Europa

Fabrizio Romano completa ‘celebrização’ e estará no EA FC 25

Jornalista italiano com milhões de seguidores é a maior fonte atual de transferências do mercado europeu

É impossível acompanhar o mercado de transferências do futebol europeu e nunca ter sido impactado por algum “furo” dado pelo jornalista Fabrizio Romano. O repórter italiano, conhecido pela frase “here we go” (aqui vamos nós) quando crava uma transferência, virou um fenômeno das redes sociais.

Somando as contas do repórter italiano no X (ex-Twitter) e no Instagram, o número de seguidores bate mais de 52 milhões, com engajamento altíssimo em todas as publicações do italiano.

Toda a comunidade que construiu o torna uma verdadeira celebridade no meio, fazendo propagandas para Google e Heineken, por exemplo. A mais recente novidade, oficializada nesta semana, parte do mundo dos games.

O jornalista de 31 anos estará no EAFC 25 (ex-Fifa), maior simular de futebol do mundo que será lançado em 20 de setembro. Romano ocupará a área de redes sociais do novo Modo Carreira do jogo, “vazando” as contratações que acontecem no mercado de transferências.

— Romano ama a franquia e estava bem feliz com isso. Foi um encaixe natural, ele representa o mundo do futebol, assim como nós. No jogo, tudo começa com um rumor nas negociações e depois você tem o ‘Here We Go’, é uma sensação diferente. — disse o produtor do game Andreas Wilsdorf ao portal The Enemy.

Print do game EA FC 25 que mostra a participação do jornalista Fabrizio Romano nas redes sociais do modo carreira
Fabrizio Romano no EA FC 25 (Foto: Reprodução)

Romano virou celebridade com ajudade de Icardi

Como um jovem sonhando em trabalhar com o futebol, Fabrizio Romano só queria ter um emprego comum de jornalista, na TV ou em um jornal.

— Meu sonho era escrever para um grande jornal ou trabalhar na televisão. Eu sempre quis fornecer informações positivas às pessoas e fazer um trabalho útil. — disse ao portal Flashscore News.

Ele começou, ainda adolescente em Nápoles, a escrever sobre o esporte em um blog. Foi nesta época em que, não sabe como, um empresário conseguiu seu contato para que produzisse o perfil de dois atletas da base do Barcelona: Gerard Deulofeu e Mauro Icardi.

O agente conseguiu o trabalho com a dupla de jogadores, e Romano ganhou sua primeira fonte, que lhe daria, também, o furo inicial ao anunciar que Icardi sairia do Barça rumo à Sampdoria.

O argentino ainda era pouco conhecido, a notícia não viralizou. Porém, a fonte estava cultivada. Em 2013, contatou o empresário novamente e conseguiu 7 meses antes a confirmação que o atacante iria para Internazionale.

— Foi quando tudo mudou. Essa história foi parte da minha vida. — revelou ao jornal The New York Times.

 

Após isso, saiu do sul da Itália rumo à Milão para se tornar repórter da Sky Sports, onde permaneceria por 10 anos e conseguiu aprender com Gianluca Di Marzio, então o jornalista italiano mais conhecido quando o assunto era mercado de transferências.

Ganhou notabilidade reportando informações exclusivas também no portal CalcioMercato, nas emissoras de TV Fox Sports e CBS e no jornal inglês The Guardian. Toda essa experiência garantiu ao jornalista uma cartela de fontes repleta, com agentes, presidente de clubes, familiares, tudo que está no entorno dos jogadores.

— Esse é o meu segredo: conhecer novas pessoas, conhecê-las e manter contato com as pessoas que conheço há 15 anos. O truque é expandir naturalmente sua rede, você não pode planejar isso. Certamente, não penso que preciso encontrar alguém do Real Madrid ou do Chelsea hoje. Eu já conheço alguém e essa pessoa pode me apresentar a outra, é como um efeito dominó. — afirmou ao Flashscore.

Entendeu rápido também como as redes sociais poderiam contribuir para que sua voz chegasse ainda mais para as pessoas.

— Eu usava o Instagram inicialmente como um perfil pessoal. Postava uma foto de um pôr do sol bonito, um jantar legal. Mas as respostas, toda vez, eram de pessoas me perguntando sobre transferências. Ninguém estava interessado na minha vida. Não sou uma estrela, sou um jornalista. Um jornalista é um intermediário. — detalhou também ao NYT.

Até por isso, hoje, não trabalha especificamente para nenhum veículo, apenas ao perfil 433, o maior das redes sociais sobre transferências.

Tem seu próprio podcast, The Here We Go, um briefing diário com informações de negociações, mais de 2 milhões no canal no YouTube e, ainda em 2015, fundou o fantasy game SOS Fanta sobre futebol italiano.

O ex-atacante Samuel Eto'o e o jornalista Fabrizio Romano durante evento
O ex-atacante Samuel Eto'o e o jornalista Fabrizio Romano durante evento (Foto: Reprodução)

A transferência que mudou a carreira do italiano

Apesar da importância de Icardi, Romano define o “here we go” de Bruno Fernandes, saindo do Sporting rumo ao Manchester United, em 2020, como o ponto de virada em sua carreira.

Ele não foi necessariamente quem deu o furo. A negociação vinha sendo veiculada há meses, mas ele minimizava que a compra acontecesse, até que recebeu a confirmação.

— [Foi] o acordo mais emocionante porque a negociação entre o Manchester United e o Sporting durou muito tempo. Quando recebi a foto do agente do Fernandes num avião partindo para Manchester, escrevi ‘here we go! Me lembro da reação dos torcedores do Manchester United – foi algo incrível. — expôs à Skrill TV.

Print de um post do jornalista Fabrizio Romano trazendo a ida de Bruno Fernandes ao Manchester United
Quando Fabrizio Romano cravou que Bruno Fernandes jogaria no Manchester United (Foto: Reprodução)

18h no celular e nem tanto dormindo: A rotina insana de Romano

O trabalho de Fabrizio não se limita ao futebol europeu. O repórter já publicou apurações da Ásia, África, América do Norte e até do futebol sul-americano. Então, principalmente em momentos de janela de transferências aberta, quando ele descansa? Bom, não digamos que é algo saudável, conforme disse ao Flashscore.

— Nas épocas de transferências, não durmo muito. Às vezes, três horas, às vezes cinco. Nunca sei com antecedência o que vai acontecer e a que horas vou conseguir dormir. Mas durante a janela de transferências, a média é de cerca de quatro horas por dia.

Na mesma entrevista, também detalhou como funciona sua rotina, ligado por quase 20 horas seguidas e não sobrando tempo para qualquer hobby ou tempo com a família.

— [A rotina durante janela de transferências] varia de dia para dia. Às vezes, é realmente insano, em dias agitados eu fico no celular por cerca de 18 horas. Assim que a janela de transferências abre, eu passo o dia todo no celular. Nos dias assim, não há tempo para hobbies ou família, eu estou trabalhando o tempo todo. Felizmente, as pessoas ao meu redor já sabem que meu trabalho requer essa dedicação, então todos respeitam isso. — finalizou.

A janela atual de contratações na Europa vai até 1º de setembro. Até lá, há muitos “here we go” a serem escritos por Fabrizio Romano.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
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