Digno adeus: Símbolo da Eslovênia, Novakovic se despede da seleção com gol e cai no choro

Milivoje Novakovic não é exatamente um nome tão célebre no futebol europeu. O centroavante construiu uma carreira de razoável por clubes, especialmente pelos anos em que defendeu o Colônia, artilheiro do clube na virada da década. Além disso, também rodou por clubes da Áustria, da Bulgária e do Japão. Entretanto, em um país pequeno como a Eslovênia, a importância do veterano à seleção é enorme. O jogador do Maribor é o quinto em total de partidas pela equipe nacional, bem como o vice-artilheiro em todos os tempos, atrás apenas de Zlatko Zahovic. Com a ajuda do matador, os eslovenos disputaram a Copa do Mundo de 2010. E a despedida do velho ídolo não poderia ser mais emblemática. Neste sábado, Novakovic fez seu último jogo com a camisa da seleção. Disse adeus com mais um gol, na vitória por 2 a 0 sobre Malta.
Convocado desde 2006, Novakovic despontou à seleção quando ainda estava no Litex Lovech, pouco antes de se transferir ao Colônia. Seu principal momento veio justamente nas Eliminatórias da Copa de 2010, artilheiro do time com cinco gols, em classificação conquistada na repescagem diante da Rússia. Já no Mundial, o camisa 11 foi titular nos três jogos de seu país, eliminado na fase de grupos. Depois, continuou somando gols pela equipe nacional, mesmo que as participações internacionais não tenha se repetido. Até chegar a hora de dizer basta. Durante a semana, o jogador de 38 anos anunciou a despedida contra Malta, em jogo das Eliminatórias.
Em confronto tranquilo diante de sua torcida, em Liubliana, a Eslovênia abriu o placar durante o primeiro tempo, em grande lance individual de Josip Ilicic. Já na segunda etapa, Novakovic saiu do banco para deixar a sua marca. Ilicic fez mais uma vez a jogada, antes de rolar para o veterano escorar. O centroavante não escondeu a emoção ao abraçar os companheiros, com os olhos marejados. Melhor maneira de dizer adeus.
A Eslovênia persegue a classificação à Copa do Mundo de 2018. Ocupa a segunda colocação do Grupo F, três pontos atrás da Inglaterra, embora possa terminar a rodada atrás também da Eslováquia. Na próxima rodada, em setembro, faz duelo decisivo visitando os eslovacos.
Milivoje Novakovic se je z druzino slavnostno sprehodil med soigralci, ki so mu postavili spalir! Novagol je pomahal v slovo! @SiolSPORTAL pic.twitter.com/0JelYGt0He
— RokPlestenjak_PS (@RokPlestenjak) 10 de junho de 2017