Europa

Novo Lamine Yamal? Joia grega de 17 anos quer jogar no Barcelona ou Real Madrid

Com Neymar e Ronaldinho Gaúcho como ídolos, jovem promessa do Genk é vista como próxima estrela do futebol mundial

Lamine Yamal tem apenas 17 anos, mas já é o craque do Barcelona e está na discussão para a próxima Bola de Ouro. Na Bélgica, o Genk é dono de outra joia vista como a próxima estrela do futebol mundial: Konstantinos Karetsas.

O meia-atacante grego estreou entre os profissionais no final da última temporada. Desde então, ele se tornou um dos principais jogadores da equipe. O surgimento precoce também rendeu os primeiros jogos pela seleção principal na última Data Fifa.

Nos dias 20 e 23 de março, Karestsas participou do acesso da Grécia à principal divisão da Liga das Nações. Na partida de volta contra a Escócia, o meia-atacante balançou as redes na vitória por 3 a 0, quebrando um recorde do atacante espanhol na competição.

Konstantinos Karetsas se tornou o jogador mais jovem da história da Nations League a balançar as redes com 17 anos e 124 dias, superando a marca de Yamal, que tinha feito um gol com 17 anos e 253 dias.

Não à toa, a jovem promessa grega do Genk já é acompanhada de perto por gigantes europeus no mercado. Contudo, se depender do próprio Konstantinos, sua intenção é vestir a camisa de Barcelona ou Real Madrid.

— Clube dos sonhos? Acho que LaLiga é a melhor. Sonho com Barcelona ou Real Madrid, não tenho preferência. Mas primeiro, deixem provar meu valor no Genk.

Disse o meia-atacante em entrevista ao site “HLN.be”, em 2023.

Conheça Konstantinos Karetsas, grande revelação do Genk

Konstantinos Karetsas, do Genk Foto: (Imago)
Konstantinos Karetsas, do Genk Foto: (Imago)

Após ingressar nas categorias de base do Genk — clube homônimo da cidade onde nasceu –, Konstantinos Karetsas pulou o muro em 2020 para ingressar na academia do Anderlecht, um dos gigantes do futebol belga.

Entretanto, dois anos depois, o meia-atacante grego voltou para casa depois de brilhar em um jogo pela equipe sub-15 de Bruxelas. À época, o diretor de futebol do Genk, Dimitri de Condé, assistiu à partida e ficou pasmo com o talento do canhoto.

Ao mesmo tempo, Karetsas já era sondado por Manchester City, Chelsea, Borussia Dortmund e Ajax. Apesar do interesse alheio, o meia-atacante decidiu retornar ao clube natal — que é seu clube de coração — para continuar seu desenvolvimento.

A base do Genk já revelou nomes como Thibaut Courtois, Kevin De Bruyne, Leon Bailey e Leandro Trossard. E um treinador da base do time revelou, também ao “HLN.be”, que o grego é tão especial quanto os outros:

— Karetsas não é o mais forte, mas ainda assim não é fácil de marcar. Ele aprendeu desde cedo a jogar longe dos duelos. Kevin é o único que era melhor que ‘Kos' nessa idade.

Meia-atacante surpreende em grande salto

Karestas já joga pela seleção principal da Grécia Foto: (Imago)
Karestas já joga pela seleção principal da Grécia Foto: (Imago)

Com apenas 15 anos, Konstantinos Karetsas começou a jogar na segunda divisão da Bélgica pelo Jong Genk (equipe B). No ano seguinte, o meia-atacante grego deu o salto para o campeonato de elite com 16 anos, cinco meses e 15 dias.

Com 1,71 m de altura, Konstantinos se definiu como “um jogador de ataque com muita criatividade e trabalho duro”, em sua primeira entrevista como atleta profissional ao site “HLN.be”.

De lá para cá, o meia-atacante já fez 35 jogos oficias pelo Genk, um dos favoritos ao título do Campeonato Belga desta temporada. Muito disso passa pelo grego, que é muito habilidoso e costuma atuar na faixa central do gramado, assim como no lado direito.

Segundo o site “DribLab”, plataforma especializada em base de dados no futebol, Konstantinos Karetsas tem uma média de 4,07 dribles bem sucedidos por partida — o 17º melhor da Europa nesse quesito.

Karetsas pelo Genk em 2024/25

  • Jogos: 28
  • Gols: 3
  • Assistências: 2
  • Minutos em campo: 1337 — média de 48 por partida

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Por que defender a Grécia e não a Bélgica?

Filho de pais gregos, Konstantinos Karetsas chegou a representar as seleções belgas nas categorias de base. Contudo, a Federação Grega de Futebol buscou a naturalização do meia-atacante, que optou por suas raízes familiares:

— É uma escolha do coração, e não tem nada a ver com o futuro dessas equipes. Sou grato por ter tomado essa decisão e estou ansioso para focar 100% nessa linda história com a Grécia. Agradeço muito os esforços feitos pela Federação Belga nas últimas semanas, e essa decisão não significa que me sinta menos belga.

Justificou Konstantinos ao anunciar sua decisão.

Com o drible como sua marca registrada, o meia-atacante grego apontou que o “Joga Bonito” brasileiro é sua inspiração. Quando tinha 15 anos, Konstantinos Karetsas nomeou seus ídolos e explicou ao site “HLN.be” como eles o ajudam na sua formação profissional:

— Neymar, Ronaldinho, Robinho… Principalmente jogadores brasileiros. Minha rotina antes de cada jogo é procurar vídeos deles no YouTube. Aprendi muito com isso. Nos treinos, tento imitar suas ações.

Além do futebol, o meia-atacante também estuda economia no Atlas College, em Genk. Presente em diversas listas de joias para o futuro, o grego deve pintar em um gigante europeu em breve. Portanto, guardem o nome de Karetsas.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo