Europa

Fifa divulga indicados a prêmio de melhor goleiro de 2012

A Fifa divulgou nesta segunda-feira a lista de goleiros indicados ao prêmio de melhor do mundo na posição em 2012. A premiação faz parte do World XI, seleção ideal do ano, realizada em conjunto com a FIFPro, união internacional de jogadores profissionais. Em uma lista sem surpresas, Gianluigi Buffon, Iker Casillas, Petr Cech, Joe Hart e Manuel Neuer figuram entre os candidatos.

Casillas, Buffon e Neuer também integram o grupo de 23 jogadores pré-selecionados à Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Até o momento, entre os cinco candidatos, Buffon é quem sustenta menor média de gols sofridos em 2012 (0,77 tentos por jogo), enquanto Neuer, proporcionalmente, é quem passou mais partidas sem sofrer gols (46,4% do total).

Ao todo, os cerca de 50 mil atletas filiados à FIFPro participaram da votação. Os 50 indicados para as outras posições serão listados em evento marcado para o dia 29 de novembro, em São Paulo. A seleção final, divulgada na cerimônia de gala de entrega da Bola de Ouro, contará também com quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes.

A eleição do World XI é realizada desde 2005. Entre os goleiros, Casillas faturou o prêmio nos últimos quatro anos. Buffon, com duas condecorações, e Dida completam a lista de vencedores.

Confira o número dos cinco candidatos ao prêmio em 2012:

Buffon – 48 jogos / 37 gols sofridos / 21 jogos sem sofrer gols
Casillas – 65 jogos / 54 gols sofridos / 24 jogos sem sofrer gols
Cech – 60 jogos / 64 gols sofridos / 20 jogos sem sofrer gols
Hart – 54 jogos / 55 gols sofridos / 20 jogos sem sofrer gols
Neuer – 56 jogos / 45 gols sofridos / 26 jogos sem sofrer gols

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo