Europa

É campeão! Norte-irlandês Derry City vence leva Copa da Irlanda

O Derry City conquistou a Copa da Irlanda neste domingo, contra o St. Patricks, com uma vitória sofrida na prorrogação por 3 a 2. O time saiu perdendo, virou o jogo, mas sofreu o empate nos minutos finais, o que levou a partida para a prorrogação. No fim do primeiro tempo da prorrogação, veio o gol do título do time que fica na Irlanda do Norte, mas disputa os torneios na Irlanda.

O jogo foi realizado no estádio Aviva, em Dublin – onde foi disputada a final da Liga Europa em 2011, vencida pela Porto. Depois de um primeiro tempo sem gols, o St. Patrick’s abriu o placar com Sean O’Connor, aos oito minutos. A vantagem, porém, só durou dois minutos: Stewart Greacen empatou o jogo para o Derry City.

Aos 24 minutos, pênalti marcado para o Derry City. O atacante Rory Patterson cobrou e marcou: 2 a 1 para o time de Derry. Parecia que o título viria no tempo normal, mas aos 42 minutos, já no final do jogo, Christy Fagan empatou o jogo e levou a disputa para a prorrogação. No final do primeiro tempo da prorrogação, Rory Patterson marcou mais um e decidiu o jogo e o título da FAI Cup, a Copa da Irlanda.

Foi o quinto título da FAI Cup conquistado pelo Derry City. Os outros foram em 1988/89, 1994/95, 2002 e 2006. É um processo de reconstrução da equipe norte-irlandesa, que foi rebaixado por dívidas em 2009. O time foi refundado e aceito na segunda divisão, que acabou conquistando em 2010 e voltando à principal divisão irlandesa. Nesta temporada, conquista o título sobre terceiro colocado da liga irlandesa, o St. Patrick’s, que buscava sair da fila.

Um time norte-irlandês na Irlanda

Como um time da Irlanda do Norte vence a Copa da Irlanda, que é separada? A explicação é simples. O Derry City era o único time católico na Irlanda do Norte, majoritariamente protestante. Jogar na liga local era um problema para a equipe, que era hostilizada em todos os jogos, gerando problemas de segurança para os próprios jogadores e torcedores.

Iniciou a disputa na Irlanda na segunda divisão, a First Division, em 1985, até chegar à Premier League Irlandesa, em 1987. O time venceu a primeira divisão no ano de 1988/89 e 1996/97, além de conquistar dez vezes a Copa da Liga Irlandesa – a última delas em 2011.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.
Botão Voltar ao topo