (D, Corinthians – BRA)
Jogadores que deixaram o clube: Mulayim Erdem (A, Galatasaray), Erkan Ferim (M, Eskiþehirspor), Cafercan Aksu (A, Orduspor), Yigitcan Erdogdu (Orduspor)
Objetivo na temporada: Pode brigar pela metade de cima da tabela.
Kasimpasa
O Kasimpasa é outra incognita. Não se sabe se brigará para não cair ou surpreenderá. Time tradicional de Istambul, leva o nome do seu bairro natal. Tem como torcedor mais famoso o atual primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdoðan (que inclusive batiza o seu estádio). Este fato, somado à incrível trajetória do clube, que subiu da quarta divisão para a primeira em quatro temporadas, levou os adversários a cogitarem o favorecimento do Governo ao clube.
Está de volta à primeira divisão turca depois de 43 anos. Seu técnico, Kadir Ozcan, costumava armar seu time ofensivamente na Lig.A, quando o nível dos adversários era mais baixo. Porém, deve ser mais cauteloso na Süper Lig.
Nome do Clube: Kasýmpaþa Spor Kulübü
Estádio: Recep Tayyip Erdoðan (13.500 pessoas)
Competição continental que disputa: nenhuma (campeão do play-off final da Lig.A, ou 3º colocado. Promovido para a Süper Lig)
Técnico: Kadir Ozcan
Principal jogador: Murat Yildrim (D/M)
Fique de olho: Mehmet Akgun (A)
Contratações: Murat Yildirim (D/M, Ajax-HOL), Mehmet Akgun (Borussia Dortmund-ALE), Barbaros Barut (Essen – ALE), Ali Yetkin (Greutherfurth – ALE), Aytekin Viduslu (M, Ankaragucu), Maumavdov Coulibaly (A, Istres – FRA), Sabri Turgut (A, Sidespor), Andre Moritz (M, Fluminese – BRA), Khalid Sinouh (G, AZ Alkmaar – HOL), Sabri Turgut (Sidespor)
Jogadores que deixaram o clube:
Objetivo na temporada: Não cair para a Lig A.
Gaziantepspor
Já o Gaziantepspor ganhou alguma notoriedade aqui no Brasil nesta semana ao ser citado como exemplo de clube europeu pequeno e inexpressivo pelo respeitado jornalista Paulo Vinícius Coelho no programa Linha de Passe da Espn. Não deixa de ser verdade, apesar do Gaziantepspor já ter vivido bons momentos ainda nesta década (brigou pelo título na temporada 2000/01 e foi eliminado pela Roma na 3ª fase da Copa Uefa 2003/04). Atualmente, porém, o time de Gaziantep vive sérios problemas financeiros -tanto que sua torcida anda em campanha para arrecadar fundos para o clube.
Para esta temporada, não há dúvidas de que o Gaziantepspor lutará contra o rebaixamento. A esperança da torcida reside no jovem técnico Mesut Bakkal, ex-tecnico do Genclerbirligi, que foi contratado pelo clube de Gaziantep. Da série jogadores inesquecíveis de torcidas brasileiras, o atacante mexicano Antônio de Nigris (ex-Santos) é o atacante titular do clube.
Nome do Clube: Gaziantepspor Kulubu
Estádio: Kamil Ocak (17.000 pessoas)
Competição continental que disputa: nenhuma (11º na Süper Lig)
Técnico: Mesut Bakkal
Principal jogador: Cristhian Zurita (M)
Fique de olho: Bekir Irtegun (D)
Contratações: Omer Çatkic (G, Bursaspor), Deumi Armand (D, Thun – SUI), Thomas Sedlak (M, Ruzomberok – ESL), Volkan Arslan (M, Ankaraspor), Ugur Yildirim (A, SC Heerenveen – HOL)
Jogadores que deixaram o clube: Stelian Kirita (D), Sedat Bayraktar (D, Kayserispor), Veysel Çihan (A, Konyaspor), Goksel Akinci (M, Kasimpasa), Kenan Hasagic (G, Istanbul BB)
Objetivo na temporada: Não cair para a Lig A.
O sonho (ou o pesadelo) europeu
Entre os clubes da Grécia ou da Turquia, uma classificação para a fase de grupos da Champions League depende basicamente da sorte. Sorte de encontrar um rival menos poderoso, de estar em um dia mais inspirado, de ter seus jogadores em forma… Enfim, são diversos fatores que podem fazer com que a aventura continental seja mais ou menos feliz para as suas torcidas.
Dentre os times da região classificados para a terceira fase da UCL, quem tem motivos para lamentar a sorte madrasta é o AEK. Os Enosis fizeram investimentos, mostrando que os problemas financeiros são passado –contratando, por exemplo, o ídolo Rivaldo.
Porém, o sorteio colocou os Dikefalos frente ao poderoso Sevilla, bi-campeão da Copa Uefa. No primeiro jogo, sem jogar um grande futebol, foram derrotados por 2 a 0 em Sevilha, o que complica a vida do AEK dentro da competição. Agora, terá que bater os sevillanos por três gols de vantagem, ou então repetir o resultado e brigar pela vaga na fase complementar da partida.
Já os clubes turcos tiveram mais sorte. Pegaram times de fora dos grandes centros, e tiveram bons resultados na primeira perna da fase. O Fenerbahçe não teve vida fácil. Jogou em casa e não conseguiu abrir uma grande vantagem sobre o Anderlecht-BEL, vencendo pela contagem mínima. Porém, não sofreu gols em casa, o que é um fator que pode ser considerado uma vantagem neste tipo de enfrentamento.
O Besiktas, por sua vez, jogou fora de casa e alcançou um empate contra o Zurich-SUI. Poderia ter sido melhor se tivesse conseguido sustentar a vitória por um gol, que teve até o finzinho do jogo. Porém, as águias negras não suportaram a pressão suíça, e, aos 52 minutos do segundo tempo, permitiu o gol de empate.
Porém, apesar de todas as lamentações pelo resultado final, as águias negras levam a vantagem de um empate sem gols para o estádio Besiktas Inonu (palco da confusão entre turcos e suíços na Eliminatória para a Copa 2006).
A rodada de volta da Champions League será nos dias 28 e 29 de agosto.
Curtas locais:
Turquia:
– A Süper Lig turca começou com alguns resultados surpreendentes. Não apenas a derrota dos campeões Fenerbahçe para o Istambul BB por 2 a 0, mas também a derrota da matriz Genclerbirligi para o Genclerbirligi Oftas por 2 a 1.
– Os outros grandes conseguiram manter o favoritismo. O Galatasaray goleou o Çaykur Rizespor (4 a 0), e o Besiktas venceu o Konyaspor (1 a 0).
– O jogo entre Trabzonspor e Sivasspor não acabou. Uma falta violenta do egipcio Ayman Abdelaziz no israelense Pini Balili, aos 46 do segundo tempo, provocou uma verdadeira confusão no estádio Hüseyin Avni Aker, em Trabizonda. O mandante vencia o jogo pela contagem mínima. A imagem da falta está neste link.
http://www.youtube.com/watch?v=Qytpzu-LMXM&mode=related&search=
– O árbitro foi condescendente com a violenta entrada de Abdelaziz. Mas nada que justificasse a confusão que se viu depois, quando o jogo já estava sendo reiniciado -com jogadores batendo boca em campo.
– Como não bastasse, este clima ruim passou para as arquibancadas. Alguns torcedores, sem outro motivo aparente, invadiram o campo para agredir os jogadores do Sivasspor.
– Sem condições de segurança, a partida foi cancelada. A TFF (Federação Turca) decidirá o desfecho da partida. Mas a tormenta do Mar Negro não deve escapar de uma punição.
– A TFF costuma punir com algum rigor este tipo de acontecimento. O Galatasaray jogou a partida contra o Rizespor com os portões fechados. O CimBom cumpria punição por confusões causadas pela sua torcida no clássico contra o Fenerbahçe, em 19 de Março passado.
– Na segunda rodada, o Fenerbahçe recebe o Gaziantepspor no sábado (17/08), na tentativa de se recuperar do início decepcionante. O Besiktas enfrentará o Kasimpasa no Olímpico Ataturk no domingo, mesmo dia em que o Galatasaray viajará para Bursa, para enfrentar o time local.
Curtas continentais:
Turquia:
– Na segunda fase eliminatória da Copa Uefa, os clubes turcos foram bem. Fora de casa, o Galatasaray venceu o Slaven-CRO por 2 a 1, enquanto o Kayseri Erciyesspor empatou com o Maccabi Tel Aviv em um gol.
– O Trabzonspor foi eliminado na última fase da Copa Intertoto pelo Otelul Galati – ROM. Perdeu os jogos dentro e fora de casa pelo mesmo placar (2 a 1).
Grécia:
– Ainda na Copa Intertoto, o OFI Creta teve o mesmo destino do Trabzonspor. Foi eliminado pelos cazaques do Tobol Kostanay. Também perderam os dois jogos pelo mesmo placar (1 a 0).
– Os outros times gregos já estão pré-classificados para a fase de grupos.
Chipre:
– Sensações distintas para os dois clubes que seguem na Copa Uefa.
– Enquanto o Anorthosis Famangusta comemora uma vitória sobre o Cluj – ROM fora de casa, o Omonia Nicosia corre riscos por ter empatado em casa em um gol com o CSKA Sofia – BUL.
– Já o APOEL não resistiu ao BATE Borisov (de Belarus), na primeira fase classificatória da Champions League. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o APOEL perdeu o segundo jogo pelo mesmo placar. Na prorrogação, o BATE fez mais um gol, e eliminou os cipriotas.
– As partidas de volta da Copa Uefa acontecerão dia 30 de agosto.



