Europa

O imparável e insaciável Grupo City ampliou seu portifólio no futebol e fechou parceria com mais um clube

City Football Group anuncia acordo de colaboração com Istanbul Başakşehir, da Turquia; conglomerado multiclube amplia a sua rede para 14 agremiações

Conglomerado que controla o Manchester City e o Bahia, o City Football Group (CFG) anunciou, nesta segunda-feira (19), uma parceria com o Istanbul Başakşehir, da Turquia. O acordo, em um primeiro momento, será de colaboração e prevê consultoria para vários projetos futebolísticos, como contratações de jogadores, observação de atletas (seja da base ou de outros mercados) e metodologia de treinos. Em troca, o time turco auxiliará o CFG a aperfeiçoar suas metodologias e firmar relações no país.

Com a ‘aquisição' do Istanbul Başakşehir, o City Football Group amplia seu portifólio e passa a ter um total de 14 clubes. Confira abaixo a lista de agremiações que o conglomerado controla.

  1. Manchester City – Inglaterra
  2. New York City – Estados Unidos
  3. Melbourne City – Austrália
  4. Yokohama Marinos – Japão
  5. Montevideo City Torque – Uruguai
  6. Girona FC – Espanha
  7. Sichuan Jiuniu – China
  8. Mumbai City FC – Índia
  9. Lommel SK – Bélgica
  10. Esperánce Troyes – França
  11. Palermo FC – Itália
  12. Bahia – Brasil
  13. Bolívia (parceiro) – Bolívia
  14. Istanbul Basaksehir (parceiro) – Turquia

O que o CFG disse após a divulgação do acordo

– O CFG vai fornecer aconselhamento focado em planos de longo prazo e sustentabilidade, com as melhores práticas de estratégias para recrutamento de jogadores, categorias de base e uso de dados -, afirmou o CFG em nota.

O diretor administrativo do City Football Group, Brian Marwood, expressou sua satisfação com o acordo firmado junto ao Istanbul Başakşehir e projetou uma parceria de sucesso.

– Estamos muito felizes em assinar este acordo de cooperação com Istanbul Başakşehir. Estamos muito orgulhosos do conhecimento e experiência únicos que temos no City Football Group e esperamos trabalhar com o Istanbul Başakşehir para apoiar o crescimento do futebol na Turquia.

A declaração de Brian Marwood foi reforçada por Ferran Soriano, CEO do City Football Group. Ele elogiou o potencial futebolístico da Turquia e assegurou compromisso com o bem-estar do clube dentro e fora de campo.

– A Turquia é um país apaixonado pelo futebol e estamos ansiosos para trabalhar com o Istanbul Başakşehir em projetos estratégicos de futebol. Nosso objetivo é contribuir para o sucesso do clube em campo e desenvolver experiência e inteligência futebolística na Turquia.

Posicionamento do Istanbul Başakşehir

Göksel Gümüşdağ, presidente do Istanbul Başakşehir, não escondeu a felicidade com a nova parceria da equipe. O mandatário exaltou a grandeza do City Football Group no mundo do futebol e não poupou elogios ao tratamento do conglomerado para com o clube durante o processo de negociação.

– O Istanbul Başakşehir FK, que conquistou muitas estreias no futebol turco apesar da sua pouca idade, deu hoje um passo histórico e alcançou outra estreia tanto para si como para o futebol turco. Desde o início, reiterámos em todas as oportunidades que a nossa visão e objetivos são diferentes e hoje voltamos a sublinhar isso com esta cooperação com o maior grupo de futebol do mundo. Estamos muito felizes, orgulhosos e emocionados. Foi um processo longo, mas intenso. Gostaria de agradecer a todos os dirigentes do City Football Group pela sua abordagem e apoio durante todo o processo. Espero que seja benéfico para o Istanbul Başakşehir e para o futebol turco.

Sobre o City Football Group

Estabelecido em maio de 2013, o City Football Group, como citado, fechou parceria com o 14º clube. O grupo multiclube opera em cinco continentes e garante que cada time de seu portifólio respeite a tradição (da própria instituição) e permaneça autêntico perante os torcedores.

Mais de 4.000 atletas fazem parte do grupo e mais de 1 bilhão de seguidores espalhados pelo mundo apoiam e interagem com os clubes do CFG. O fundo de investimento “Newton Investment and Development LLC”, de propriedade do sheik Mansour bin Zayed, dos Emirados Árabes Unidos, é o maior acionista do conglomerado.

Sobre o Istanbul Başakşehir

O Istanbul Başakşehir é um clube de futebol fundado em 2014, na cidade de Instanbul. O time é de propriedade privada, de Göksel Gümüşdağ, que também é o presidente da instituição. A equipe disputa suas partidas no Estádio Başakşehir Fatih Terim, que tem capacidade para 17.300 espectadores. Ao todo, mais de 600 mil pessoas acompanham o clube nas redes sociais.

Representando inteligência, transformação e sabedoria, a Coruja é o mascote oficial do Istanbul Başakşehir. O time principal masculino foi campeão do Campeonato Turco uma vez, na temporada 2019/20.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo