Europa

Ex-São Paulo, Gabriel Sara brilha na Turquia e é pedido na Seleção brasileira

Meia brasileiro faz grande jogo contra o Tottenham e recebe elogios nas redes sociais

O Galatasaray fez uma exibição de gente grande nesta quinta-feira (7) ao bater o Tottenham por 3 a 2 em um jogaço pela Liga Europa. Para além do brilho de Mertens e Osimhen, chamou atenção outra boa atuação de Gabriel Sara, rendendo pedidos de convocação à Seleção brasileira nas redes sociais.

Cria da base do São Paulo, o jovem chegou à Turquia nesta temporada após grande passagem pelo Norwich e já se tornou uma peça essencial no meio-campo, sendo o líder em assistências (seis).

Frente ao clube inglês hoje, o meia foi o motorzinho para ligar a defesa e o ataque e só não terminou com uma assistência porque Osimhen perdeu um gol cara a cara após passe de trivela do brasileiro. Ele ainda contribuiu defensivamente, vencendo divididas no chão, desarmando e interceptando.

Gabriel Sara contra o Tottenham:

  • 85 minutos
  • 81 toques na bola
  • 49 passes certos de 57 tentados (86%)
  • 2 passes decisivos
  • 1 grande chance criada
  • 1 finalização para fora
  • 1 drible certo
  • 11 duelos no chão vencidos
  • 5 desarmes
  • 2 interceptações

Fonte: SofaScore

Os pedidos de Gabriel Sara na Seleção brasileira

No X (ex-Twitter), torcedores são-paulinos, de outras equipes e até turcos questionaram o porquê de Sara ainda não ter sido chamado pelo técnico Dorival Júnior para o Brasil.

Alguns argumentaram que não há unanimidades no meio-campo da Seleção, setor extremamente contestado e ainda sem uma dupla ou trio titular consolidado, e que o meia poderia ter sido convocado até antes, quando ainda estava na segunda divisão inglesa. Durante a transmissão da CazeTV, o comentarista Marcus Carvalho também levantou essa questão.

Aos 25 anos, o “Made in Cotia” poderia lutar por uma posição como segunda volante ou meia central. Pesa a ele nunca ter sido convocado e também enfrentar resistência dentro da CBF por atuar no futebol turco, que não é do mesmo nível dos grandes centros da Europa.

Os últimos convocados para o meio-campo na seleção brasileira:

Tradução: Seleção, quando você chamará Gabriel Sara?

Os números do ex-São Paulo na Europa

Além da liderança nas assistências, Sara já marcou dois gols pelo Galatarasay e participou de 15 jogos (14 como titular) dos 17 do clube turco em 2024/25.

Como fez em alguns momentos na Inglaterra, o jovem atua como segundo volante ao lado de algum colega com características mais defensivas, como Torreira, seja à frente de uma linha de cinco ou quatro defensores.

Gabriel Sara até aqui no Campeonato Turco:

  • 9 jogos (8 como titular), 2 gols e 5 assistências
  • Média de 53.3 toques na bola, 18 passes decisivos (média de 2.0 por jogo), 272 passes certos (79% de acerto) e 7 dribles certos
  • 22 duelos no chão ganhos, 9 desarmes, 6 intercepções e 5 cortes

O meia chegou à Europa no meio de 2022 após três anos no profissional do São Paulo. Em Norwich, se tornou um queridinho da torcida, acumulou números incríveis e até foi eleito o melhor jogador do time em 23/24, quando somou dois dígitos em gols e assistências, ficando na seleção final da Championship.

Sara no futebol inglês:

  • 2022/23: 43 jogos, 7 gols e 4 assistências
  • 2023/24: 53 jogos, 14 gols e 13 assistências

O acesso à Premier League não veio e ele decidiu mudar de rumos ao ser negociado por 18 milhões de euros (R$ 113 milhões) para o Gala, assinando até 2029.

Com Sara brilhando ao lado de Mertens e Osimhn, o clube turco é o líder da Super Lig com 28 pontos e o terceiro da Liga Europa.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo