Europa

Espanha passa por Suécia e assegura classificação

Depois de um início incerto e duas derrotas, os espanhóis conseguiram mostrar um grande poder de reação. Neste sábado, a Fúria fez 3 a 0 na forte Suécia e garantiu, com uma rodada de antecipação, a classificação para a Euro 2008. Os suecos ainda têm boas chances, mas precisam empatar na última rodada para ter uma vaga na competição continental.

Jogando no Santiago Bernabéu, a Espanha tinha dificuldades para desenvolver seu futebol contra uma Suécia bem organizada em campo. A primeira oportunidade da partida foi dos escandinavos, com Ibrahimovic. O cenário mudou aos 14 minutos do primeiro tempo. Xavi cobrou escanteio, Fàbregas ajeitou e Capdevila abriu o marcador para os ibéricos.

O gol deu novo ânimo para os espanhóis, que passaram a dominar o jogo e a criar várias oportunidades. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Iniesta fez grande jogada com Xavi e Capdevila e fez o segundo gol da equipe da casa. Aos 20 minutos do segundo tempo, Sergio Ramos completou o marcador ao pegar rebote de Isaksson.

Com esse resultado, a Espanha assumiu a liderança do grupo F com 25 pontos e está matematicamente classificada. A Suécia vem em segundo lugar, com 23, e precisa de um ponto para não depender de tropeço da Irlanda do Norte, terceira colocada com 20 pontos.

Os norte-irlandeses mantiveram suas possibilidades ao vencerem a Dinamarca por 2 a 1. Todos os gols foram no segundo tempo. Bendtner colocou os dinamarqueses em vantagem aos 6 minutos. O empate veio aos 17 minutos, com Feeney desviando de cabeça após cruzamento de Brunt. A surpreendente Irlanda do Norte virou aos 35 minutos. Healy encobriu Sorensen e marcou seu 13º gol nas eliminatórias da Eurocopa, recorde histórico na competição.

Na última rodada, os norte-irlandeses precisam vencer a Espanha fora de casa e contar com uma improvável derrota da Suécia em casa para a Letônia. A Dinamarca ficou com 17 pontos e perdeu suas últimas chances de classificação.

Clique aqui para ver a tabela e a classificação das eliminatórias da Eurocopa

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo