Europa

Gibraltar participa pela primeira vez de sorteio da Uefa

Admitida recentemente como membro provisório da Uefa, a seleção de Gibraltar participou de seus primeiro sorteio em competições continentais. A equipe nacional já conhece seus grupos nas fases eliminatórias dos Campeonatos Europeus sub-17 e sub-19. Entretanto, para participar dos torneios, o território precisará ter sua admissão aceita pelos 53 países que fazem parte da Uefa, em encontro que acontecem em maio de 2013.

“É um momento que me deixou orgulhoso. A inclusão não é para fazer jogadas políticas e dissemos isso desde o primeiro momento. Nós podemos pensar em futebol e trabalhar em unidade”, declarou Gareth Latin, presidente da federação de Gibraltar.

Território britânico ao sul da Península Ibérica, Gibraltar tem seu território reivindicado pela Espanha. Logo após a admissão junto à Uefa, o governo espanhol declarou que continuará se opondo às tentativas de independência da região.

Em 1997, Gibraltar teve o apoio da Inglaterra para se tornar membro da Fifa, mas a entidade mundial exigiu antes sua adesão junto à Uefa. Já em 2007, o território teve seu pedido de admissão negado pela confederação europeia, com a Espanha liderando o grupo contrário à entrada.

Mesmo sem ser reconhecida, a federação de Gibraltar foi fundada em 1923. O território atualmente conta com seis clubes inscritos na primeira divisão e 600 jogadores registrados, em uma população de 30 mil habitantes.

Além disso, Gibraltar mantém uma seleção desde 1923. A equipe nacional participa desde 1993 do torneio de futebol dos Jogos das Ilhas, espécie de Olimpíadas entre territórios ultramarinos. Já em 2006, o país disputou a “Fifi Wild Cup”, torneio alternativo à Copa do Mundo, disputado na Alemanha.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo