Europa

Fiasco escocês

25 de agosto de 2011 será um dia em que os escoceses farão questão de esquecer. Simplesmente porque foi nesta data que Rangers, Celtic e Hearts entraram em campo em busca de uma vaga na fase de grupos da Liga Europa e todos tiveram o mesmo fim: não conseguiram passar pelos play-offs e se despediram da competição europeia. Ou seja, a Escócia não terá nenhum representante nos torneios continentais.

A principal decepção foi o Rangers. O atual campeão escocês poderia ter tido um outro destino: ser um dos 32 times a figurar na Liga dos Campeões. Mas a equipe de Glasgow foi eliminada da LC pelo Malmö, da Suécia. No jogo de ida, os britânicos deram vexame ao perder em casa por 1 a 0. O Rangers nunca tinha conseguido a classificação depois de perder o primeiro jogo em casa. E não foi desta vez que a equipe rompeu com esse retrospecto, já que na segunda partida, apenas empatou em 1 a 1.

Como consolo, os Gers ainda tinham chance de se classificar para a Liga Europa. Mas teriam que vencer a batalha contra o Maribor, da Eslovênia. Na partida de ida, os eslovenos, fizeram valer o mando de campo e venceram por 2 a 1, de virada. Na Escócia, quem abriu o marcador foram os eslovenos com gol de Dalibor Volas, aos dez do segundo tempo. Mas os escoceses não desistiram e empataram com o capitão da seleção norte-americana, Carlos Bocanegra. As esperanças estavam acesas já que um gol do Rangers levaria o jogo para a prorrogação. Mas nenhuma das duas equipes voltou a marcar e os Gers foram eliminados.

Outro time de Glasgow que disputava uma vaga para a Liga Europa era o Celtic. Começaram empatando em 0 a 0 em casa com os suíços do Sion. Resultado que dava aos escoceses a vantagem de um empate com gols. No segundo jogo entre as duas equipes, os Bhoys não começaram bem. Logo no início, especificamente aos dois minutos de jogo, os Bhoys tiveram um jogador expulso. Daniel Majstorovic cometeu um pênalti e recebeu um cartão vermelho. Pascal Feinduono cobrou a penalidade máxima e colocou os suíços em vantagem. O Sion voltou a marcar aos 18 do segundo tempo, com Majstorovic. 2 a 0 no placar, o que obrigava os escoceses a marcarem pelo menos dois gols. O Celtic conseguiu um gol, aos 33, quando Charlie Mulgrew balançou as redes para os escoceses. No entanto, Giovanni Sio fez o terceiro do Sion aos 37 do segundo tempo. O placar não sofreu alteração, terminando em 3 a 1 e os Bhoys foram eliminados.

O outro time escocês que não conseguiu a classificação foi o Hearts. As chances da equipe de Edinburgo de se classificar eram mínimas, já que teriam que passar pelo Tottenham. E, no duelo britânico, os ingleses não tiveram dificuldades. Os Spurs arrasaram o Hearts [trocadinho] por 5 a 0, no primeiro duelo realizado em Edinburgo, e depois empataram sem gols.

Ou seja, dessas três equipes, a única que não foi nenhuma surpresa ser eliminada foi o Hearts. Primeiro por ter um elenco inferior aos dois times de Glasgow. Segundo por ter o Tottenham como adversário. Já Celtic e Rangers decepcionaram. E o que resta para os dois rivais é o Campeonato Escocês. 

Shamrock Rovers na LE

Se a Escócia não terá um representante na Liga dos Campeões, a Irlanda depositará as esperanças no Shamrock Rovers. O atual campeão irlandês disputou as preliminares da Liga dos Campeões. Na segunda fase eliminatória, ganhou por 1 a 0 do Flora Tallinn, da Estônia, e empatou em 0 a 0 no jogo de volta. No entanto, os irlandeses não sobreviveram ao enfrentar o Kobenhavn, na terceira fase qualificatória, e perderam por 1 a 0 e 2 a 0 (em casa).

Nos play-offs da LE, o time irlandês teve como adversário o Partizan. No jogo realizado em Dublin, empataram em 1 a 1. Fora de casa, o jogo terminou em 1 a 1 no tempo normal. Na prorrogação, Stephen Rice garantiu a classificação dos britânicos ao fazer 2 a 1. Festa dos torcedores do Shamrock Rovers, com muita Guinness, é claro. 

Caiu no Grupo A, com Tottenham, Rubin Kazan e PAOK-GRE.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo