EuropaLiga Europa

Dominação inglesa: Chelsea e Newcastle avançam na LE

Foi difícil, mais do que o esperado. O Chelsea recebeu confiante o Steaua Bucareste no Stamford Bridge para tentar continuar na Liga Europa, e conseguiu seu objetivo com muito esforço, graças a boa atuação no segundo tempo. Vencendo por 3 a 1, os Blues chegam às quartas de final após uma batalha complicada.

Os romenos não foram à Londres para simplesmente se fechar em campo, oferecendo o controle da partida para o Chelsea. Valente, o Steaua manteve o mesmo estilo apresentado em Bucareste na última semana, quando venceram por 1 a 0. Segurando a bola com sabedoria e usando de alguns contragolpes perigosos, os visitantes tentaram explorar a desatenção da defesa dos donos da casa.

Com a obrigação de sair para o ataque e marcar pelo menos duas vezes, os Blues chegaram ao primeiro gol com Mata, em passe de Ramires. O que poderia significar uma cautela maior por parte dos romenos, na verdade foi um chamado à vida, já que eles passaram a estar mais presentes no campo do oponente.

Ainda na primeira etapa, Chiriches completou uma jogada confusa na área de Cech, que ainda defendeu duas vezes antes de ver a bola balançando as redes. Mais pressionado do que nunca, o Chelsea precisou se recompor durante o intervalo e pensar em uma estratégia para resolver sua situação. Botando a bola no chão, a equipe de Rafa Benítez assumiu as rédeas nos 45 minutos finais.

Terry fez de cabeça, deixando o drama um pouco menor e amenizando a tarefa dos ingleses no restante da etapa complementar. Para encerrar o sonho romeno, Torres fez boa jogada e colocou entre as pernas do zagueiro, batendo no canto da meta do ótimo Tatarusanu, ampliando para 3 a 1 e dando a vaga para o Chelsea. A noite ficou tão favorável aos donos da casa, que Hazard ainda sofreu pênalti. Entretanto, Torres não poderia abusar tanto assim da sorte e acertou o travessão, frustrando a torcida que esperava uma garantia maior de classificação.

Não que o Steaua fosse crescer nos minutos finais, para ameaçar a festa em Londres, que já havia começado mais cedo com a classificação do Tottenham, que escapou de um vexame diante da Internazionale, perdendo por 4 a 1 mas avançando graças a um gol fora de casa.

Newcastle se junta à festa inglesa com gol de Papiss Cissé

Era mais um empate modorrento e sem graça em St. James Park para Newcastle e Anzhi Makhachkala. Tudo se encaminhava para a prorrogação e o agregado apontava 0 a 0. Mais 90 minutos de sofrimento para os torcedores locais, que esperavam um bom desfecho para a noite.

Papiss Cissé, o salvador da pátria, que é o responsável por substituir Demba Ba, aprontou das suas já nos acréscimos do segundo tempo, quando os treinadores já se preparavam para o tempo extra. Newcastle na próxima fase e Eto´o e seus companheiros despachados da competição.

Lazio mantém favoritismo e bate Stuttgart em casa

Alguém esperava que a Lazio perdesse a vaga para o fraco Stuttgart? Pois é, o duelo no Olimpico de Roma não fugiu ao óbvio e terminou com 3 a 1 para os mandantes, com um triplete de Kozak, que aproveitou a chance como titular. Italianos nas quartas, com campanha impressionante em seus domínios.

Curiosidade

É a primeira vez na história da Liga Europa (incluindo também a Copa Uefa) que três ingleses chegam na fase de quartas de final. Chelsea, Newcastle e Tottenham tentarão aumentar este recorde ao chegar nas semifinais.

Confira os resultados das oitavas de final da Liga Europa

Rubin Kazan 2×0 Levante
Zenit 1×0 Basel
Internazionale 4×1 Tottenham
Bordeaux 2×2 Benfica
Chelsea 3×1 Steaua Bucareste
Fenerbahce 1×1 Viktoria Plzen
Lazio 3×1 Stuttgart
Newcastle 1×0 Anzhi Makhachkala

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo